TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOÇÕES DE ELETRO MAGNETISMO

Por:   •  15/3/2018  •  Seminário  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 16

    UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ARTHUR STHEPHANI DE OLIVEIRA MORAIS

ERIKA RAIANNY MAGALHAES BESSA4

FIAMA RAISSA COELHO PEREIRA

JORGE ALVES DE ARAÚJO

JULIANA GOMES NORONHA

LARISSA KELLY FREIRE MAIA

MARIA TERESA TARGINO MACEDO SILVEIRA

MATHEUS MONTEIRO DA SILVA

RUTH CRUZ REBOUÇAS

MATERAIS MAGNÉTICOS

MOSSORÓ – RN

2016

ARTHUR STHEPHANI DE OLIVEIRA MORAIS

ERIKA RAIANNY MAGALHAES BESSA4

FIAMA RAISSA COELHO PEREIRA

JORGE ALVES DE ARAÚJO

JULIANA GOMES NORONHA

LARISSA KELLY FREIRE MAIA

MARIA TERESA TARGINO MACEDO SILVEIRA

 MATHEUS MONTEIRO DA SILVA

RUTH CRUZ REBOUÇAS

MATERIAS MAGNÉTICOS

Trabalho apresentado à disciplina de Materiais Elétricos e Magnéticos, código AMB0245, do Departamento de Ciências Ambientais e Naturais para a obtenção da nota parcial da terceira Unidade.

Orientador: Profº Marcílio Nunes Freire – UFERSA.

MOSSORÓ – RN

2016

Sumário

1. INTRODUÇÃO4

2. NOÇÕES DE ELETROMAGNETISMO5

2.1 Campo Magnético5

2.2. Fluxo Magnético5

2.3. Densidade de Fluxo Magnético 6

2.4. Força Magnemotriz 7

2.5. Lei de Ampére8

3. PROPRIEDADES DOS MATERIAIS MAGNÉTICOS8

3.1. Permeabilidade Magnética 8

3.2. Classificação dos materiais magnéticos quanto  permeabilidade magnética10

3.3.  Curvas B-H e Histerese 12

4. PERDAS NO COBRE E NO FERRO13

5. PERDAS POR CORRENTE DE FOUCAULT14

6. PERDA TOTAL DO FERRO15

7. ELEMENTOS FERROMAGNÉTICOS17

8. CONCLUSÃO18

9. REFERÊNCIAS19

  1. INTRODUÇÃO

Os primeiros fenômenos magnéticos observados foram aqueles associados aos chamados “imãs naturais” (magnetos) que eram fragmentos grosseiros de ferro encontrados perto da antiga cidade de Magnésia (daí o termo “magneto”). Esses imãs tinham a propriedade de atrair ferro desmagnetizado, sendo que esta propriedade era mais acentuada em certas regiões desse material denominada, depois, de pólos. Descobriu-se então que, quando uma barra de ferro era colocada perto de um imã natural ela adquiria e retinha essa propriedade do imã natural e que, quando suspensa livremente em torno de um eixo vertical, ela alinhava com a direção norte-sul. Surgiram, então, os instrumentos de navegação.                                                Desde então os materiais magnéticos vêm sendo utilizados em grande volume aproveitando-se dessa característica desses materiais. Equipamentos como: transformadores, motores, geradores, auto-falantes, eletroímãs, etc., contém ferro, ou ligas de ferro, em suas estruturas, com o duplo propósito de aumentar a fluxo magnético e restringi-lo a uma região desejada.                                                                        Todos os materiais possuem características magnéticas. O magnetismo dos materiais tem origem na combinação entre o momento angular orbital e o momento angular de spin dos átomos, que dão origem aos dipolos magnéticos microscópicos, fazendo com que cada átomo se comporte como um pequeno ímã. Assim, podemos dizer que o magnetismo é uma propriedade dos materiais que tem origem na estrutura molecular.                                                                                        Os materiais podem ser classificados em três tipos de acordo com o magnetismo: diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos. Essa distinção é feita considerando-se a origem e a forma como os dipolos magnéticos interagem. São essas características que determinam como o material comporta-se na presença de outro campo magnético.        Sem contar que, hoje em dia, pesquisas são feitas para se desenvolver outros tipos de materiais que tenham essa propriedade ainda mais acentuada e que possam ser manipulados de maneira a permitir novas configurações e formatos de núcleos reduzindo-se assim as perdas desses núcleos, bem como seus tamanhos.

  1. NOÇÕES DE ELETROMAGNETISMO
  1.  CAMPO MAGNÉTICO

O campo magnético pode ser descrito como uma região ao redor de um imã, na qual ocorre uma força magnética de atração ou de repulsão. Neste há um campo vetorial de forças existente devido às cargas elétricas em movimento (corrente elétrica). Este fluxo de corrente pode se constituir de correntes de magnetização, como as correntes no interior de um ímã, correntes de feixes eletrônicos ou correntes de condução.

A força magnética que atua sobre uma partícula carregada que se desloca através de um campo magnético estacionário (uniforme) pode ser definida matematicamente conforme a Equação 1:

[pic 2]

Desta forma, define-se o campo magnético como a força por elemento de corrente unitário.

  1.  FLUXO MAGNÉTICO

As linhas de campo magnético ou linhas de indução magnética são vetores de força magnética em um sentido envoltório imaginário fechado, em sentido pólo norte-sul. Desta forma pode-se dizer que estas linhas sempre se fecham sobre si mesmas. As Figuras 01 e 02 mostram a linhas de fluxo magnético gerados em um condutor percorrido por corrente elétrica.

Figura 1 - Linhas de fluxo magnético

[pic 3]

Fonte: Sadiku, 2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (388.3 Kb)   docx (590.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com