TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Obras em Terra- BARRAGEM

Por:   •  2/12/2018  •  Resenha  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo de Obras em Terra- BARRAGEM

1. Barragens agrícolas - o engenheiro da S.D.O., exige para a liberação do projeto de uma barragem agrícola, a construção de um filtro horizontal com a justificativa de que a linha freática (traçada na condição isotrópica) não pode sair no talude jusante uma vez que pode comprometer a estabilidade hidráulica da barragem - carreamento de material. O engenheiro esta certo ou errado? Justifique. (Prova)

Errado, em barragens agrícolas existem percolações tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, sendo que nesta condição isotrópica, o fluxo horizontal é igual ao vertical, sendo assim este filtro horizontal só irá captar a água que estiver próxima a ele, os fluxos que estiver acima dele não serão captados, assim sendo a água continuará saindo à jusante, e por outra visão as barragens de terra agrícola do estado RS, no geral não apresentam problemas com ausência de sistema de drenagem, visto que a evapotranspiração tem valor significativo comparado a água que chega a jusante, assim sendo a água que chega a jusante seria totalmente consumida pela evapotranspiração, com exceção de algum eventual fluxo que tome outros caminhos dando urgência a olhos d’águas, sendo assim as barragem não necessitariam de filtros.

2. Canais de irrigação - certo ou errado? Justifique Os canais de terra para a irrigação de arroz no RS apresentam velocidades muito baixas, menores do que as admissíveis para os materiais dos quais são construídos. Nestas condições não apresentam nenhum tipo de erosão. (Prova)

Errado. Devido às baixas velocidades pode não existir problemas de erosão mecânica, mas podem ocorrer problemas de erosão coloidal, responsável pelo fundo arenoso dos canais de irrigação.

3. Barragens agrícolas - Identifique, em um desenho a ser esboçado por você, a localização dos seguintes elementos de uma barragem de terra: maciço de terra, fundação e ombreiras. (Prova)

Maciço de terra: Constitui a própria barragem;

Fundação: terreno natural onde é assentado o maciço de terra;

Ombreiras ou talude lateral: parte da fundação onde há inclinação acentuada, onde ocorre encontro do maciço de terra com terreno natural.

Vertedouro: p/ extravasamento das cheias qdo. reservatório estiver cheio;

[pic 1]

[pic 2]

4. Principais características geométricas?(Apostila)

Crista: parte superior da estrutura, proporciona o trânsito de veículos;

Altura: diferença entre cota da crista e a fundação, no ponto em que o maciço de terra apresenta maior altura;

Taludes: montante (parte molhada) e jusante (parte seca) da barragem;

: ponto de contato entre fundação e o talude da barragem.

5. Tipos de materiais mais preocupantes, na parte de várzea da fundação?(Apostila)

Solos arenosos: elevada permeabilidade, se for constituído por areia fina, podem causar erosão interna.

Argilas moles: sujeitas a grandes deformações, apresenta baixa resistência ao cisalhamento.

6. Qual diferença do ponto de vista de ruptura superficial do talude de montante (sem proteção de enrocamento), de uma barragem de terra agrícola construída usando um solo laterítico argiloso e um solo saprolítico siltoso?(Apostila)

Quando os solos encontram-se expostos à água do reservatório, qdo. expansivos sofrem amolecimento, e consequentemente ruptura superficial. Quando forem solos lateríticos, que não expandem, são considerados os melhores materiais p/ este uso.

7. Barragens agrícolas- A sondagem realizada na fundação de uma barragem agrícola detectou uma camada superficial de 3 metros de areia fina com pouca liga. Identifique os possíveis problemas. (Prova)

Possui uma elevada permeabilidade, onde a água passa pelo maciço de terra, podendo carrear material, dependendo do tipo de solo, sendo que se a predominância for areia fina será suscetível a retroerosão. Uma solução seria a retirar este material, o qual poderia ser utilizado como aterro em outro lugar, desde que após estes 3 m tivesse material resistente. Outra solução seria a colocação de um material que possua baixa permeabilidade, alta coesão real saturada e baixa suscetibilidade a retroerosão, sob forma de tapete, tendo 1m de espessura e seu comprimento seria 5 vezes a carga hidráulica.

8. Barragens agrícolas - em que tipos de condições de fundação se utilizam cada um dos dispositivos de impermeabilização: tapete impermeável e trincheira. Justifique. (Prova)

Trincheira de vedação: é localizada na parte inferior a crista, e devido a ação de compreensão do peso do maciço sobre esta, aumenta sua eficiência, porém tem como limitante o rebaixamento do lençol freático.

Tapete impermeável: utilizado em locais que apresentam topografia branda e fundação com espessos mantos permeáveis.

9. Indique uma possível solução p/ uma barragem de terra agrícola que apresenta os seguintes problemas: a) percolação à jusante com inicio de carreamento de material; b)percolação à jusante sem carreamento de material. (Apostila)

Percolação à jusante com inicio de carreamento de material deve ser construído um filtro invertido, uma camada de agregados sobreposta a uma manta de geotêxtil.

Percolação à jusante sem carreamento de material- deve-se colocada plantas consumidoras de água, no talude jusante, p/ evitar os processos de erosão interna. Ex: gravatá, planta que consome muita água e dotada de raízes curtas e densas.

10. Um engenheiro agrícola foi chamado para inspecionar uma barragem agrícola. A inspeção realizada identificou a presença de árvores de grande porte (raízes de grande profundidade) no talude de jusante da barragem. Proceda a uma avaliação, no que diz respeito à segurança da barragem, da presença de tais árvores. (Prova) 

Qdo houver a presença de raízes de grandes profundidades, na qual facilitam a entrada de água a jusante e a saída desta a montante, poderá haver o rompimento do maciço de terra. Seria bom não retirar esta raiz para não desestruturar a barragem, pois esta já faz parte da estabilidade da barragem.

11. Um engenheiro agrícola participa de uma reunião com o objetivo de estabelecer exigências para o projeto de barragens agrícolas. Um dos participantes pensa que deve ser exigida a construção de filtros verticais e horizontais, o que sem dúvida encareceria muito a construção de barragens agrícolas. Você seria a favor ou contra a proposta? Justifique. (Prova) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (427.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com