TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ferramenta Para Sistema Web

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Ferramenta Para Sistema Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 4

1. RELATÓRIO DE ANÁLISE E LAYOUT

1.1. Resumo do artigo “Como Funciona a Internet”, dos editores de HowSttuffWorks

Mesmo com pouco tempo de vida, a Internet já se tornou indispensável para as novas gerações. Quem estava acostumado com pesquisas em bibliotecas pode até viver sem ela hoje em dia, mas para a geração “pós-Internet” isso é impossível.

Todas as pesquisas são feitas em casa, através de um clique. Toda a comunicação é feita por email, chat e redes sociais. As instituições de ensino, cada dia mais, exigem que o aluno façaas pesquisas dessa forma e a comunicação comprofessores, secretaria e supervisão é feita, basicamente, por email. O número de dispositivos conectados à rede cresce a cada dia e, quem ainda não é uma aranha nesta teia mundial, fica cada vez mais alienado e incomunicável.

Para entender como funciona a Internet, temos que entender os dois principais componentes que tornam isso possível:

Hardware: no hardware, o que torna a conexão da Internet com o dispositivo (computador, celular, tablet, etc...) são os cabos que carregam informações. Dentro do conceito de hardware para Internet também estão incluídos os próprios dispositivos, roteadores e todos os dispositivos que conectam todas as redes em uma só teia mundial (WEB).

As pontas finais, ou clientes, são os dispositivos que os usuários utilizam, como computador, smartphone, etc. Os servidores são as máquinas que guardam as informações acessadas pelos usuários. As conexões são os elementos que aderem e saem das redes a nível mundial. Os nós são “pontos deconexão ao longo de uma rota de tráfego”. Linhas transmissoras podem ser físicas (cabos,torres, etc.), ou sinais de satélites, torres 4G, etc.

Protocolo: É o conjunto de regras que permitem, ao dispositivo, fazer o que é solicitadopelo usuário. Os protocolos são a linguagem da Internet e possibilitam a comunicação entre um dispositivono Brasil, com outro no Japão. Os exemplos mais comuns de protocolo são o HTTP (Hipertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) e o FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivo). Esses protocolos, juntamente com tantos outros menos conhecidos devem ser usados para possibilitar a conexão com a Internet.

Os dois protocolos mais importantes são o TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão / Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). Esses protocolos estabelecem as regras de transmissão de informações, sem a necessidade de uma linguagem comum entre os dispositivos conectados e cuidam do endereçamento dos dispositivos, ou seja, o dispositivo tem um endereço único (nenhum outro dispositivo partilha desse endereço), permitindo que um dispositivo encontre o outro dentro desta redetão vasta, respectivamente. Existem duas versões de IP:a IPv4 (32 bits), que é usada atualmente, mas que enfrenta o problema de uma possível falta de endereços no futuro e a IPv6 (128 bits), que foi criada em 1991 pela IETF (Internet Engineering Task Force – Força Tarefa de Engenharia da Internet) e já está preparada para atender à nova demanda de endereços.

O protocolo TCP/IP funciona da seguinte forma: O dispositivo envia a requisição para o servidor DNS, que a aponta para o servidor-alvo. O servidor-alvo responde esta requisição diretamente para o dis-positivo. Em outras palavras, o servidor DNS procura o domínio que o disposi-tivo requisita e redireciona a requisição para o endereço de IP apropriado, atingindo o servidor deste domínio, que envia a resposta à requisição diretamen-te para o endereço de IP do dispositivo, conforme mostra a figura. Esta é uma abordagem flexível.

Quando o servidor alvo envia a resposta, ele envia em forma de pacotes. Os pacotes são partes de arquivos com tamanho em torno de 1000 a 1500 bytes, com cabeçalhos e rodapés que informamao dispositivo qual é a parte do arquivo que está dentro do pacote e torna possível que o dispositivo monte o arquivo completo e em ordem, como um quebra-cabeça.

Os pacotes não viajam necessariamente pelo mesmo caminho. Eles procuram o caminho menos congestionado, agilizando o tempo de resposta.

Claro que o funcionamento da internet é muito mais complexo do que o que foi descrito acima, mas em uma visão geral, é assim que esta grande teia funciona.

1.2. Lista dos Sites de Lojas de Informática Visitados

Os sites visitados foram:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/home.cgi

http://www.lojamegabrasil.com.br/

http://www.megamamute.com.br/index.aspx?&gclid=CMeapuXLhrYCFQ7znAodgRYA5w

http://www.extra.com.br/Informatica/?Filtro=C56&utm_source=Googlepatrocinado&utm_medium=Cpc&utm_campaign=INFO_Informatica&cm_mmc=Extra+-+Pesquisa+1-_-INFO+-+Inform%C3%A1tica-_-Inform%C3%A1tica-_-lojas+de+informatica_Phrase&cm_guid=1-_-100000000000000023678-_-19409747065&gclid=CLf_mOvLhrYCFQSnnQodKjcAxg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com