TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Teórico-Prática em Psicologia II (Processos de trabalho)

Por:   •  16/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – FACISA

Graduação em Psicologia

Disciplina: Atividade Teórico-Prática em Psicologia II (Processos de trabalho)

Docente: Sabrina Cavalcanti Barros

 

AVALIAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE

 

Maria Luiza Rodrigues Silva

 

 

 

 

 

 

Santa Cruz/RN

2018

Os modelos organizacionais são diversos e seus processos constituintes, em relação a espaço físico, políticas e formas de gestão, se dispõem de acordo com as finalidades produtivas que se objetiva alcançar em cada uma delas. Desse modo, o trabalho desenvolvido, bem como as relações de trabalho existentes também flutuam de acordo com o tipo de organização que se observa.

Nesse sentido, o presente relatório discorre acerca de análises e discussões realizadas tendo como base visitas técnicas a três modelos de organizações distintos, sendo eles o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), a loja varejista que faz parte da rede de supermercados RedeMais, ambos na cidade de Santa Cruz-RN e, por último, às associações integradas à cooperativa Coopercacho, na cidade de Jacanã-RN.

No primeiro modelo organizacional visitado, foi possível identificar uma característica que se generaliza quando se trata de espaços de responsabilidade para com o cuidado às pessoas, como é o caso dos serviços de saúde. Esse ambientes, conforme abordado por Nunes (2006), requerem um maior rigor e padronização nas atividades desenvolvidas, por questões éticas profissionais e pela garantia de segurança do trabalho.

Por outro lado, no segundo ambiente de trabalho visitado, percebe-se que esse rigor e padronização, embora presentes, permitem uma certa flexibilização. Existem normas em relação ao uso de equipamentos de proteção individual e vestimentas, conforme abordado pela psicóloga que conduziu a visita, no entanto, o reflexo disso aparenta estar mais intimamente ligado a uma preocupação da empresa em relação a custos adicionais que as consequências de acidentes de trabalho podem vir a ocasionar.  

Ainda nesse aspecto de segurança, durante a visita ao terceiro modelo de organização, especificamente à associação que realiza reciclagem de garrafas pet para produção de vassouras e varais de roupas, diante do exposto pelos associados e responsáveis pela produção em relação aos inúmeros e corriqueiros acidentes de trabalho aos quais são expostos, infere-se a ausência de maior seguridade em relação ao trabalho desenvolvido por esses trabalhadores, quando comparado com os ambientes laborais anteriormente relatados.

Ademais, um outro aspecto que diferencia o trabalho realizado nos dois primeiros ambientes visitados é o vínculo empregatício diferenciado que esses servidores possuem, à medida que se organizam entre servidores públicos e privados.

Segundo estudos de Marconi (1997), as atividades laborais dos trabalhadores empreendem a ótica das diferenciações estruturais entre os cargos de serviços públicos e privados. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos profissionais do HUAB, excluindo-se aqueles prestadores de serviços terceirizados, acresce-se dos benefícios que são concedidos a classe de servidores públicos em relação aos trabalhadores do setor privado.

Esses aspectos, por sua vez, estão relacionado a estabilidade, em contraste à alta rotatividade característica das empresas privadas, tendo em vista que os períodos de recessão econômica impactam de forma mais amena os cargos públicos que não se encontram a mercê da lógica de demanda de mão de obra e as funções exercidas por estes estão menos suscetíveis, de acordo com direcionamentos estabelecidos por lei, à acumulação ou modificações. (Marconi, 1997)

Ainda em relação à essas diferenciações, o que pôde ser observado pelo funcionamento do supermercado visitado é que embora cada funcionário possua uma função específica, existe a possibilidade de manejo de sua força de trabalho para outra função desde que necessário ao aumento produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com