TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE GESTÃO AMBIENTAÇ

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1:

Aula-Tema: A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental.

PASSO 1:

- Leitura do artigo.

PASSO 2:

- Vídeo : “ Uma verdade inconveniente”

PASSO 3:

Relatório sobre a Poluição Atmosférica

Atualmente as discussões sobre meio ambiente esta se tornando mais comum entre nós, ele não se trata apenas de um assunto restrito há profissionais da área.

Muitas pessoas vêm adotando as posturas ecologicamente corretas e assim contribuindo para um mundo melhor, pois muitos achavam que a natureza possuía recursos infinitos, mas não é bem assim, hoje em dia ela vem retribuindo com as consequências de todos. Assim apresenta-se a correlação entre o comportamento humano e a natureza. As empresas também mostram sua relação através das preocupações que veem mostrando com o meio ambiente, um exemplo é com a emissão de gases na atmosfera, muitos métodos vem sendo mostrado para evitar esse tipo de dano ao planeta. Esses danos, por exemplo, e o aquecimento global, que ocorre através da emissão de dióxido de carbono, a espessura da camada de ozônio aumenta, e assim maior quantidade de raios ficarão contidos dentro dela.

Afinal, pequenas ações que sejam praticadas simultaneamente pelos bilhões de pessoas do planeta geram um somatório mais valioso que grandes ações governamentais. É necessária uma mudança de atitudes, desde a educação primária à reeducação dos adultos, pois assim a natureza será um bem que desfrutaremos durante muitos anos.

PASSO 4:

Carta de ações preventivas de combate á poluição

Em Taubaté-SP vem ocorrendo um crescimento industrial e populacional. Isso ocorre a partir das políticas de desenvolvimento, hospitalidades e a melhoria em qualidade de vida da população.

Está havendo uma grande procura de empregos na cidade e também em educação, pois há oportunidades melhores de emprego e especializações em universidades para assim consecutivamente haver melhorias de vida.

Esses grandes aumento acarreta em aumentos de consumos como os lixos residenciais e industriais, e também com o aumento industrial, tecnológico e principalmente o urbano, a nossa cidade vem tendo um aumento crescente de poluentes atmosféricos, pois há maiores incidências de automóveis nas ruas, os trânsitos estão cada vez mais cheios e assim a liberação de CO2 vem aumentando, dessa forma possibilitando cada vez mais para o aumento do efeito estufa.

Devemos tomar atitudes simples e que nos ajuda muito para se evitar esses danos ao meio ambiente. Alguns exemplos serão citados abaixo:

1) Um problema muito comum é a falta de aterros sanitários ecologicamente corretos, pois aqui na nossa cidade não tem aterros, ele é mandado tudo para a cidade vizinha Tremembé-SP, e também muitas outras cidades encaminham tudo para lá. Então para diminuir a quantidade de resíduos enviados para o local já citado, deveriam instalar mais aterros em outras cidades.

2) As autoridades deveriam recorrer a recursos como televisão, anúncios, panfletos, rádios, outdoor,internet, entre outros meios para conscientizar a população dos maus tratos que causam a natureza como elas vem retribuindo para os mesmo . Assim mostrando as formas de criar projetos ambientais, tais como a separação de lixos e matérias recicláveis.

3) Aproveitando como foi citado acima sobre as autoridades, os mesmos deveriam dar incentivos para as empresas que possuírem o selo verde - e a eco etiqueta que a testa a qualidade ecológica, socioambiental, do produto ou serviço que tem o apoio da sociedade civil.

4) Investir nos automóveis de combustíveis fosseis, pois assim diminuirá a produção do CO2 , e consequentemente a população poderá fazer mais uso e transporte publico, rodízio e veículos e também uso de bicicletas e outros transportes não motorizados.

5) A partir das responsabilidades sociais, econômica e ambiental na nossa cidade, deveríamos estabelecer regras e princípios para a atuação para o desenvolvimento de projetos e também nas operações de executadas pelas empresas. Assim as mesmas terão mais desenvolvimento em relação ao meio ambiente e consequentemente ajudando para que a natureza continue um bem preciosas durante anos, e assim muitas pessoas poderão desfrutar das suas belezas.

Assim citamos algumas maneiras e atitudes que todos nós podemos adotar para haver uma diminuição dos poluentes do meio ambiente, trazendo métodos sustentáveis, evitando desta forma as emissões de gás carbônico na atmosfera, assim todos fazendo sua parte a natureza retribuirá para todas as futuras gerações resultando numa qualidade de vida melhor.

ETAPA 2:

PASSO 1:

- Debate

PASSO 2:

O simples ato de poluir pode ser considerado um atentado a todos os seres vivos, pois somos parte de um todo. O círculo é vicioso, e o que acontece à terra acontece ao homem.

A reciclagem é utilizar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

A compostagem do lixo orgânico (domestico),é uma prática de múltiplos benefícios. Primeiro, pelo impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir em até 75% o volume de resíduos orgânicos depositado nos aterros sanitários. Segundo, porque possibilita a fabricação de fertilizantes nutritivos para uso em hortas, vasos e jardins a custo zero. Praticamente todo o resto de alimentos pode ser transformado em composto. Cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café, saquinhos de chá, podas de jardinagem, guardanapos de papel e palitos de fósforo são alguns exemplos.

As queimadas urbanas são uma prática-crime freqüente, contribuindo para a degradação da qualidade do ar das grandes cidades, já atingidas pela poluição industrial e da frota de veículos.

Nos todos podemos fazer ações ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com