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Linguagem Xml

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Por:   •  25/5/2013  •  5.294 Palavras (22 Páginas)  •  555 Visualizações

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Introdução

A XML (eXtensible Markup Language, ou Linguagem de Marcação

Estendida) é um subconjunto da SGML (Standard Generalized Markup

Language, ou Linguagem de Marcação Padrão Generalizada) que

permite que uma marcação específica seja criada para especificar

idéias e compartilhá-las na rede. Ela tem as virtudes da SGML e da

HTML sem qualquer das limitações óbvias.

Pontos fortes da XML

 Inteligência: a XML é inteligente para qualquer nível de complexidade. A marcação

pode ser alterada de uma marcação mais geral como "<CÃO> Lassie </CÃO>" para

uma mais detalhista, como "<CÃO> <VENHA_PARA_CASA> <COLLIE> Lassie

</COLLIE> </VENHA_PARA_CASA> </CÃO>". As idéias são bem marcadas para que

"<VENDO_DOIS> duplo </VENDO_DOIS>" e "<MAIS_LICOR> duplo

</MAIS_LICOR>" sejam sempre valores diferentes. A informação conhece a si

mesma. Não é necessária mais nenhuma idéia indesejável;

 Adaptação: a XML é a língua-mãe de outras linguagens. Assim, linguagens como

DickML e JaneML tornaram-se possíveis. A adaptação é infinita. Marcações

personalizadas podem ser criadas para qualquer necessidade. Se uma marcação que

descreva como uma pizza pepperoni é diferente de uma pizza calabresa for

necessária, ela pode ser feita;

 Manutenção: a XML é fácil de manter. Ela contém somente idéias e marcações.

Folhas de estilos e links vêm em separado, e não escondidas no documento. Cada

um pode ser alterado separadamente quando preciso com fácil acesso e fáceis

mudanças. Não é preciso mais se achar em uma bagunça de marcações;

 Ligação: a XML possui uma maneira de ligar que inclui todas as formas de ligação.

Não só isso; ela liga de maneiras que a HTML não pode. A HTML pode fazer de uma

maneira simples, onde um objeto se liga a outro. A XML faz isso, mas também pode

ligar dois ou mais pontos a uma idéia. Existem ainda links gêmeos que ligam todas

as ideías dentro de uma mesma. Qualquer link entre uma idéia pode ser manipulado

de uma única maneira;

 Simplicidade: a XML é simples. Um usuário de média experiência que olha a XML

pode achá-la difícil de acreditar no que vê. Comparada com a HTML não. Comparada

com a SGML é um estudo de simplicidade. A especificação da SGML tem 300

páginas. A da XML, 33. Idéias obscuras e desnecessárias foram retiradas em favor de

idéias concisas. A XML vai direto ao ponto;

 Portabilidade: a XML é de fácil portabilidade. A razão da sua existência é força e

portabilidade. A SGML tem força. A HTML tem portabilidade. A XML tem ambas. A

XML pode ser navegada com ou sem o seu DTD (Document Type Definition, ou

Definição de Tipo de Documento - as normas que definem como as tags são

estruturas nos documentos XML), tornando o download mais rápido. Tudo que um

navegador precisa para ver XML é ter a noção que ela própria e a folha de estilos

controlam a aparência. Se uma validação estrita é necessária, o seu DTD pode

acompanhá-lo e fornecer detalhes exatos da sua marcação.

Objetivos do desenvolvimento da XML

A especificação da XML primou pelos seguintes objetivos:

 Deveria ser claro usar a XML na Internet;

 A XML deveria suportar uma grande variedade de aplicações;

 A XML deveria ser compatíel com SGML;

 Deveria ser fácil escrever programas que processem documentos XML;

 O número de recuros opcionais em XML deveria ser mantido em um mínimo

absoluto, idealmente zero;

 Os documentos XML deveriam ser legíveis pelos seres humanos e razoavelmente

claros;

 O projeto XML deveria ser preparado rapidamente;

 O projeto XML deveria ser formal e conciso;

 Os documentos XML deveriam ser fáceis de serem criados;

 A concisão na marcação em XML é de mínima importância.

Como a XML é definida

A XML é definida pelas seguintes especificações:

 Extensible Markup Language (XML) 1.0: define a sintaxe da XML;

 XML Pointer Language (XPointer) e XML Linking Language (XLink): define um

padrão para representar os links entre os recursos. Além dos links simples, como a

tag <A> da HTML, a XML possui mecanismos para ligar recursos múltiplos e

diferentes. A XPointer desceve como endereçar um recurso, e a XLink descreve como

associar dois ou mais recursos;

 Extensible Style Language (XSL): define a linguagem de folhas de estilos padão

para a XML.

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