TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQUECEDOR SOLAR- UMA ALTERNATIVA PARA O FUTURO

Por:   •  8/8/2016  •  Artigo  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 13

AQUECEDOR SOLAR- UMA ALTERNATIVA PARA O FUTURO

 ¹

Pensando nos problemas ecológicos, o planeta defende a criação, melhoria e utilização das fontes alternativas ou renováveis de energia, como a energia solar, eólica, hídrica e a biomassa, cujo uso não prejudica a natureza. O sistema de aquecimento solar e um tipo de projeto para o melhor aproveitamento de energia renovável dos raios solares para o aquecimento, que composto por algumas placas coletoras com o um reservatório térmico para o armazenamento d água. Todos estes fatores estão diretamente ligados ao conhecimento do sol e seu comportamento, relativos aos seus raios e formas de incidência na terra e relativos efeitos que o mesmo provoca no planeta Terra.

Palavras – chave: Modernidade, Economia, Sustentabilidade, Raios Solares e Meio Ambiente.

Introdução:

Embora a modernidade através da evolução humana nos trouxe algumas preocupações, em termos de sustentabilidade ambiental.Em busca da preservação do meio ambiente o homem com sua capacidade de construção, fez a inovação de aproveitar a incidência de raios solares, assim trazendo uma fonte alternativa de energia relevando o fator principal que é a preservação ambiental e a economia.

O Brasil é um país que tem quase todo seu território localizado entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio, o que influencia assim para um clima predominantemente tropical, ou seja, um território quente e com boa incidência de raios solares. Estes fatores impulsionam o estudo e utilização desse recurso natural, levando-o a várias possibilidades de uso, que atualmente vão do aquecimento da água residencial até mesmo à conversão direta de energia solar em energia elétrica (energia solar fotovoltaica).

O projeto tem por finalidade a conscientização da população para economia de energia em uma maior sustentabilidade, uma vez que, em tempos de difíceis, a preservação do meio ambiente se torna primordial, alem da redução de gastos sobre os gastos mensais em energia.

METODOLOGIA: 

A pesquisa será embasada em livros, matérias didáticos, artigos acadêmicos.

Energia Renováveis

Segundo Lecídia (2006), e AGENEAL (2004)

As fontes de energia são também consideradas fontes de riquezas. Em muitos países, essas fontes são à base de sua economia.  Alguns recursos como petróleo, carvão e a energia nuclear, mesmo sendo um recurso de energia não-renovavel, são também explorados em busca riquezas e sustentabilidade de empresas, embora muitas vezes esses esforços acabassem por ameaçarem o ecossistema e a atmosfera, uma vez que os mesmos trazem poluição á eles.

Foi em busca da defesa do nosso planeta, é que se incentiva a utilização das fontes renováveis de energia que são: energia solar, energia eólica, hídrica, a biomassa, a geotérmica e a energia oceânica (embora ainda não muito utilizada). Ainda são encontradas algumas dificuldades estruturais na utilização desses recursos renováveis, pois dependendo do tipo de energia e como será usada, gera um custo muito grande.

Tipos de energia renovável

Segundo Kayo (2009), e Renan (2009) e Lecídia (2006), e AGENEAL (2004)

- Energia Solar:

É a energia obtida pela luz do sol, podendo ser captada com painéis solares, onde esses painéis transformam a radiação solar em outras formas de energia, como calor e eletricidade. Os coletores solares também são um meio para transformar a energia solar em energia térmica, onde estes coletores solares parabólicos concentram a radiação solar aumentando a temperatura no receptor, ocorrendo assim, todo o processo. Embora esse recurso tenha ainda um custo elevado, é aconselhável seu uso, uma vez que é um processo simples, seguro e não gera qualquer tipo de poluição. No Brasil, por exemplo, por ser um país tropical, com sol abundante praticamente em todas as épocas do ano, é comum o uso da energia térmica para o aquecimento de água.

 [pic 1]

Figura 01: http://br.geocities.com/saladefisica5/leituras/solar40.gif

Segundo Kayo (2009), e Renan (2009) e Lecídia (2006), e AGENEAL (2004)

-Energia hídrica:

É a utilização dos cursos de água para a geração de energia elétrica. A energia mecânica existente num curso de água é convertida em energia elétrica e essa pode ser levada á grandes distancias. Para aumentar a força do curso de água, são construídas barragens, permitindo um maior acumulo de água e gerando um desnível bastante acentuado para corrente de água.

Para tal processo, são utilizados turbinas hidráulicas ou moinhos de água sendo usados como ativação de um equipamento industrial, como por exemplo, um gerador elétrico, levando a energia elétrica até uma rede de energia.  

[pic 2]

Figura 02: http://mari37.files.wordpress.com/2009/06/itaipu1.jpg

Segundo Kayo (2009), e Renan (2009) e Lecídia (2006), e AGENEAL (2004)

-Biomassa:

É a energia gerada através da compostagem ou combustão de produtos orgânicos (origem animal e vegetal). Com essa transformação, pode-se obter o bicombustível como o biogás, biodiesel e o bioálcool. Existem grandes vantagens na utilização da biomassa para geração de energia, além de ser renovável e ser possível o reaproveitamento dos produtos, é também menos poluente e possui um custo baixo.

Com os resíduos domésticos e industriais, por exemplo, pode ser transformado em combustível e a postagem de vegetais, como resíduos florestais e agrícolas, pode-se obter o gás metano, que também pode ser usado como combustível.

Segundo Kayo (2009), e Renan (2009) e Lecídia (2006), e AGENEAL (2004)

-Energia Eólica:

Energia eólica e a energia gerada pelo vento. As correntes aéreas geram uma energia cinética e é através da utilização dessa energia que se obtém a energia eólica.  Esse recurso esta diretamente ligada aos movimentos das massas de ar obtidos pela diferença de temperatura da superfície.

A energia eólica é utilizada por meio de moinhos de vento, podendo ser direcionada por turbinas ou cata-ventos. Os locais mais favoráveis ao vento encontram-se nos pontos mais altos do relevo. A utilização desse recurso, em determinadas áreas onde as instalações elétricas são mais antigas ou com baixa capacidade, dificulta a distribuição da energia gerada e geralmente, os projetos para suprir esse problema tem um custo alto e torna-se pouco viável aos olhos dos empreendedores. A questão ambiental também é outro item que desfavorecem o uso desse recurso, como ruídos, a fauna e impressão visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (170.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com