TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao Ambienta

Artigos Científicos: Atps De Gestao Ambienta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa PROINTER

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Aplicação em uma empresa de prestação de serviços logísticos

Alan Henrique Takao RA: 8807201

Gabriela Santos Fonseca RA: 1099578752

Patrícia Valéria dos Santos Gomes RA: 1099582346

Professora: Ana Flávia

Engenharia Produção Mecânica – 10º Semestre

RESUMO

O crescimento econômico que está diretamente ligado a noção de progresso social e evolução cultural acabam por incentivar o uso inconseqüente dos recursos naturais, de forma intensa e muitas vezes, irreversível. Devido à fatores como estes, as organizações já entenderam o compromisso, visando também uma segurança para os negócios, o que leva as mesmas a adotarem sistemas de gestão ambiental.

O presente trabalho tem como objetivo identificar ações conformes e não conformes dentro de uma determinada organização, para que, de tal modo o Sistema de Gestão Ambiental seja implementado.

1. Introdução

As organizações atentam para a necessidade de adaptações de sua gestão e de seu processo produtivo para que estes:

* agridam menos o meio ambiente,

* produzam menos resíduos,

* tragam benefícios ao seu consumidor,

* melhore a imagem da empresa perante a sociedade

* aumente os lucros.

Com essas ações, as empresas colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, e paralelamente visam atender as necessidades dos consumidores atuais sem comprometer o ambiente para gerações futuras.

A rápida consolidação da tendência de mobilização da sociedade em torno de questões relacionadas com a qualidade do meio ambiente nas últimas décadas foi evidente. A sociedade tenta impor às empresas um comportamento ambiental correto através de leis e normas, cujo cumprimento é verificado pelos órgãos de controle ambiental.

O final da década de 90 marca a transição da questão ambiental para as empresas, que deixa de ser um “tema de segundo plano” para se incorporar ao seu gerenciamento, visando sua credibilidade junto à sociedade através da qualidade e da competividade de seus produtos.

A grande importância para a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a NBR ISO 14001 é a chamada regulamentação, que acaba por transformar as empresas que adotam ou passam a adotar este modelo de gestão, pois há uma crescente pressão por inovações, uma melhora da qualidade ambiental mesmo nos casos em que a melhoria na produtividade de recursos não compense os custos, e ocorre também um aumento da probabilidade de que as inovações nos produtos e processos sejam amistosas ao meio ambiente, e também asseguram que uma empresa não possa galgar posições competitivas fugindo dos investimentos de natureza ambiental.

O gerenciamento ambiental é a forma com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com