TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Direito Etapa 1

Monografias: ATPS Direito Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera Indaiatuba

Tecnologia em Logística

Direito Empresarial

Etapa 1 ATPS - Direito Empresarial

Indaiatuba, 02 de Setembro de 2013

1 - (A) Profissionalmente => Quem exerce atividade profissional envolvendo três ordens: habitualidade, pessoalidade e monopólio.

(B) Atividade Econômica => Atividade empresarial, uma vez que quem a explora almeja o lucro ou riqueza.

(C) Atividade Organizada => É quando o empresário conjuga os quatro fatores de produção: capital, mão de obra, insumo e tecnologia, para circulação de bens e serviços.

2 - Conceito de empresário.

Considera-se empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens ou serviços. Sobre tudo ele deve conhecer as informações a respeito e disponibilizar ao mercado informações aos consumidores acerca de seus serviços fornecidos. Deve obter lucro através dessas atividades e formar quatro artifícios básicos, que são: capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia, O pré-requisito fundamental nessa atividade é efetivar a intermediação entre o produtor e o consumidor do bem ou usuário do serviço prestado. Sem um desses fatores não é considerada a atividade empresarial.

Segundo o código civil de 2002, existem quatro hipóteses de atividades que não são consideradas Empresariais são elas: Profissional intelectual: o exercente de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que contrate empregados para auxiliá-lo no trabalho. Salvo se no exercício da profissão, constituir elemento de empresa. Empresário Rural: Salvo se houver a inscrição nos registros da empresas (junta comercial). Cooperativas: Que são sempre sociedade civis.Também é proibida de exercer atividades comerciais funcionários públicos sejam eles Federais, Municipais e Estaduais.

3 - (A) Considera-se empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens ou serviços.

(B) Profissional Intelectual, Empresário Rural, Cooperativas e Prestadores de Serviços.

(C) 1º exercer o produto e circulação de bens, 2º pessoa física exerce empresa, 3º responsabilidade ilimitada, 4º alienar ou onerar bens imóveis vinculados ao exercício da empresa e 5º cônjuges podem ser sócios, salvo universal e separação obrigatória.

(D) Atividade empresarial realiza pela sociedade empresaria individual enquanto agente econômica cujo atuação é regulada pelos órgão públicos,junta comerciais,departamento nacional de registros mercantis e o conselho administrativo de defesa econômica.Nesta perspectiva serão analisadas os pressupostos constitucionais que norteiam a atividade econômica empresarial,que estão subjacentes ao sistema de defesa da concorrência,direto empresarial da concorrência e ordem econômica.

(E) Empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário

4 - O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto. Esta etapa ajuda ao empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá . Considera-se empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens ou serviços. Sobre tudo ele deve conhecer as informações a respeito e disponibilizar ao mercado informações aos consumidores acerca de seus serviços fornecidos. Deve obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com