TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Logistica Empresarial

Dissertações: ATPS Logistica Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO: TECNOLOGIA EM LOGISTICA

PROFESSOR (a) A DISTANCIA: Prof. Me. Ademir Leite

TUTOR PRESENCIAL: Sylmara Biasi

DISCIPLINA: Logística Empresarial

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Logistica Empresarial no trabalho para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Campinas 2014

INTRODUÇÃO

Etapa1: A atividade desta etapa visa à importância de compreender todos os conceitos centrais da cadeia de suprimentos, tendo como fator relevante da logística a diferenciação e a vantagem no mercado competitivo.

Etapa2: A atividade desta etapa foca em uma atividade muito importante para que possamos compreender e analisar a cadeia de suprimentos com foco nos processos que envolvem toda a produção de um bem ou serviço visando a potencialidades e as fragilidades dos processos como um todo. Precisamos nesta etapa traçar compreender as estratégias criando mecanismo com atuação nas deficiências percebidas da operação.

Etapa3: A atividade desta etapa tem o objetivo da integração na cadeia de suprimentos tendo como visão um resultado evolutivo que busca a constante qualidade em todo o processo.

Etapa4: A atividade desta etapa mostra a visão de desenvolver estratégias em novos mercados que visam a vantagem competitiva de nossos concorrentes estando com um passo a frente do mercado atual.

Desafio: Nosso maior desafio neste trabalho foi ter em primeira mão o contato com as ferramentas que visa à gestão da cadeia logística integrada, focando no aperfeiçoamento dos aspectos de melhoria continuada que darão uma visão favorável de mercado, pois a atualidade hoje nos faz gestores que devem ter aplicações nas análises e no conhecimento mais amplo sobre as atuais tecnologias e com as diretrizes extracurriculares para nosso aprendizado.

ETAPA 1

1. DESCREVER, DETALHADAMENTE, A EMPRESA IDENTIFICADA.

1.1 - Nome da Empresa: Industria Campineira de Sabão e Glicerina Ltda.

1.2 - Localização: Rod. Dom Pedro I, Km 133,6 – Jardim Santana – Campinas - SP

1.3 - Segmento de atuação: Matéria Prima

1.4 - Empresa: Grande Porte

1.5 - Tamanho: 90.000 m².

1.6 - Missão: Respeitar as normas ambientais e a natureza;

Trabalhar sempre com o proposito de satisfazer as necessidades de nossos clientes em relação aos produtos e fazendo de nosso atendimento um diferencial frente a nossos concorrentes.

Ter no programa de gestão da qualidade um componente funcional que traga benefícios e supra as necessidades de nossos clientes, da empresa, de nossos funcionários de nossos fornecedores e prestadores de serviços;

Buscar sempre oportunidades de redução de custo para que possamos ter preços competitivos, com margens satisfatórias, que possibilitem investimentos e remuneração adequada dos funcionários e proprietários.

1.7 - Valores: Alcançar nossos objetivos de maneira honesta;

Sermos responsáveis aos nossos acordos e contratos firmados com nossos clientes, funcionários, fornecedores e prestadores de serviços;

Buscar desenvolvimento profissional constante, visando a constante evolução;

Respeitar o meio ambiente.

1.8 – Linha de Produtos: Ácidos Esteáricos, dupla e tripla pressão, ácidos graxos e hidrogenados.

1.9 - Público Alvos: Multinacionais.

2. DESENHAR E COMENTAR SOBRE A REDE LOGISTICA DA EMPRESA.

CADEIA LOGÍSTICA DA CAMPINEIRA

INDICADORES DE APOIO.

PRPP

Comentário do Fluxo: Conforme fluxo apresentado acima, a empresa Induscamp visa atender toda a cadeia logística em Just-in-time, por ser uma indústria localizada em campinas, interior de São Paulo.

Toda a cadeia de suprimentos, esta fundamentada em fornecedores parceiros, que visam à competitividade do mercado tendo foco no Cliente Final.

As matérias primas e são adquiridas de frigoríficos, através de contratos de longo prazo, com entrega em carretas tanques, em Just-in-time. A matéria prima chega a granel e são armazenados em tanques aguardando destino para utilização. Isso nos dá grande agilidade no processo, permitindo que nossa empresa mantenha um estoque médio de 144 horas de produção.

