TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Atividades Práticas Supervisionadas Ética E Relações Humanas No Trabalho

Exames: ATPS - Atividades Práticas Supervisionadas Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  5.423 Palavras (22 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

O trabalho foi elaborado com o objetivo de avaliar a relação entre Ética moral e lei e suas diferenças e semelhanças, na busca de caminhos para o comportamento ético, Devemos, por exemplo, fazer distinção entre ética, moral e lei.

No mercado atual de trabalho e a globalização qual a importância para empresas, a ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos, clientes internos e externos.

Este breve estudo teórico sobre ética e a relação com a moral, trata da importância da ética para o sucesso dos negócios. A intenção é de descobrir de que maneira o comportamento ético e as atitudes socialmente responsáveis podem traduzir-se em melhores resultados para as empresas, e evidenciar as verdadeiras motivações para exercer tal comportamento.

Diferentes visões sobre a ética nos negócios, com o intuito de aprofundar o estudo da relevância do comportamento ético. Após um breve estudo do objeto da ética, trata-se da importância do comportamento ético nas organizações e dos problemas causados pela falta deste e os benefícios diretos e indiretos do comportamento ético.

A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e exerce impactos nos objetivos, nas estratégias e no próprio significado de empresa.

Na medida em que pressupõe uma evolução dos meios de comunicação e das tecnologias de informação, influi também na conduta das empresas, já que seus atos passam a ser, cada vez mais, públicos e, logo, sujeitos ao controle social, o que demanda um cuidado muito maior com imagem que a organização transmite à sociedade.

Palavras-chave: Ética, Moral, Leis.

SUMÁRIO

1.1- O que é ética

1.2- O que é moral

1.3- O que é a lei

1.4- Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética, moral e lei)

2.1- Por que a ética nos negócios

2.2- Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos

negócios

2.3- É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa

prática

3.1- Conceito de responsabilidade social.

3.2- Os stakeholders envolvidos nesse processo.

3.3- Como implantar o processo de responsabilidade social no ambiente

de trabalho.

3.4- Certificações para empresas socialmente responsáveis.

3.5- Marketing social.

1.1.O que é Ética?

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos oumores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

O exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes tem início, na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Questionadores que eram, propunham uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando dessa forma ser correto, virtuoso, ético.

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.

Assim, podemos dizer que a ética se dá pela educação da vontade. Segundo Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia (2008), a filosofia moral ou a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são de onde vêm e o que valem os costumes. Isto é, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa, isto é, o senso moral e consciência moral individuais. Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo idéias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais. Já com relação à Consciência Moral, Chauí afirma que esta, por sua vez, não se trata apenas dos sentimentos morais, mas se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Isso significa ser responsável pelas conseqüências de nossos atos.

1.2. O que é moral?

Podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.

Assim, moral tem a ver com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com