TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Banco De Dados Etapa 4

Ensaios: Atps Banco De Dados Etapa 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA1 PASSO 1

No artigo 1.1 da apostila “Introdução a banco de dados” informa sobre O Modelo Hierárquico, que foi o primeiro a ser caracterizado como um modelo de dados e que teve seu desenvolvimento firmado e possível através da união dos discos de armazenamento endereçáveis. Nesse modelo, os dados são organizados em hierarquia, os nós dessas hierarquias possui um acontecimento de registro e cada registro é uma coletânea de campos onde cada campo contém somente uma informação. No registro da hierarquia, o registro que antecede ao próximo é o registro-pai e os outros são registro-filho.

Desenvolvido pela PostgreSQL Global Development Grup, o PostgreSQL é um software de gerenciamento de Banco de Dados multiplataforma, ou seja, ele roda em todos os grandes sistemas operacionais, seu programa atual surgiu em 1995 e descendeu de um programa anterior iniciado por volta de1976. Atualmente é considerado um dos três melhores e mais usados em banco de dados por sua arquitetura, que utiliza o modelo cliente-servidor, uma sessão do PostgreSQL é composta por dois processos cooperando entre si mantendo a integridade dos dados.

No fim de 1970 surge o Oracle um SGBD criado no por Larry Ellison e co-fundadores da Oracle Corporation que criaram um modelo de banco de dados relacional, um diferencial na época que outras empresas não tinham. Esse SGBD utiliza a linguagem SQL e é multiplataforma.

O MySQL é um sistema (SGBD) criado na Suécia David Axmark, Allan Larsson ,que utiliza a linguagem de Consulta Estruturada,(Structured Query Language) é um dos mais populares por sua linguagem PHP incluída interagir com sites, tem como características ser multiplataforma, ser compatível com outras linguagens, é um software livre e sem custo nenhum .

O DB2 produzido pela IBM é um sistema de banco de dados relacional que usa a prática de abstração dos dados, com versões diferenciadas que vão desde mainframes a palmtops.

O MS SQL Server é um SGBD criado em pela Microsoft em parceria com a Sybase onde os dados costumam ser manipulados usando a linguagem SQL. Uma de suas versões o SQL Server 2008 R2 oferece outras linguagem para gerenciamento dos dados como C# ou VB.NET, endereçando as consultas ao invés de usar declarações SQL. Um dos pontos negativos desse SGBD está em algumas versões que não aceitam outros sistemas operacionais que não sejam o Windows, mas é bastante usado em sistemas de lojas e sites.

ETAPA 1 PASSO 2

O sistema de banco de dados (SBD) deve prover uma visão abstrata de dados para os usuários, isolando, desta forma, detalhes mais internos do BD. Nível físico: também chamado de “Esquema interno”, é o nível mais baixo de abstração. Descreve como os dados estão realmente armazenados, Nível conceitual (ou lógico): conhecido também como “Esquema Conceitual”, descreve quais os dados estão armazenados e seus relacionamentos. Neste nível, o BD é descrito através de estruturas relativamente simples, que podem envolver estruturas de níveis físicos complexos.

Nível de visões do usuário: é o nível externo, descrevendo partes do BD que serão visualizadas pelos usuários de acordo com suas necessidades.

SGBD é um conjunto de programas que cria e mantem um banco de dados, que auxilia na administração, de forma a manter a base, e melhorar a maneira de trabalhar com determinados dados.

Ele é baseado na percepção do mundo real, são conceitos que ajudam a descrever a base de dados que consistem em um conceito básico chamado de entidades.

E em um banco de dados um arquivo tabela e um gerenciador de arquivos GA, a diferencia entre um arquivo gerenciador de dados (GA) e um SGBD vão ser listadas a seguir, se um sistemas candidato SGBD, não possuir todas as características a seguir ele poderia ser considerado um GA de alto nível, no máximo, pois para ser um SGBD ele devera possuir seis regras em substituíveis.

Regra 1: Auto Contenção em um SGBD não armazena apenas os dados, e sim toda descrição deles, de forma que seus acessos estabeleceram um relacionamentos. Em um GA, em algum momento, os programas e aplicativos declaram estruturas que devem ocorre geralmente em C, Pascal e COBOL, ou geram os relacionamentos entre os arquivos. Mas quando define se uma forma do registro dentro do próprio programa, não está se lidando com um SGBD.

Regra 2: Independência dos Dados- Quando as aplicações estiverem realmente imunes as mudanças na estrutura de armazenamento ou na estratégia de acesso de dados, pode-se dizer que esta regra foi atingida. Portanto, nenhuma definição dos dados deverá estar contida nos programas da aplicação. Quando a criação de uma nova forma de acesso um novo índice precisar ser feito dentro do código da aplicação, não está se lidando com um SGBD.

Regra 3: Abstração dos Dados- Em um SGBD, é fornecida ao usuário somente uma representação conceitual dos dados, por causa que o sistema esconde certos detalhes sobre sua forma de armazenamento ou de como são mantidos. O chamado Modelo de Dados é um tipo de abstração utilizada para fornecer esta representação conceitual. Neste modelo, seus relacionamentos e suas chaves de acesso, vão ser exibidas ao usuário, existem três níveis de abstração de dados.

Nível físico é o nível mais baixo de abstração que descreve como os dados são armazenados.

Nível conceitual e o nível que descreve qual os dados são armazenado no DB e qual os relacionamentos entre eles.

Nível visão e o nível mais alto de abstração ao qual expõem apenas parte do DB.

Regra 4: Visões- Um SGBD deve permitir que cada usuário visualize os dados de forma diferente daquela existente previamente no BD. Uma visão consiste de um subconjunto de dados do BD, mas não necessariamente estes deverão estar armazenados no BD. Portanto, uma replicação de uma estrutura, para fins de acesso de forma diferenciada por outros aplicativos, não caracteriza o uso de um SGBD.

Regra 5: Transações- Um SGBD deve gerenciar completamente a integridade referencial definida em seu esquema, sem precisar, em tempo algum, do auxílio do programa aplicativo. Desta forma exige-se que o BD tenha ao menos instruções que permitam a gravação e o cancelamento de uma série modificações simultâneas.

Por exemplo: um cadastro de pedido a um cliente o qual deseja reservar cinco itens do estoque. Se existir algum bloqueio financeiro deste cliente (duplicatas em atraso) que impeçam a venda, a transação deverá ser desfeita com apenas uma instrução ao BD, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com