TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - EQUIPAMENTOSE E VEÍCULOS EM ESCAVAÇÕES DE OBRAS DE TERRA

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

01. INTRODUÇÃO................................................................................ 06

02. OBJETIVO................................................................................. 07

03. DESENVOLVIMENTO................................................................... 08

04. IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE................................................. 21

05. PATOLOGIAS E SOLUÇÕES.......................................................... 24

06. CONCLUSÃO............................................................................... 30

07. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA........................................................ 31

INTRODUÇÃO

A execução de todo e qualquer tipo de fundação, por envolver questões de segurança, de ser acompanhada por um profissional habilitado com registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, e na prefeitura municipal.

Ao projetar, calcular ou dimensionar uma fundação, o profissional habilitado vai entregar ao proprietário um documento oficial denominado Anotação de responsabilidade técnica – A.R.T. que é o documento que vai garantir ao proprietário da obra de que todas as condições de segurança foram verificadas, não só as condições de carregamento normal do prédio (pessoas, móveis, carros) como também das condições naturais como; vento, chuva, tempestade, inundação, granizo e situações de vizinhança como tráfego intenso, proximidade de córregos e barrancos.

Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção como barragens aterros de estradas e outros.

Fundação é o elemento estrutural, base natural ou preparada, destinada a suportar estruturas de qualquer tipo, ou seja, edifícios, barragens, pontes, tanques de armazenamento de líquidos. É evidente a importância de uma fundação, indispensável à própria existência de qualquer tipo de obra de engenharia, como também responsável pela garantia de suas condições de estabilidade, da conservação de sua estética, como até da manutenção de sua funcionalidade. Obras de Edifícios verticais, fundações, muros de contenção de solos para barragens, e construções, estacas, blocos, cortes em rodovias e aterros para túneis, viadutos e pontes de uma forma geral, compactação dos solos para pavimentação asfáltica, e contenção de taludes são os principais tipos de obras que são executadas com escavações e aterros.

OBJETIVO

Este trabalho relaciona alguns dos principais sistemas construtivos de muro de contenção de Talude Vertical e estaca de estabilidade. A escolha do sistema construtivo está diretamente ligada ao estudo de concepção de projeto que aponta qual o melhor sistema construtivo a ser empregado, visando à segurança, prazo de execução, economia e qualidade.

O objetivo deste trabalho é fazer um relato da visita técnica à obra em questão apresentado como APS, Atividade Pratica Supervisionada, sem supervisão.

Com o objetivo de visitar a obra de escavação e contenção de solo fazendo o relatório fotográfico das máquinas, equipamentos e matérias utilizados na mesma, mostrando ainda caso existam patologias na execução da obra.

Identificação da Obra: Obra de Edifício Vertical Residencial, em solo Argiloso sem N.A localizado na rua T-50 com a rua T-30 St. Bueno Goiânia - Go, visita técnica supervisionada pelo Eng. Willian Afonso.

DESENVOLVIMENTO

No dia 20-10, dia da visita, constatou-se, logo ao chegar ao local, a grande organização da empresa responsável pela obra de execução de fundação profunda com uma estrutura de contenção de 5,5m com tirantes de mais de 6m, onde se via que eram seguido à risca todas as normas de segurança necessárias par ao bom andamento dos trabalhos.

A visita transcorreu normalmente a obra tem como característica a fundação feita com concreto Protendido e distribuição de pilares a cada 1,5m, com uma fundação e muro guia. Nesta etapa, um dispositivo próprio dotado de garras de acionamento hidráulico, conhecido como Clamshell, suspenso por um guindaste, escava o solo abrindo uma valeta bem estreita (30 a 60 centímetros) e em todo o comprimento da parede-diafragma. executadas com estacas conforme projeto aprovado.

A montagem das armaduras e seu armazenamento segue o padrão das normas da ABNT. Com um grande planejamento e principalmente gerenciamento dos recursos materiais e humanos, afim de, otimizar o tempo e o custo.

Ao subirmos na parte alta da obra podemos ver como funciona as mais diversas etapas de construção.

Nesta obra foi utilizada para escavar nas modalidades “hélice contínua” e “estaca escavada”, a Perfuratriz EM800 US, da CZM, pesa 45.000 kg em condições de transporte. A haste padrão é capaz de perfurar até 42 metros de profundidade; a hélice contínua, 23. O motor da máquina tem 268 cavalos de potência.

Vantagens e Desvantagens das Estacas Hélice

VANTAGENS:

O uso das estacas tipo hélice contínua tem aumentado ano a ano no Brasil, e isso tem ocorrido devido à série de vantagens que esse tipo de fundação oferece, das quais destacamos:

· Baixo nível de ruído durante execução;

· Ausência quase total de vibrações no terreno, comum nos equipamentos a percussão;

· Alta capacidade de carga das estacas, diminuindo o tamanho dos blocos de coroamento;

· Grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com