TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS BANCO DE DADOS ETAPA 1

Trabalho Escolar: ATPS BANCO DE DADOS ETAPA 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1:

Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em seguida, elaborar um resumo de pelo menos três páginas sobre o resultado da pesquisa.

A sigla SQL, de origem inglesa, significa “Structured Query Language”, que significa em Português, “Linguagem de Consulta Estruturada”. Uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional.

A linguagem SQL surgiu em 1974 e foi desenvolvida nos laboratórios da IBM como interface para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) denominado SYSTEM R. O objetivo era demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional criado com base em um artigo de 1970 escrito por Edgar F. Codd.

Outras linguagens do gênero surgiram, mas a SQL tornou-se a mais utilizada. A criação de um padrão para a SQL foi realizada em 1986 pelo American National Standard Institute (ANSI) e em 1987 pela International Organization for Standards (ISO).

SQL é uma linguagem essencialmente declarativa, isso significa que o programador necessita apenas indicar qual o objetivo pretendido para que seja executado pelo SGBDR. Alguns dos principais comandos SQL para manipulação de dados são: INSERT (inserção), SELECT (consulta), UPDATE (atualização), DELETE (exclusão).

função comandos SQL descrição do comando exemplo

inclusões INSERT é usada para inserir um registro (formalmente uma tupla) a uma tabela existente. Insert into Pessoa (id, nome, sexo) value;

consultas SELECT O Select é o principal comando usado em SQL para realizar consultas a dados pertencentes a uma tabela. Select * From Pessoa;

alterações UPDATE para mudar os valores de dados em uma ou mais linhas da tabela existente. UPDATE Pessoa SET data_nascimento = '11/09/1985' WHERE id_pessoa = 7

exclusões DELETE permite remover linhas existentes de uma tabela. DELETE FROM pessoa WHERE id_pessoa = 7

SQL possibilita ainda a criação de relações entre tabelas e o controle do acesso aos dados. Nesse caso, estes comandos fazem parte de uma família de linguagens de computador, qual podemos chamar de Linguagem de Manipulação de Dados (ou DML, de Data Manipulation Language). DML é um subconjunto da linguagem SQL que é utilizado para realizar inclusões, consultas, alterações e exclusões de dados presentes em registros. Estas tarefas podem ser executadas em vários registros de diversas tabelas ao mesmo tempo.

Pode ser procedural, ou seja, que específica o caminho de onde os dados devem ser obtidos do banco, ou pode ser também declarativa, em que os usuários não necessitam especificar o caminho de acesso. O padrão SQL é procedural.

Embora o SQL tenha sido originalmente criado pela IBM, rapidamente surgiram vários "dialectos" desenvolvidos por outros produtores. Essa expansão levou à necessidade de ser criado e adaptado um padrão para a linguagem. Esta tarefa foi realizada pela American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e ISO em 1987.

O SQL foi revisto em 1992 e a esta versão foi dado o nome de SQL-92. Foi revisto novamente em 1999 e 2003 para se tornar SQL:1999 (SQL3) e SQL:2003, respectivamente. O SQL 1999 usa expressões regulares de emparelhamento, queries recursivas e gatilhos (triggers). Também foi feita uma adição controversa de tipos não-escalados e algumas características de orientação a objeto. O SQL:2003 introduz características relacionadas ao XML, sequências padronizadas e colunas com valores de auto-generalização (inclusive colunas-identidade).

Tal como dito anteriormente, embora padronizado pela ANSI e ISO, possui muitas variações e extensões produzidos pelos diferentes fabricantes de sistemas gerenciadores de bases de dados. Tipicamente a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais principais.

Passo 2:

Elaborar um arquivo de texto contendo as consultas SQL para realizar algumas consultas para o sistema SIG. As consultas são baseadas nas tabelas do banco de dados ilustrados junto à descrição do desafio na figura 1.

 Consulta Clientes: Exibir os campos: nome, cidade, UF, idade, gênero. Os registros devem estar ordenados por nome. Filtros da consulta: cidade.

o SELECT NOME, CIDADE, UF, IDADE, GENERO FROM CLIENTE

WHERE CIDADE = 'SAO PAULO'

 Consulta Funcionários: Exibir os campos: nome, cargo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com