TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQUECIMENTO GLOBAL E SEU IMPACTO NA AGRICULTURA

Por:   •  10/11/2015  •  Artigo  •  4.550 Palavras (19 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 19

AQUECIMENTO GLOBAL E SEU IMPACTO NA AGRICULTURA

PACHECO, A.1; NORONHA, M.2; VIEIRA, B.C.S.3, GERALDINO, P.E.S.M.4

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o aquecimento global e suas relações com o meio ambiente. A metodologia adotada foi de pesquisa literária, na qual se utilizou como fonte de pesquisa o banco de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online). Justifica-se este estudo pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre o aquecimento global e seus efeitos sobre o planeta terra, mais especificadamente, na agricultura. No decorrer dos estudos pode-se perceber que a cada dia aumenta-se a preocupação com o meio ambiente, mais basicamente com o aquecimento global. Escuta-se falar na mídia em todos os seus aspectos que deve o ser humano pensar mais no planeta, desempenhar ações mais conscientes de preservação ambiental, no entanto, a cada dia presencia-se uma “bomba relógio” pronta para explodir. O efeito estufa, protocolo de Kyoto, políticas ambientais, mudanças climáticas entre outros temas revestem a importância de se preservar o meio, não só em preocupação com o aquecimento global, mas sim em preservação do planeta terra. É, fundamental interesse que se realize no planeta ações que possam minimizar o efeito estufa (em excesso), pois este causa o aquecimento global e afeta o clima, tendo um impacto da elevação da temperatura e das chuvas sobre as culturas agrícolas. Por enquanto, das iniciativas realizadas para diminuir o efeito estufa (concentração desses gases na atmosfera terrestre) são poucas, mas a que tem o maior destaque é o plantio de floresta, que apresentam como objetivo maior “sequestrar” o dióxido de carbono.

PALAVRAS CHAVE: Clima; Efeito estufa; Meio ambiente; Preservação.

INTRODUÇÃO

Um meio ambiente saudável é direito da civilização, pois todo ser humano desde a terna infância vive porque existe um ambiente em condições para isso. No entanto, a cada dia que passa esse meio está sendo ameaçado tendo como escopo o próprio homem. Isso porque pelas mãos destes gases provenientes do que se pode chamar de Efeito Estufa, estão cada vez mais aumentando a temperatura global (COTTA; TONELLO, 2006).

Trabalhar a questão ambiental, discutir sobre o tema, ou mesmo desenvolver a prática profissional neste foco é ir além de uma educação ambiental, de um respeito ao meio ambiente, é preparar uma base para que a sociedade possa viver melhor. Construindo nesta sociedade a consciência de que o interesse econômico, o querer para si, tem resultado em prejuízos para o meio ambiente.

Propagandas, mensagens, documentários são diariamente feitos por ambientalistas ou simples pessoas que procuram ajudar a preservação ambiental. A sociedade após vários problemas e desequilíbrios ambientais sofridos começa a tentar discutir a preservação do meio ambiente, mas falta muito para que todos os homens reconheçam esta necessidade e a tomem com medida urgente.

Uma das maiores preocupações, com relação ao meio ambiente, é o aquecimento global. Este de acordo com pesquisadores do clima mundial ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, os derivados de combustiveis (gasolina, diesel, alcool, etc.) jogados diariamente na atmosfera.

De modo geral, tem-se percebido que o plantio de florestas tem sido recomendado como uma das medidas para se evitar, ou pelo menos diminuir, o efeito estufa causado pelo aumento das concentrações de determinados gases na atmosfera terrestre (COTTA; TONELLO, 2006). No entanto, não pode ser a única alternativa.

Uma realidade que aponta a necessidade de se realizar outros estudos para melhor entender esta realidade. Buscando como alternativa ampliar o conhecimento dos pesquisadores frente a um problema mundial: o aquecimento global.

No desenvolvimento do presente estudo, procura-se realizar uma pequena revisão literária, explorando a questão do aquecimento global. Em seguida, explica-se o efeito estufa na sua forma natural e quando há aumento considerável de gases na atmosfera. E, explorando um universo escolheu-se a agricultura, para mostrar os efeitos do aquecimento global, neste setor. E, posteriormente, tem-se considerações sobre iniciativas que podem ser realizadas em prol da redução de gases de efeito estufa (GEEs) no meio ambiente.

Em uma base geral, o assunto discutido neste estudo é o aquecimento global e se torna necessário, urgente e de suma importância para que possa haver uma mobilização do meio acadêmico para com temas de grande auxílio à conscientização por um mundo melhor, mais produtivo e mais saudável.

Sendo assim, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual pode-se buscar no banco de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online) artigos que versam sobre o tema proposto.

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o aquecimento global e suas relações com o meio ambiente.

REVISÃO DE LITERATURA

A cada ano que passa cresce no mundo todo a preocupação com o aumento da temperatura global. Tendo como principal eixo gerador o aumento de determinados gases na atmofera terrestre, chamados de Gases de Efeito Estufa (GEEs). E, por consequência da diversidade de previsões climáticas diversas organizações propõem regras de condutas, cuja finalidade é minimizzar esses gases e seus efeitos sobre o clima (COTTA; TONELLO, 2006).

Diante deste panorama, toma-se um alerta para o aquecimento global, visto como a consequencia das alterações climáticas que, como foi dito, vêem ocorrendo no planeta terra.

As pesquisas de Pinto, Assad e Zullo Júnior (2004) enfatiza bem esta realidade, pois confirmam a elevação da temperatura grlobal, que conforme o Painel Intergovernamental em Mudança do Clima, em inglês, “Intergovernmental Panel on Climate Change” - IPCC, da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco e estimou um incremento na temperatura de 0,05°C por década. Verificou-se ainda que a precipitação aumentou de 0,5% a 1,0% por década, até o final deste mesmo século, principalmente, no hemisfério Norte.

O TAR – Third Assessment Report mostrou resultados preocupantes, nos quais se vê projetado uma mudança da temperatura global entre 1,4oC e 5,8oC para o final do século XXI, sem qualquer variação estatística (PINTO; ASSAD; ZULLO JÚNIOR, 2004).

Esta elevação de temperatura recebeu o nome de Aquecimento Global, que ameaça o planeta, causando diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com