TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Custo Logistico

Exames: ATPS Gestão De Custo Logistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 7

CST em Logística

Gestão de Custos Logísticos

INTRODUÇÃO

Os custos logísticos representam um tipo de custo fundamental em uma empresa, estes são identificáveis em quase todas as operações, ou seja, participam de forma ampla nos custos empresariais. Sendo de grande importância a sua devida identificação e organização, para que não venha a se tornar um empecilho no processo de redução de custos e consequente melhoria do nível de serviço ao cliente.

Segundo o Instituto dos Contadores Gerenciais- IMA (1992) “Os custos logísticos são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo.”

Neste trabalho serão apresentados e explanados os custos logísticos com foco nos custos com transporte, englobando todos os modais e também os custos com armazenagem.

ETAPA 1

Passo 2

Gestão de Custos Logísticos

1-Neste contexto podemos definir custos logísticos como sendo os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processos de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo.O papel do gestor deverá ser de total fiscalização e atenção quanto aos custos, pois todo o planejamento para ser rápido e econômico passará por sua analise, um planejamento errado poderá decretar o fracasso de todo o processo, exemplo de uma frota própria de uma empresa de entregas, se o gestor analisar bem todos os conceitos de custos, atentar para o mercado sempre em mudança, poderá obter um grande sucesso para a empresa economizando tempo e dinheiro.

2-Custos Diretos: São custos que podem ser diretamente apropriados a cada tipo de objeto, pela sua fácil identificação e mensuração no momento de sua ocorrência.

Custos Indiretos: São custos que não podem ser diretamente apropriados a cada tipo de objeto, no momento de sua ocorrência por nãoestarem diretamente relacionados ao mesmo.

Custos Fixos: São custos estruturais que ocorrem período após período, sem alterações.

Custos Variáveis: São custos que variam em função do volume da atividade.

Custos Controláveis: São custos que são influenciados pela decisão e ação de um gestor e pode ser identificado ao objeto ou rastreado em determinado processo à atividade.

Custos Não Controláveis: São custos que não podem ser influenciados pela decisão e ação de um gestor. Custo Relevante: São custos futuros que diferem entre as diversas alternativas. Para ser relevante,um custo não deve ser apenas um custo futuro, mas também precisa ser diferente de uma alternativa para outra.

Custo Relevante: Tais como os custos de embalagem ou os custos de manutenção de inventário.

Custos Irrecuperáveis: São custos incorridos no passado e que não são relevantes para decisões do presente, pois não se alteram em função das decisões.

Custo Incremental ou Diferencial: São custos importantes na análise dos custos logísticos sendo normalmente considerado um custo extra-associado a uma unidade adicional.

Custos Ocultos: São custos que não são visíveis aos gestores, mas que afetam o resultado econômico da empresa, pois ocorrem em condições anormais de operação associado são conceito de perdas tais como falhas e desperdícios nos processos logísticos.

Custo Padrão: São custos que podem ser considerados como um custo elaborado, que contempla aspectos físicos e monetários em que são considerados, dentro da normalidade, os materiais, mão de obra, equipamentos e outros custos aplicados ao produto/serviço ou a atividade.

Custo Meta ou Alvo: É o custo que a partir do preço de mercado do produto /serviço e tendo definida a margem de lucro desejada, a diferença é o custo meta.

Custo no Ciclo de Vida: É um sistema que fornece informação para que sejam entendidos e gerenciados os custos existentes nos vários estágios ou ciclos de um projeto, desenvolvimento, fabricação, comercialização, distribuição, manutenção, serviços até a entrega do produto.

Custo Kaizen: É o custo que está relacionado a melhoria contínua dos processos, visando a redução

Constante dos custos em todas as fases do ciclo de vida de um produto / serviço.

3-• Características de recebimento: Contemplando volumes por grupo de produto, modo de transporte, características da carga etc.

• Características de acondicionamento: Contemplando estocagem – quantidade por pallet empilhamento de pallet, temperatura requerida etc.

Características de seleção de pedidos: Contemplando volume por grupo de produto embarcado, quantidade de lote de pedido, modo de transporte, taxa de atendimento de pedido e tempo de atendimento.

Características de re-embalagem: Contemplando bens danificados e especiais.

• Necessidades de Etiquetagem, Necessidades de mão de obra direta e de

Equipamentos, Necessidade de recursos indiretos (supervisão, manutenção de equipamentos, limpeza, segurança, suprimento etc.)

4-O transporte talvez seja o mais importante custo de uma empresa que quer se tornar vencedora no mercado. Ter uma frota própria ou não, terceirizar, o custo de frete, a qualidade do transporte, o prazo para que chegue de acordo com a satisfação do cliente, analisar qualidade, densidade, acondicionamento, a facilidade de manuseio, de carga e descarga, e ter uma qualidade total fazem toda a diferença para uma maior competitividade no mercado.

A empresa que se planeja, para todos esses fatores sempre estará um passo a frente do concorrente que não se planeja e que acaba gastando muito mais e faturando muito menos.

5-Um dos objetivos na logística é transportar com qualidade e de preferência sem avarias nas embalagens, daí o porquê desse custo, ser tão importante em todo segmento logístico, a escolha das embalagens se torna tão quanto importante a escolha do modal para transporta-la, tem de se pensar em que tipo de embalagem transportar, escolher o tipo de embalagem pode padronizar um entrega já que seria fácil a identificação por todas serem iguais e se distinguirem por códigos, embalagens de fácil manuseio, acondicionamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com