Os processos internos da cadeia como um todo foca em estoques estratégicos de abastecimento na produção que gera um alto grau de competitividade no mercado. Com esse sistema integrado, a empresa tem uma vantagem.

A empresa está também sempre buscando a aperfeiçoar seus espaços físicos para estoque de produtos (Matéria Prima e Produto Acabado), com foco na programação de entrada e saída de material visando os fluxos operacionais. O processo produtivo sempre esta atento na cadeia e no atendimento dos pedidos programados sempre puxando ou até mesmo empurrando todo o processo fabril para melhor atendimento no lead-time das entregas futuras com o comprometimento na qualidade que a empresa oferece.

Os estoques estão altamente controlados, através do conceito da gestão de estoque por rotativos diários e inventários anuais, que garantem assim surpresas futuras que impactam nos pedidos para entrega na data prometida para o Cliente, gerando uma parceria confiável com os fornecedores tanto interno como externos.

Fluxo de Caixa: A Induscamp, antes de qualquer tomada de decisão, avalia como anda o desempenho do seu fluxo de caixa para verificar se a mesma anda saudável, pois assim ela consegue elaborar planos de investimentos que são importantes para seus negócios estratégicos no ramo de matéria prima, observando as informações mais relevantes e menos importantes que fazem parte da sua análise de projeção.

Todas as informações financeiras e contábeis já estudadas, como o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, e outras medidas voltam à cena para que se possa validar ou não a implantação dessa nova proposta de investimento, más para isso ela foca em etapas importantes para sua decisão e visa quais são os fluxos de caixa que são mais relevantes e como eles podem alterar os fluxos gerais da empresa que são pensados em longo prazo.

A Induscamp visa sempre a avaliação de seus projetos de investimento, e para isso ela avalia todos os pontos abaixo para possível tomada de decisão.

 Custos irrecuperáveis.

 Custos de oportunidade.

 Capital de giro líquido.

 Demonstrações financeiras.

 Necessidades de capital projetadas.

 Fluxo operacional de caixa projetado.

 Projeção do fluxo de caixa e valor.

 Risco de previsão.

 Defesa contra erros de previsão.

 Análise de cenários.

 Avaliação dos limites.

 Lucro líquido.

 Análise de sensibilidade.

 Opções gerenciais.

 Planejamentos de contingências.

2.2 – LER O ARTIGO A SEGUIR INDICADO:

Análise de Melhoria na ferramenta Organizacional: A Induscamp sempre encara as ferramentas, estabelecendo as metas para cumprimento do planejamento como base nas prioridades em melhorar o desempenho sobre as atividades estabelecidas. A operação logística busca os serviços de transportes, visando uma concorrência de mercado que direcione a retenção de clientes.

O planejamento será mais eficaz de acordo com as características da demanda projetada que estabeleça uma comunicação transparente focada no Just-in-time, buscando ter um número maior de contrato com seus fornecedores, gerando assim maior segurança e agilidade nos processos internos e externos.

Os gestores da Iduscamp estabelecem uma relação com seus Clientes que facilitam a circulação das informações mercadológicas que geram medidas que são peça fundamental e que trazem agilidade que possibilitam os atendimentos em um número muito maior que o esperado levando uma vasta vantagem competitiva a frente de seus concorrentes.

3 – VANTAGENS COMPETITIVAS IDENTIFICADAS NA EMPRESA:

Para que a empresa possa alcançar uma posição dentro do mercado competitivo, ela precisa estar capacitada em ter seus produtos diferenciados de seus concorrentes que capacita em operacionalizar com custos menores, qualidade, que visam aumentar seus lucros.

Os serviços/produtos devem ter seus valores agregados oferecendo um diferencial para seus Clientes tendo uma relação eficiente, permitindo a agilidade em todo o processo operacional dentro da cadeia de logística sem ter a demagogia de falsas promessas aos seus Clientes e Fornecedores, conquistando assim seu voto de confiança e eliminando suas perdas que às vezes são desnecessárias.

