TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE SEMICONDUTORES, SUPERCONDUTORES, CONDUTORES, ISOLANTES, RETIFICADORES, TRANSISTORES E CÉLULAS FOTOVOLTAICAS.

Por:   •  25/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE  TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

NATALIA CAPUTO

PRISCILA GOES CAMARGO

APLICAÇÕES COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE SEMICONDUTORES, SUPERCONDUTORES, CONDUTORES, ISOLANTES, RETIFICADORES, TRANSISTORES E CÉLULAS FOTOVOLTAICAS.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

APUCARANA

2010


NATALIA CAPUTO

PRISCILA GOES CAMARGO

APLICAÇÕES COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE SEMICONDUTORES, SUPERCONDUTORES, CONDUTORES, ISOLANTES, RETIFICADORES, TRANSISTORES E CÉLULAS FOTOVOLTAICAS.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade prática supervisionada, Aplicações comerciais, industriais e composição químicas de semicondutores, supercondutores, condutores, isolantes, retificadores, transistores e células fotovoltaicas, apresentado a disciplina de

Química Orgânica II, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Orientadora: Prof.ª.  Dra. Lilian Tonin

APUCARANA

2010


SUMÁRIO

1  CONDUTORES E ISOLANTES        4

2  SEMICONDUTORES        4

3  SUPERCONDUTORES        5

4  TRANSISTORES        5

5  RETIFICADORES        6

5.1  RETIFICADORES DE MEIA ONDA        6

5.2  RETIFICADORES DE ONDA COMPLETA        6

6  CÉLULAS FOTOVOLTAICAS         6

REFERÊNCIAS        8


CONDUTORES E ISOLANTES

        O que determina se um material será um bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular.

        Em alguns átomos, principalmente os de metais (ferro, ouro, platina, cobre, prata, etc) a ultima órbita eletrônica perde um elétron facilmente (elétrons livres). Estes vagam de átomo a átomo em todos os sentidos. Devido a facilidade de fornecer elétrons livres os metais são usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos.

        Outras substâncias como o vidro, plástico ou borracha não permitem a passagem do fluxo de elétrons. Seus átomos tem dificuldade em ceder ou receber elétrons livres. Por isso são determinados materiais isolantes usados para recobrir fios, cabos e aparelhos elétricos.

        A distinção entre condutores e isolantes não se aplica apenas a sólidos. Dentre os líquidos por exemplo, bons condutores são ácidos de bases e de sais, e bons isolantes óleos minerais. Já os gases podem se comportar como isolantes ou condutores dependendo das condições que se encontram.

SEMICONDUTORES

        

        Semicondutores são encontrados em chips de microprocessadores e em transistores. Toda utilização de ondas de rádio é dependente de semicondutores. Atualmente a maiorias destes, são produzidos por silício. O silício por possuir quatro elétrons em sua orbita mais externa, tem característica de bom formador de cristais. Sua forma cristalina é uma substância metálica preteada. Este em cristal puro é  bom isolante. Há possibilidade de transformá-lo em um condutor, executando o processo de dopagem, onde se misturam pequenas quantidades de impurezas ao cristal de silício. Uma quantidade minúscula de dopagem faz com que o silício fique um condutor viável por isto o nome de semicondutor.

SUPERCONDUTORES

        Supercondutividade é adquirida quando determinado metais e materiais cerâmicos são resfriados à baixas temperaturas que vão do zero absoluto (0°C) à temperatura do hidrogênio líquido (-196°C), onde não apresentam resistência elétrica.

        Nestes materiais que não possuem resistência elétrica, os elétrons podem se deslocar livremente, podem transmitir grandes quantidades de correntes elétricas por longo período sem perder energia na forma de calor.

        Outra propriedade de um supercondutor é que, assim que ocorre a transição do estado normal para o estado supercondutor, os campos magnéticos externos não podem penetrá-lo. Esse efeito é chamado de efeito Meissner e tem implicações para a fabricação de trens de alta velocidade com levitação magnética.

        Uma propriedade final dos supercondutores é que, quando dois deles são unidos por uma fina camada isolante, é mais fácil para os pares de elétrons passarem sem resistência de um supercondutor para outro (efeito Josephson DC). Esse efeito tem implicações para comutadores elétricos super rápidos que podem ser usados para fazer pequenos computadores de alta velocidade.

TRANSISTORES

        Um transistor é composto por três filamentos: base, emissor e coletor.

A base controla o estado do transistor, que pode ficar ligado ou desligado. O emissor  é o polo positivo e o coletor o polo negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com