TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ÁREAS OU SUBÁREAS DA ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FERDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

EMANUELE FERNANDA DO AMARAL RODRIGUES

ÁREAS OU SUBÁREAS DA ENGENHARIA CIVIL

CAMPO GRANDE – MS

2022

Engenharia hidráulica

Na Engenharia Civil temos a Engenharia Hidráulica que dá a possibilidade do aluno se especializar em recursos hídricos que tem a possibilidade de se especializar nas áreas de saneamento, esgoto e etc.

Esse ramo que compõe a Engenharia Civil é de relevância em todo seu universo e propriedades. Por tratar principalmente do fluxo e transporte de fluidos, com abastecimento de água, escoamento de esgoto entre outras, o ramo se vê intimamente ligado à Engenharia Ambiental. De acordo com o Wikipedia, uma das características destes sistemas é o uso da extensivo da gravidade como força motriz para provocar a movimentação dos fluidos.  

Neste contexto, o ramo de Engenharia Mecânica, Ambiental e Sanitária são os atores principais na elaboração de planos e projetos de irrigação, esgoto, drenagens e abastecimento de água.

O engenheiro hidráulico pode se especializar nas áreas de saneamento, hidrologia, hidráulica fluvial entre outros. Ele também pode desenvolver planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem e o salário desse profissional tem o valor inicial de R$ 2.156,81 podendo chegar a R$ 14.769,95 dependendo da sua qualificação e da empresa onde o mesmo está inserido. A formação universitária para um Engenheiro Hidráulico é a formação em engenharia civil.

No território brasileiro o mercado de trabalho é carente de profissionais desta área de Engenharia Civil tornando assim um espaço competitivo. Por ser um profissional liberal, tem a possibilidade de atuar com consultoria e acessória, laboratórios e empresas privadas ou governamentais e ainda ingressar no terceiro setor.

Um exemplo de empresa de engenharia hidráulica é a WAS nasceu em 1996 para atender à demanda de mão de obra profissional do mercado para a infraestrutura eletromecânica de grupos geradores de grande escala na época. Assim, a WAS reafirma sua missão de fornecer soluções com a melhor relação custo/benefício, permitindo que os clientes foquem em seu núcleo de negócios com tranquilidade, deixando o cerne das questões não diretamente relacionadas a este para a WAS.  

Engenharia Sanitária

Engenheiro Sanitário - ou Engenheiro Sanitarista e Ambiental - Elabora, executa, projeta e mantem obras de engenharia civil relacionadas a instalações sanitárias e ambientais. Designa e prepara orçamentos de custos, recursos necessários, técnicas de implementação e outros dados para garantir a construção, operação, manutenção e reparação dos sistemas de abastecimento de água e esgoto.

Mais especificamente, o profissional é responsável por trabalhos relacionados a: controle de saneamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, coleta e distribuição de água, esgoto e resíduos - urbanos e industriais - controle de poluição, drenagem urbana e rural, Saneamento e conforto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com