TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ELETRÔNICA E INSTRUMENTAÇÃO

Por:   •  30/3/2016  •  Exam  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade II

Engenharia Mecânica 8ºB

DANIEL BRITO DE MACIEL RA:4473886357

MATHEUS DA SILVA PEREIRA RA: 3715633427

ALEXANDRE ALMEIDA RA: 4473886257

EVERTI GUTTERES RA: 4203794160

ATPS ELETRÔNICA E INSTRUMENTAÇÃO

CAMPO GRANDE/MS

NOVEMBRO DE 2015[pic 3]

SUMÁRIO

Etapa 1 – Passo 1 – Ferramentas de estudo dos Erros.................................3

. Medidas Diretas

. Medidas Indiretas

Etapa 1 – Passo 2 – Método de Kleine e McClintock.....................................4

Etapa 1 – Passo 3 – Erro em Instrumentos Analógicos................................5

. Erro de Paralaxe 

. Erro de Interpolação

. Erro em Instrumentos Digitais

Etapa 1 – Passo 4 – item 2 – Experimento Multimetros.................................6

. Definição de Resistores

. Objetivos

.  Relatório

Referencias Bibliográficas.............................................................................18

Etapa 1 – Passo 1 – Ferramentas de estudo dos Erros

As ferramentas que estudam os erros podem ser divididos em duas famílias:

  • Medidas Diretas:
  • Medidas tomadas com um tipo especifico de instrumento, exemplo paquímetro, micrometro, etc.

[pic 4][pic 5]

  • Medidas indiretas:
  • O valor da medida é determinado a partir de uma medição direta de outra grandeza, exemplo ensaio de fratura.

[pic 6]

Medidas diretas são muito usadas em laboratórios de metrologia e controle dimensional, e esta ligada diretamente ao controle estatístico do produto ou processo.

Medida Indireta pode obter através de uma trena, um cronômetro e uma balança, é possível realizar diversas medições. Isso ocorre porque as grandezas físicas estão relacionadas umas às outras e podemos inferir uma a partir das medidas de outras.

Etapa 1 – Passo 2 – Método de Kleine e McClintock

Método de Kleine e McClintock.Segundo esse método o resultado do cálculo de um erro é uma função das variáveis independentes x1 x2, x3,...,xn.

Chamando-se ∆z o erro do resultado e ∆x1, ∆x2 e ∆xn os erros das variáveis independentes tem-se o resultado apresentado na Equação abaixo.

[pic 7]

Ou :

[pic 8]

Etapa 1 – Passo 3 – Erro em Instrumentos Analógicos

Nos instrumentos analógicos a ponteiro, o erro geralmente é fornecido em termos de fundo de escala (FS), ou seja, o valor de corrente que origina a deflexão total do ponteiro levando-o até o fim da escala de medição.

Erro de Paralaxe 

Ocorre em instrumentos analógicos e é resultante de um posicionamento incorreto do observador em relação ao instrumento. Também conhecido como erro de falsa leitura.

 [pic 9][pic 10]

Erro de Interpolação

Além da possibilidade do erro de paralaxe, os instrumentos analógicos permitem a ocorrência do erro de interpolação. Esse erro origina-se em função do posicionamento do ponteiro em relação à escala de medida do instrumento.

Erro em Instrumentos Digitais

        Indicadores digitais mostram um leitura numérica o que elimina o erro do operador em termos e paralaxe e interpolação, a resolução desses instrumentos é mudança de tensão que faz variar o bit menos significativo  no display do medidor, não se pode confundir resolução com erro de medida, um instrumento pode ser sensível a 0,01mV.

Etapa 1 – Passo 4 – item 2 – EXPERIMENTO MULTIMETROS

Definição de Resistores

Pode-se definir um resistor como um componente que transforma energia elétrica em energia térmica por efeito Joule, muito utilizada em componentes eletrônicos, cuja finalidade é de limitar a corrente elétrica em um circuito.

         A resistência elétrica ou impedância, nada mais é, do que esta limitação da corrente em um determinado circuito. O resistor causa uma queda de tensão em algumas partes do circuito, mas nunca causarão queda da corrente, apesar do resistor causar a limitação da corrente.

1. Objetivos do Teste

Medir valores de resistências de resistores.

Estimar erros de aparelhos analógicos e digitais.

2. Relatório das medições

Os aparelhos de medida podem dividir-se, quanto à forma de apresentação do resultado da medição, em aparelhos analógicos e aparelhos digitais. Num aparelho analógico a indicação dada é uma função contínua da grandeza medida, como numa régua ou num termômetro de mercúrio. Num aparelho digital, a indicação é fornecida sob a forma numérica e varia por saltos discretos, como num cronômetro digital ou numa balança eletrônico.

         Os resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

No nosso experimento foi feito as medições dos resistores individuais, serie, e paralelo. Na atividade experimental foi usado 1 multímetro, 3 resistores de valores nominais diferentes, fios de ligação, e protoboard. E foi elaborada uma tabela com valores das cores dos mesmos.   

[pic 11]

Fonte: http://nerdeletrico.blogspot.com.br

Foi pesquisado o erro do aparelho através de seu manual na escala utilizada obtivemos a seguinte informação, segue tabela com faixa de erro na escala de resistências.

[pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (892.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com