TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Analise

Dissertações: ATPS Analise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1 – AULA-TEMA: CONCEITOS BÁSICOS SO: HARDWARE E SOFTWARE, CONCORRÊNCIA.

2.1.1 Glide Digital

2.1.1.1 Como funciona o aplicativo?

Primeiramente, deve ser feito um cadastro no site. Feito isso o SO roda no navegador normal como uma aplicação. Tem uma semelhança com o SO Linux Ubuntu. Na versão grátis são disponibilizados 30GB de espaço para o usuário. Na área de trabalho é possível acessar vários serviços oferecidos pelo próprio SO, tais como editor de imagens, editor de textos, serviço para criar seu próprio website, entre outros.

O que é não muito interessante é que todos esses serviços são abertos como nova aba no navegador e não como uma janela. Porém, há outras funcionalidades que são abertas como janelas.

2.1.1.2 Que tipo de funcionalidades são implementadas?

Apresenta a opção de personalizar o SO como qualquer outro que é instalado em uma máquina e deixa com a cara do usuário. Como também a opção de configurações que mostra o espaço restante, alteração de senha da conta do usuário, informações de cadastro e demais relacionados.

São oferecidos também aplicativos como, editor para desenho livre, lembretes na área de trabalho, entretanto são apresentados alguns inconvenientes. Esses lembretes são abertos por um “Painel de Controle de Lembrete” que possuem as opções de cor, esconder, deletar e novo. Porém se o painel de controle for fechado, os lembretes não permanecem por si na área de trabalho, ou seja, só estão ativos se o painel de controle estiver aberto e o mesmo não possui a opção para minimizar.

Outro ponto fraco: os serviços executados dentro do SO, que são abertos como janela e não em nova aba como os citados acima, não possuem a opção para minimizar, logo, só há opção para fechar ou maximizar.

Possui o serviço “Cube” que funciona como uma loja online de músicas, vídeos, fotos e relacionados e é possível reproduzi-los, mas não ficam arquivos no espaço em disco disponível. O SO possui a opção para fazer o upload de arquivos para ele a partir da sua máquina pessoal.

2.1.1.3 É possível instalar novos aplicativos?

É oferecida a opção para upload de arquivos como mencionado anteriormente, porém arquivos com extensão.exe não são arquivados, não é permitido esse tipo de arquivo. É possível realizar o upload de arquivos compactados, porém não há como extraí-los para então poderem ser instalados. Não há a opção para pesquisa de novos aplicativos, apenas os já existentes.

2.1.1.4 Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que o SO online apresenta.

Vantagens: os arquivos ficam arquivados em um servidor e não em uma máquina pessoal, diminuindo o risco de perdê-los. Possui as principais funções para um usuário realizar as suas tarefas diárias, sendo que esse pode estar acessando a partir de qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

Desvantagens: requer uma quantidade maior de banda, ou seja, a internet necessita ter uma velocidade razoável, senão a aplicação demora abrir e fica incômodo para o usuário que estiver utilizando-o.

2.1.2 Cloudo

2.1.2.1 Como funciona o aplicativo?

Primeiramente, deve ser feito um cadastro no site. Feito isso o SO roda no navegador normal como uma aplicação. Tem uma semelhança com o MAC OS e Windows. O uso é gratuito e não possui informações de quanto espaço é disponibilizado para o usuário. Na área de trabalho possui lixeira e atalho para acesso aos documentos do usuário logado. É bem próximo à realidade de um SO instalado em uma máquina pessoal. Conta com o botão Iniciar como em qualquer outro sistema convencional.

2.1.2.2 Que tipo de funcionalidades são implementadas?

O sistema possui vários skins e papéis de parede disponíveis para personalização do ambiente, tais como skins do Linux, Windows e MAC OS. Possui opção para fazer upload de um arquivo a partir do computador pessoal. Sempre quando se faz o upload de um arquivo para dentro dele, quando sai do SO e volta, o arquivo parece não estar lá, ele não aparece. Mas atualizando-se a janela aberta do SO o arquivo reaparece.

Possui aplicativos para desenvolvedores tais como, interface de linha de comando e ferramenta para desenvolvimento de aplicações, que por sua vez, é de tão fácil acesso que basta dar um clique com o botão direito e criar novo. O navegador de arquivos foi nomeado como Finder, semelhante ao do MAC OS.

Possui player de música, visualizador de imagens e relacionados. Um problema intrigante seria que a lixeira não abre a partir do desktop, é preciso abrir o Finder e a partir daí abrir a lixeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com