TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Banco De Dados Etapa 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: Atps Banco De Dados Etapa 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE BANCO DE DADOS 5

3 CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DE UM SGBD 5

3.1 ARQUITETURA DE UM SGBD 7

3.1.1 IMAGEM 1: ARQUITETURA DE UM SGBD 9

4 MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO (MER) 10

4.1 ENTIDADES 10

4.1.1 DIAGRAMA ENTIDADE- RELACIONAMENTO 10

4.1.2 ENTIDADES E CONJUNTOS- ENTIDADE 10

4.2 ATRIBUTOS 11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

Um Banco de Dados é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem ser utilizados por programas e por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder, por conjuntamente, estas informações, daí surge o nome banco. Para manipular esses dados é utilizado um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Todos os conceitos e características dessas ferramentas serão abordados ao longo deste trabalho.

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE BANCO DE DADOS

Um BD (Banco de Dados) é uma coleção de dados interligados, representando informações sobre um domínio específico.

Sistemas de bancos de dados são projetados para gerir grandes massas de informações. A gestão dos dados envolve tanto a definição de estruturas para o armazenamento de informações quanto os mecanismos que prevêem a manipulação da informação. Além disso, o banco de dados deve garantir a segurança das informações armazenadas, apesar das falhas do sistema ou das tentativas de acesso não autorizado. Se os dados são compartilhados entre vários usuários, o sistema deve evitar possíveis resultados anômalos.

Conceitua-se um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.

O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual a unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.

A abstração se dá em três níveis:

• Nível de visão do usuário: as partes do banco de dados que o usuário tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usuário ou grupo de usuários;

• Nível conceitual: defini quais os dados que estão armazenados e qual o relacionamento entre eles;

• Nível físico: é o nível mais baixo de abstração, em que define efetivamente de que maneira os dados estão armazenados.

Os bancos de dados mudam com o tempo, à medida que as informações são inseridas e excluídas. A coleção das informações armazenadas no bando de dados em determinado momento é uma instância. Já o esquema nada mais é que o projeto geral do banco de dados, este por sua vez dividido, dependendo do nível de abstração, em esquema físico, onde se descreve o projeto do banco de dados no nível físico, esquema lógico que descreve o projeto do banco de dados no nível lógico.

3 CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DE UM SGBD

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações de um BD, armazenar dados de forma eficiente, consultar dados obtendo respostas rápidas e modificar dados concorrentemente.

As funções básicas de um SGBD são:

• Método de acesso: Linguagem de definição de dados (DLL) permite especificar o esquema do banco de dados, através de um conjunto de definições de dados. A compilação dos comandos em DLL é armazenada no diretório de dados; Linguagem de Manipulação de Dados (DML) permite ao usuário acessar ou manipular os dados, vendo-os de forma como são definidos no nível de abstração mais alto do modelo de dados utilizado;

• Integridade semântica: garantia de dados sempre corretos com relação ao domínio de aplicação, exemplo, estados válidos para os dados (sexo: F/M);

• Especificações de RIS: que são as restrições de domínio, para que cada domínio de possíveis valores precise ser associado a cada atributo;

• Segurança: evita-se a violação de consistência dos dados, segurança de acesso e segurança por falhas;

• Concorrência: evita os conflitos de acesso simultâneo a dados por transações;

• Independência: transparência na organização dos dados, níveis de independência.

As características que um SGBD tem de ter:

- Controle de Redundância: A redundância, ou seja, a repetição de dados deve ser evitada para se minimizar possibilidade de inconsistências.

- Compartilhamento de Dados: Em um ambiente multiusuário deve-se possibilitar a manipulação simultânea de dados distintos ou dos mesmos dados conforme regras abaixo.

- Controle de Acesso: Verificação automática do tipo de acesso pedido por cada usuário. Os níveis de segurança são estabelecidos para cada usuário independentemente, de acordo com suas necessidades. A identificação de cada usuário, por parte do SGBD, é feita pelo nome e senha cadastrados.

- Controle de Transação: Transação é o conjunto de operações que devem ser executadas completamente. São normalmente usadas em situações críticas (atualizações ou inclusões) de longa duração que podem afetar a consistência do BD. Exemplo: bug do milênio, corte dos 3 zeros, aumento geral dos produtos, etc. O SGBD deve utilizar mecanismos internos para que nenhuma falha ocorra durante a execução da transação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com