TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  30/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

EDIVAN RODRIGUES DE ALMEIDA

ÁREAS DE ATUAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

PORTO VELHO/RO

2020

EDIVAN RODRIGUES DE ALMEIDA

ÁREAS DE ATUAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

Trabalho apresentado para a disciplina projeto integrador engenharia 4.0. Apresentado a professora Jayne Piovesan, como requisito parcial para obtenção da nota da disciplina de projeto integrador engenharia 4.0.

PORTO VELHO/RO

2020

Sumário

INTRODUÇÃO        4

FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES NO LOCAL DE TRABALHO.        5

DIFICULDADES ENCONTRADAS NO MERCADO DE TRABALHO.        5

OS RISCOS QUE PODEM ENCONTRA EM SUA ÁREA.        5

AS DIFICULDADES EM COMEÇAR.        6

MUDANÇA AO PASSAR DO TEMPO NA ÁREA.        6

4. Qual o benefício de sua função e de suas atribuições?        6

5. Sua área tem um mercado lucrativo? Por quê?        7

6. Qual motivo levou a ingressar na área que atua?        7

9. Com qual frequência realizar novos projetos?        7

10. Algum dos seus projetos já deu errado? Por quais motivos?        8

11. Qual a sua opinião sobre engenharia sustentável?        8

12. Área que você pensava em atuar durante a faculdade foi a área que de fato você atua hoje em dia? O que levou você continuar nessa área ou mudar?        9

13. Como você imagina a engenharia no futuro com tantos avanços tecnológicos?        9

  1. INTRODUÇÃO

A engenharia civil e um dos ramos da engenharia responsável pela execução de obras como casas, prédios pontes e entres outros. Sendo assim, este e o ramo da engenharia responsável pela construção civil: termo que agrupa todas as etapas de execução de determinada obra. A construção civil e responsável por diversas funções em uma obra, como o planejamento, execução e manutenção. Com isso, as técnicas usadas são de extrema importância para a facilitação do sistema construtivo.

Foi proposto uma entrevista com 15(quinze) perguntas a 6(seis) engenheiros civis de áreas de atuações diferentes, na qual suas respostas ajudara na escolha da área de atuação de novos discentes.

  1. FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES NO LOCAL DE TRABALHO.

Caldeira (2020) atua como engenheira civil responsável pela parte de prestação de serviço para entidades financeiras como Caixa Econômica Federal, Fundação Habitacional do Exercito (FHE) entre outras.

Alfaia (2020) após todas as plantas estarem prontas, realizo levantamento dos materiais e dos serviços de execução para a empresa.

Zanetin (2020) fiscaliza obras, elabora orçamentos de obras e serviços de engenharia, faz projetos e planejamento de utilização de recursos financeiros.

  1. DIFICULDADES ENCONTRADAS NO MERCADO DE TRABALHO.

As dificuldades encontradas segundo Caldeira (2020) e quando se trata de cliente particular, pessoa física, pois eles entendam a importância e o nível de conhecimento empregado no trabalho. Não se trata de um trabalho simples, mas existe grande investimento em especializações por traz de cada trabalho a ser realizado.

De acordo com Alfaia (2020) as maiores dificuldades seria encontrar serviços terceirizados de qualidade e de confiança.

 Zanetin 2020 explica q na época de sua formação o mercado de trabalho estava saturado, com muitos profissionais formando e pouca oportunidade de emprego, pois a construção civil estava em baixa.

  1. OS RISCOS QUE PODEM ENCONTRA EM SUA ÁREA.

Considerando que maior parte do meu serviço e para bancos, a quantidade de serviço depende da demanda do mercado financeiro, taxas de juros e condições de pagamentos são os principais reguladores. Caldeira (2020).

         Alfaia (2020) destaca que com os atrasos das medições por conta dos bancos ou dos clientes atrapalha no faturamento de empresas de pequeno porte.

Na área que Zanetin (2020) atua são os erros de cálculos estruturais e mau dimensionamento das obras.

AS DIFICULDADES EM COMEÇAR.

Caldeira (2020) o inicio do meu estagio foi no quinto período da faculdade, além da falta de experiência para fazer algumas tarefas que é supernormal para estagiários e recém-formados, não tive dificuldade em ingressar no mercado de trabalho devido ao meu estágio.

Com grande volume de recém-formados e a crise na construção civil Alfaia (2020) falou q foi uma das maiores dificuldades encontrada após a retomada da construção civil ao normal conseguiu seu primeiro emprego como engenheiro civil.

Não encontrei muitas dificuldades em minha área, pois no segundo período da faculdade tive a oportunidade de entra em minha área desde lá atuo nesta mesma empresa explica Zanetin (2020).Que começou atuar na área desde o início da faculdade.

  1. MUDANÇA AO PASSAR DO TEMPO NA ÁREA.

E necessário estar sempre se atualizar, Buscado sempre se especializar e ser um profissional raro é o essencial. Pois as tecnologias esta cada vez mais presente em nossas vidas, visto como trabalhos que antes eram feitos por profissionais hoje são realizados por sistemas. Caldeira (2020).

Uma das principais mudanças de acordo com Alfaia (2020) foicobrado por algumas empresas pelo metro quadrado está cada vez, mas baixo. Fechando com contratos por administração e aumentando a porcentagem cobrada no contrato.

Zanetin (2020) destaca-se altos e baixos na área de construção civil, e tivermos que nos adaptar de acordo com cada mudança para não se estagna em sua área.

4. Qual o benefício de sua função e de suas atribuições?

  • 4.1 Caldeira 2020. Área em que poucos profissionais atuam e conhecem desta forma consigo me tornar uma profissional de certa forma rara no mercado.
  • 4.2 Alfaia 2020. Fico atualizado nos preços de mercado.
  • 4.3 Zanetin 2020. Os benefícios são o aprendizado contínuo que vivemos no dia a dia e os problemas que conseguimos solucionar.

  1. 5. Sua área tem um mercado lucrativo? Por quê?
  • 5.1 Caldeira 2020. Provavelmente mais lucrativa que outras áreas como projeto ou execução, se comparando com uma empresa do mesmo porte (pequena) que a nossa é claro, pois não há necessidade de se ter um capital ou investimento grande para se ter uma empresa e trabalhar nessa área.
  • 5.2 Alfaia 2020. Não, pelos números de empresas que realizam este serviço e pelo preço praticado.
  • 5.3 Zanetin 2020. Qualquer área, quando se faz o que gosta, é lucrativa, na área de construção, quando se faz bem feito, conseguimos que o retorno financeiro seja bom.

6. Qual motivo levou a ingressar na área que atua?

  • 6.1 Caldeira 2020. Curso que me mais simpatizava, não tinha certeza, mas ao longo do curso fui tendo certeza.
  • 6.2 Alfaia 2020. Mercado que ainda anda na engenharia na capital.
  • 6.3 Zanetin 2020. Sempre gostei de construção civil e arquitetura, quando fui crescendo e entendendo um pouco mais, consegui fazer a escolha pela engenharia.

9. Com qual frequência realizar novos projetos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com