TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Classificação E Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Classificação E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 12

Sistemas de Informação

6ª Série

Classificação e Pesquisa

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Paulo César Barreto da Silva

Faculdade Anhanguera de Santa Barbara

Thiago Salhab Alves

Faculdade Anhanguera de Santa Barbara

Sistemas de Informação - 6ª Série - Classificação e Pesquisa

Paulo César Barreto da Silva, Thiago Salhab Alves

Pág. 2 de 10

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto.

 Aplicar de forma eficiente os princípios de gerenciamento, organização e busca de informações.

 Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informações.

 Trabalhar em equipe.

Produção Acadêmica

 Relatório 1 – Pesquisa de Dados.

 Relatório 2 – Métodos de Ordenação.

 Relatório 3 – Árvores Binárias de Pesquisa.

 Relatório 4 – Árvores AVL e Tabelas Hash.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 2 a 4 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

DESAFIO

Desde 1903, quando foi aprovada pelo Congresso Nacional a lei que regulamentaria a concessão de energia elétrica pelo país, se fez necessária à criação de um meio de captação do consumo de energia pelos clientes das concessionárias de energia elétrica distribuídas pelo país 1.

Com o crescente número de clientes e a falta de tecnologia, o processo de coleta dos dados de consumo dos clientes de uma concessionária de energia elétrica era e continua em muitos casos, sendo realizada de forma manual. O método adotado de coleta mensal, em sua grande maioria, não possibilita nenhum controle do que está sendo consumido pelo usuário, em que tanto o usuário como a concessionária, somente teriam informações do consumo diante da coleta manual realizada pelos técnicos de campo.

Mesmo assim, o método de coleta manual por funcionários veio evoluindo com o tempo. A evolução da coleta de dados se deu, migrando das antigas fichas manuais, em que cada cliente possuía uma identificação em seu medidor, para os hand-fields2 utilizados

1 EDP, no Brasil. Geração, Comercialização e Distribuição de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.edpbr.com.br/energia/pesquisadores_estudantes/energia_eletrica/historia_energia_eletrica/historia_energia_eletrica.asp>. Acesso em: 04 out. de 2012.

2 Hand-fields - Coletores de dados sem fio que são utilizados para coleta de dados e posteriores descargas destes dados em uma base centralizadora de informações.

Sistemas de Informação - 6ª Série - Classificação e Pesquisa

Paulo César Barreto da Silva, Thiago Salhab Alves

Pág. 3 de 10

atualmente pelo funcionário da empresa de distribuição local de energia para apontar a leitura do relógio de energia do cliente.

Com a evolução e popularização das tecnologias, dentre elas a wireless, a forma de coletar as informações dos medidores pôde ser revista. Com o advento tecnológico da implantação de métodos de telemetrias3, passaram a serem mais difundidas as coletas de dados remotas.

Uma forma de utilização das tecnologias de telemetria adota a wireless para coletas e vem se tornando uma opção das concessionárias de energia elétrica. Uma das companhias que aposta nesta inovação tecnológica do segmento e está desenvolvendo soluções para essa demanda, é a empresa SmartXY XXI Informática. A utilização da telemetria se dá pela tecnologia ZigBee que através de diversas frequências de rádio, pode transmitir e receber dados que estejam em seu alcance, de maneira relativamente simples.

A tecnologia Smart Grid4 ou Rede Inteligente é a aplicação da tecnologia de informação para a gerência do sistema de consumo de energia elétrica. A tecnologia Smart Grid é difundida amplamente em países de primeiro mundo e passaram a ser discutidas também nos países emergentes, principalmente após as políticas de sustentabilidade terem se tornado foco dos governos internacionais.

O sistema consiste em gerenciar as informações de contabilidade dos serviços prestados, falhas ocorridas no sistema, possíveis configurações remotas e análise de divergências no fornecimento de energia elétrica, bem como redistribuição em caso de necessidade maior de consumo em determinada região.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com