TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO DE COMPONENTES ELÉTRICOS: LEI DE OHM

Por:   •  17/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CAMPUS LAGOA DO SINO CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

MARIA PAULA COPETTI DE ALMEIDA

ASSOCIAÇÃO DE COMPONENTES ELÉTRICOS: LEI DE OHM.

BURI (SP) 2018


  1. INTRODUÇÃO

Resistor é um dispositivo elétrico utilizado em circuito, com dois terminais. É utilizado para a conversão de energia elétrica em térmica e também para controle de voltagens, pois a resistência à passagem de corrente elétrica que esse dispositivo proporciona, ocasiona uma queda de potência nos terminais do resistor (ELETRONICA PROGRESSIVA,2013).

O resistor fixo possui como especificação o seu valor nominal, a máxima potência elétrica dissipada e a tolerância, que especifica a máxima variação do valor nominal, em percentagem. A importância da tolerância é devida as pequenas variações que um dispositivo possa apresentar, mesmo sendo idênticos e de valor nominal igual, a tolerância diz o quanto o valor do resistor pode variar acima ou abaixo de seu valor nominal (CEAR,2010).

Os resistores de 4 faixas são os mais comuns e apresentam pouca precisão, com tolerância que varia de 5% a 10%. Para determinar seu valor nominal, utiliza-se das faixas presentes no corpo do dispositivo e as posições em que se encontram. A primeira faixa localiza-se mais próxima da extremidade. Comparando com a tabela de código de cores, as duas primeiras faixas são dígitos, a terceira um valor a multiplicar e a última, o limite de tolerância. (EESC,2013).

O presente relatório objetiva estudar o cálculo de resistores, além do estudo da associação de resistência em série e em paralelo.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizados 2 resistores de 4 faixas, que tiveram sua resistência nominal calculada através da tabela de código de cores. Em seguida, primeiramente foi medido cada resistor separadamente no protoboard pelo voltímetro e depois foram feitas associação em série e em paralelo, os valores também medidos por um voltímetro.

  1. RESULTADO E DISCUSSÃO

A tabela 1 apresenta os valores das resistências nominal, calculadas pelo código de cores e os valores destas resistências medidas através do voltímetro.

Tabela 1- Valores experimentais obtidos dos resistores utilizados

Resistência

Voltímetro (Ω)

Resistência nominal (Ω)

Tolerância (dourado)

R1(amarelo+violeta+marrom)

461

470

+/- 5% (446,5-493,5) Ω

R2(vermelho+vermelho+vermelho)

1930

2200

+/- 5% (2090-2310) Ω

Comparando os limites de tolerância de valor estabelecido pelo código de cores com os valores medidos das resistências utilizadas através do voltímetro, pode-se observar que estas resistências possuem valores dentro da faixa de tolerância.

A resistência equivalente em um circuito em série e em paralelo são dadas pelas equações 1 e 2, respectivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com