TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASFALTO / BETUME: ORIGEM, TIPOS, PRODUÇÃO, PROPRIEDADES, ENSAIOS, APLICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS.ASFALTO / BETUME: ORIGEM, TIPOS, PRODUÇÃO, PROPRIEDADES, ENSAIOS, APLICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  2/6/2019  •  Seminário  •  4.478 Palavras (18 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 18

ASFALTO / BETUME: ORIGEM, TIPOS, PRODUÇÃO, PROPRIEDADES, ENSAIOS, APLICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS.

Integrantes: RGM:

Guilherme Almeida 12161301587

Guilherme Castro Arantes 12151100448

Kathleen Cristina Souza 12171501025

Lucas Soares 12161301564

Marina Campos Vaz Domingues 12152900681

Raissa dos Santos Lima 12162500464

Turma: Engenharia Civil 5ºC

Profº Jorge Lira

Materiais da Construção Civil

Introdução

Betume, um dos materiais mais antigos ultilizado pelo homem na construção e outros usos marcantes ao longo da história, é um aglomerante orgânico que vem sendo aprimorado desde os primórdios da humanidade, encontram-se os mais diversos relatos antigos sobre seu uso em variados lugares do mundo desde para usos impermeabilizantes à pavimentações.

Pode ser encontrado na natureza sólido, semi-sólido ou líquido apresentando cor castanho-negro sendo extremamente viscoso, ou pode ser sintetizado em um processo industrial, tendo como base o carvão ou o petróleo.

Com propriedades impermeabilizantes, aglomerantes e termoplásticas é um respeitável material para a pavimentação, hoje em dia o principal material para a função. No Brasil a maioria de suas rodovias são feitas de asfalto, sua produção no Brasil vem crescendo há décadas, em 1920 a produção anual era de 45.000 toneladas de asfalto já em 2009, a produção foi de 2.144.899 toneladas. Em 2010 a Petrobrás bateu recorde de vendas de asfalto no país, devido ao crescimento de obras de infraestrutura no ano.

O trabalho presente irá apontar como o Betume e o Asfalto percorreram ao longo da história do mundo, mostrará seus tipos, propriedades, ensaios e regulamentações ultilizadas atualmente, sua produção e aplicações e as novas tecnologias mundiais.

1. Definições e História

1.1 Betume

Definição

Betume ou pez mineral é uma mistura líquida de alta viscosidade, cor escura e é facilmente inflamável e apresenta propriedades resistentes e viscoelásticas a temperatura ambiente. É formada por compostos químicos como: hidrocarbonetos e resinas, parafinas, ceras e gorduras, óleos pesados, ligninas, proteínas e asfaltenos, e pode tanto ocorrer na natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo. Ao contrário do asfalto, o betume não contém sólidos (ex. minerais). Originalmente, o betume é composto de materiais orgânicos naturais e serve principalmente como um ligante de asfalto e para ligar aditivos minerais sólidos como areia e pedras pequenas. Possui diversas denominações, como: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino.

Diferença entre Betume e Asfalto

Betume é um material obtido do resíduo do processo de destilação de petróleo bruto, sendo uma mistura complexa contendo diversos componentes petroquímicos ou pode ser obtido na natureza. Já o asfalto é uma mistura de betume e componentes minerais, com o betume servindo como uma espécie de ligante. Contudo, em alguns paéses (como os EUA), os termos asfalto e betume são usados como sinônimos.

Origem

O betume tem sua origem em organismos vivos. As rochas de origem orgânica forma dois tipos: ascombustíveis, chamadas em de caustobiólitos e as não combustíveis chamadas de acaustobiólitos. Betumes também são encontrados em meteoritos e rochas muito antigas e também em basaltos e rochas alcalinas.

1.2 Asfalto

Definição

O asfalto é um material betuminoso, escuro, reluzente e de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos, além de minérios, resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto. Não é um material volátil, é solúvel em bissulfeto de carbono, amolece a temperaturas entre 150°C e 200°C, com propriedades isolantes e adesivas. É muito usado na pavimentação de ruas, estradas e aeroportos.

Tipos

Existem diversos tipos de asfaltos, cada um é obtido misturando diversos materiais ao asfalto do petróleo. Os diferentes tipos de asfalto, diferentes composições de seus componentes, são escolhidos de acordo com a forma que ele será utilizado. Os mais comuns são:

 CAP - Cimento asfáltico de petróleo: constituinte dos revestimentos asfálticos de alto padrão como o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente);

 ADP - Asfalto diluído de petróleo: é utilizado para a impermeabilização da base dos pavimentos;

 EAP - São constituintes dos revestimentos de médio e baixo padrão.

1.3 Histórico

O betume e o asfalto são materiais utilizados a muito tempo, sendo os seus primeiros registros de 4000 a.C. demonstrados por estudos de arqueólogos. A Bíblia, utilizada como contexto histórico, cita lagos de asfalto, usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares. Também diz que o rei Nabucodonosor pavimentara estradas com ele na Babilônia. Em 1926 o químico britânico Alfred Lucas (1867-1945) identificou a possível presença do betume do Mar Vermelho em múmias egípcias. Diz que os egípcios utilizavam betume nos processos de mumificação e nas pirâmides. Romanos deram lhe fins bélicos, como combustível em lanças incendiárias, no que foram imitados pelos árabes.

Ainda na Bíblia, Deus mandara a Noé: "betumerás com betume sua arca, tanto por dentro como por fora" (Gênesis, 6, 14). Os sumérios e assírios usavam no para tratar doenças de pele. Além dos fins rituais e medicinais, os egípcios serviam se do betume para calafatear os canais de irrigação, os barcos e casas. Os gregos consideravam o mineral como estratégico, e tinham reservas para seu uso. Quando os romanos adotaram a técnica de uso bélico do óleo natural, batizaram inicialmente, dado seu mau odor, de óleo de pedra.

Uso de betume varia de acordo com contextos geográficos e sociais. A moderna era do petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com