TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA

Tese: APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do presente estudo se faz importante tendo em vista que a qualidade dos processos e produtos tem sido uma constante exigência do mercado consumidor. Nesse contexto, as organizações que se preocupam em oferecer serviços de excelência estão revelando os esforços que têm feito na busca pela garantia da plena satisfação dos consumidores e pela qualidade na criação de produtos e serviços com o máximo de economia. Dessa forma, fica ressaltada a atual importância de conquistar a Gestão pela Qualidade Total, que consiste numa estratégia de administração orientada a desenvolver a consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. A conquista dessa certificação de Qualidade Total é alcançada quando a organização está disposta a atender às Normas Técnicas da ABNT (Associação de Normas Técnicas) e aos procedimentos regidos pela ISO (Organização Internacional de Normalização).

Sendo assim, pode-se verificar que ao analisar a gestão das empresas modernas percebe-se todo um contexto de normas, exigências e procedimentos que regulamentam questões como: Ética, Responsabilidade Social, Qualidade dos produtos e serviços, Segurança do Trabalho, Qualidade de vida no Trabalho, entre outras.

1.1 OBJETIVO GERAL

Com vistas ao contexto levantado, o objetivo deste estudo é construir uma Campanha de Atenção à Segurança e Saúde do Servidor que possa contribuir para que a empresa pesquisada se aproxime ainda mais dos padrões de excelência das organizações modernas.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A construção desta Campanha de Atenção à Segurança e Saúde do Servidor visa fortalecer as ações educativas para conscientização dos funcionários da empresa pesquisada, tendo foco em dedicar maior atenção à saúde geral de seus servidores, englobando cuidados referentes à saúde ocupacional, saúde pessoal, segurança no ambiente de trabalho, padrões de higiene, atendimento às normas técnicas. Além disso, o desenvolvimento desta Campanha visa preparar seus autores para o mercado de trabalho e seus desafios.

1.3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA

A empresa alvo deste estudo foi a Top Frutas (fictícia). Esta é uma fábrica especializada na produção e comercialização de polpa de frutas. É uma empresa de pequeno porte que foi fundada em 2001 e tem como missão “ser líder na fabricação de polpa de frutas para o abastecimento do mercado goiano e região”. Atualmente, a empresa fabrica e comercializa polpas envasadas assepticamente em embalagens de 100 gramas e também bags de 5kg e 10kg.

As polpas congeladas são processadas em linhas de produção. Os produtos são comercializados ao mercado geral e também às fábricas de sorvetes, iogurtes e geleias. Na cartela de clientes estão lanchonetes, bares, restaurantes, churrascarias, casas de frios, pit dogs e até residências, que conheceram a empresa por meio de panfletos e anúncios na internet.

A produção de polpa de fruta congelada vem se expandindo nos últimos anos, e o produto vem ganhando espaço no mercado, sinalizando a necessidade de melhoria e adequação aos padrões de qualidade. Diante do exposto, torna-se necessário alertar para a garantia da qualidade destes produtos, aplicando os conceitos de Boas Práticas de Fabricação.

Todos os profissionais da Top Frutas estão empenhados em conseguir os melhores resultados tecnológicos e de qualidade, desde a compra da fruta, passando pelo transporte, pela industrialização e pela expedição dos produtos acabados.

A empresa conta atualmente com 35 servidores, sendo 12 no quadro administrativo e 23 no operacional. Os servidores administrativos são 2 sócios proprietários, 1 secretária/recepcionista, 2 atendentes ao consumidor (telefone e internet), 1 assistente financeiro, 1 assistente de compras, 1 gerente de departamento pessoal, 1 assistente de logística, 1 gerente de produção, 2 vendedores. Os servidores do quadro operacional são 4 motoristas, 4 auxiliares de limpeza, 2 seguranças, 2 operadores de mesa de lavagem, 4 operadores de mesa de seleção e preparo da fruta, 1 operador da máquina despolpadeira, 2 operadores das máquinas dosadora e seladora de embalagens e 4 auxiliares de operações diversas.

2. DESENVOLVIMENTO

A Campanha de Atenção ao Servidor estrutura-se a partir do embasamento teórico relativo aos assuntos de Segurança e Saúde do Trabalho, Ética e Responsabilidade Social, Relacionamentos Interpessoais, além de normas e procedimentos advindos do Ministério da Saúde (Portarias), NR' s (Normas Regulamentadoras), NBR's (Normas Técnicas - Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outros documentos reguladores de Boas Práticas das organizações.

As Normas Regulamentadoras (conhecidas por NR's) tratam de diversos temas relacionados com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional. Elas são publicadas única e exclusivamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As Normas Técnicas (NBR' s) estabelecem requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança, como também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, símbolos, marcação ou etiquetagem, embalagem, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio (Sonata, 2013). Ressalta-se que, para o presente estudo, um documento de grande relevância é o Manual de Boas Práticas para a Fabricação de Polpa de Fruta Congelada, desenvolvido com a participação da Embrapa e do Sebrae (Bastos et al, 1999).

Partindo dessas informações, a Campanha proposta se forma na definição de 5 ações:

1) Levantamento e análise de dados;

2) Semana da Saúde

3) Semana da Segurança do Trabalho;

4) Mês do Treinamento e Desenvolvimento;

5) Semana da premiação;

2.1 LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS

Esta ação consiste em percorrer o ambiente organizacional identificando falhas quanto aos princípios aplicados na ergonomia e na segurança do trabalho. Deve-se contabilizar, junto à equipe de Gestão de Pessoas ou Departamento Pessoal, o número de acidentes de trabalho no ano vigente, com o objetivo de verificar quantos acidentes de trabalho têm acontecido e quais os setores mais sujeitos aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com