TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS DE COMUNICAÇÕES CONTROLADAS E HUMANITÁRIAS DE ÉTICA NO TRABALHO

Tese: ATIVIDADES PRÁTICAS DE COMUNICAÇÕES CONTROLADAS E HUMANITÁRIAS DE ÉTICA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Porto Alegre/ RS

Junho/2013

1. INTRODUÇÃO (ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO)

A ética está presente nas mais variadas relações desde a criação do mundo, e seu entendimento é muito subjetivo, pois sua aplicação depende da consciência ética de cada indivíduo.

Cabe a cada pessoa, consciente de seus atos, saber controlar aquele impulso dominador frente a uma situação que o levaria em vantagem em determinado momento, por exemplo, e colocar como prioridade o senso do coletivo e do bem comum.

Nas organizações não é diferente. O gestores, possuidores do poder de decisão devem possuir a consciência de seu papel mediante à organização, bem como na sociedade, pois estudos comprovam que a visão sistêmica é fundamental, visto que cada unidade interfere significativamente no todo.

A ética está presente desde pequenas atitudes, onde percebemos fundamentalmente qual é o perfil (caráter) de determinado indivíduo/organização, mediante determinada situação.

Atualmente, as organizações estão conscientizando-se da importância de uma postura ética perante a sociedade, visto que, seu “comportamento” acarreta fundamentalmente na imagem que o meio terá em frente à responsabilidade que ela demonstra possuir, e acima de tudo coloca em prática.

Debater em grupo quais as relações do filme com a ética profissional em Administração e as atitudes tomadas pelos personagens:

A principal relação referente à ética profissional em administração está ligada diretamente na falta da mesma. Empresas que no momento de sua contratação, você é tratado com toda a deferência e desempenha sua função de um forma bastante satisfatória e como mostra o filme, a forma em que você é demitido, este ato sendo feito por uma empresa terceirizada .

Em outro momento do filme, é a inovação da falta de ética, chega ao ponto de ser efetuado o desligamento via vídeo conferência. A atitude dos personagens vai da mais pura incredulidade, no caso dos funcionários demitidos, ao mais alto grau de indiferença e cinismo pelos responsáveis por estas ações.

Produzir um texto em equipe sobre os resultados desta etapa, para embasar a análise que comporá o relatório final:

Ao tratar-se de ética, vemos que em muitos casos cada grupo tem sua linha de conduta, em muitos casos se leva em conta os interesses políticos/financeiros para desta forma, pautar suas relações no que tange seu entendimento sobre a questão.

Com relação ao filme em que vimos (Amor sem escala), a falta de ética é demonstrada na forma como são desligados os funcionários de grandes grupos, que contratam empresas especializadas, para este momento tão delicado e de grande impacto social que causa a falta de emprego na vida de cada pessoa.

Confunde-se muito ética com moral. Na ética seguimos o que é bom para nós e para o grupo, desta forma, faço porque quero, já na moral, fazemos porque é estabelecido agirmos desta forma, sendo assim, sigo porque preciso.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1. SINOPSE DO FILME (FELIPE)

O filme Amor sem Escalas tem como objetivo mostrar as deficiências nos processos de demissão e questiona se a mesma deve ser feita de forma pessoal ou mecanizada; com base nisso ele conta a história de Ryan um executivo que desempenha o papel de demitir pessoas e tentar convencê-los de que perder o emprego é começo de uma nova vida, tal função exercida por ele que demonstra ser uma pessoa fria, calculista, sem nenhum tipo de sentimento. Por está sempre viajando Ryan não tem uma vida social e nem convívio com seus familiares, ao longo do filme demonstrar ser uma pessoa solitária que vive exclusivamente para o trabalho. Até que surge uma recém-formada que e contratada pela empresa em que Ryan trabalha trazendo consigo novas idéias e projetos que ameaçam a carreira e a vida que ele próprio criou. Porém, com a reestruturação na empresa em que trabalha faz com que ele pelo menos se sinta bastante incomodado, A fim de cortar custos, seu chefe resolve adotar um plano de demissão por meio de videoconferências o que tira Ryan da “zona de conforto” começa pelo fato dele receber a missão de ensinar à novata Natalie responsável pelo tal projeto de reestruturação, o ofício de demitir desconhecidos.

Diante disso o filme nos faz refletir a importância da comunicação dentro das empresas o momento da demissão é muito delicado é requer um processo de comunicação adequado e planejado pois não temos ideia de como será a reação das pessoas cada uma tem uma história de vida. A comunicação deve ser clara, franca e com muito respeito à realidade de cada um; não há um modelo pronto de demissão, mas uma postura que deve considerar cada pessoa de forma distinta. A recém formada Natalie não tinha a dimensão do impacto humano que uma ferramenta tecnológica – mesmo que devidamente testada – poderia causar. No filme as pessoas demitidas por vídeo se sentem desrespeitadas e, até mesmo, humilhadas.

2.2. ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (CÍNTIA E ADRIAN)

No filme Amor sem Escalas, é possível observar situações que envolvem a condutas éticas por parte do profissional, Ryan Bingham, que representa uma empresa terceirizada, de Recursos Humanos, especializada em dispensar funcionários de outras empresas de diversos lugares do EUA. O filme retrata a realidade da situação das organizações atingidas pela crise financeira que abalou EUA, em meados de 2009. Mostra as consequências dessa globalização, com árduas competições e a busca por profissionais cada vez mais atualizados e qualificados que atenda aos anseios da organização; Por contratação de empresas especializadas em dispensar (dispensas em massa) funcionários de seus departamentos, evitando assim, maiores consequências emocionais e judiciais.

De um modo geral o filme conta a ação desse profissional, cuja empresa de Recursos Humanos, atua na dispensar de funcionários de outras empresas de diversos lugares dos EUA, e cujas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com