Com essa vantagem, a empresa oferece preços competitivos tendo responsabilidade, transparência e todo o comprimento da demanda através de informações que visam com base para o desenvolvimento organizacional como um todo para que a mesma consiga sobreviver em um mercado que a cada vez fica mais competitivo e acirrado, e com isso, a empresa precisa definir seus planos objetivos e estratégicos com metas a alcançar sendo bem preparada e desenvolvida pelos seus gestores para uma realidade do mercado em que atua.

ETAPA 2

INFORMAÇOES LEVANTADAS COM OS GESTORE (GARGALOS).

 Greve no porto;

 Greve em aeroporto;

 O fluxo muito grande de material que chega;

 Problemas no sistema;

 Quando faltam pessoas da prevenção e perdas;

 Falta de mão de obra.

QUAIS FORAM OS “GARGALOS PERCEBIDOS”?

 Entre os gargalos percebidos os que mais foram destacados foram:

 A falta de planejamento no armazenamento dos materiais

 Problemas no sistema devido queda de energia

 Problemas com transporte

 Fluxo grande de material, etc.

 O estoque não suporta a quantidade de material que chega para uso na produção

ONDE SÃO ARMAZENADOS ALEATORIAMENTE: VEJA:

 Porta pallets:

 Expedição:

 Recebimento:

1. QUE FATORES OS LEVARAM A PERCEBER OS “GARGALOS”?

 Foi no processo de armazenamento de itens que chegavam a grandes volumes e alguns deles saiam em pouco tempo de estocagem.

 Os fatores que nos levaram a perceber os gargalos foram atrasos de entrega da mercadoria. Atrasando a produção e consequentemente correndo riscos de entrega de pedidos.

2. NO QUE ESSES “GARGALOS” AFETAM AS ATIVIDADES DA EMPRESA?

 Os gargalos afetam toda a operação desde o Recebimento do material até a saída do mesmo para a produção, podendo ocorrer manobras de trabalho repetidas vezes. (problema interno).

ETAPA 3

ESTRATEGIA UTILIZADA PELA EMPRESA

Um dos elementos principal que integram a estratégia de toda a cadeia de suprimentos é definir com frequência todas as entregas que visam uma antecipação com base nas definições dos fluxos operacionais, que são o ponto de partida das entregas.

Todos os processos estão relacionados ao formato EDI que visam à gestão das demandas juntos aos transportadores de forma antecipada e com feedbacks tendo uma relação ampla da cadeia de logística integrada com rastreabilidade das mercadorias entregues de acordo com o contrato estabelecido entre a empresa e seus fornecedores.

ELABORAR PROPOSTA DE MELHORIAS

Para as gestões dos gargalos a empresa encontrou uma nova filosofia de perspectiva para melhorar os resultados, desenvolvendo toda a equipe focando a assiduidade, produtividade e o lucro. Estabeleceu uma nova adaptação no sistema de planejamento, programação, ativando o controle da produção, com foco em novos softwares que determinam uma gestão de cargas máquinas e controle nos estoques total, tendo todo o processo sincronizado.

Com toda a estratégia e seus recursos alocados, a empresa passou a ter um aumento em sua produtividade e seus estoques ficaram organizados, através do departamento de controle de estoque que efetua todos os dias seus inventários rotativos conforme veremos nos KPI’s abaixo. Esse processo deu-se em uma melhora em sua produtividade e nas demandas atendidas conforme programação do PPCP, ao qual esta gerando lucros e novos recursos para seus colaboradores como: Otimização de layout, cursos de aperfeiçoamento, planos de carreira e outros. Outro ponto importante é o objetivo de se ter o atendimento sem as interrupções indesejáveis nos processos, pois as informações estão servindo como base para os próximos anos com planejamentos mais eficazes na projeção dos pedidos que demandam toda a carteira de clientes.

O acompanhamento do PCP (Plano de controle de produção) prepara a programação da produção fazendo analise de tudo que tem em estoque, tudo em sequencia e emitindo e liberando as ordens de compra, e industrialização que foi feita no acompanhamento e controle de produção. À medida que o planejamento se estreita, tendo dificuldades de lidar com problemas e gargalos, chega a um momento que se realiza a programação detalhada de produção seja por equipamento ou centro produtivo, com visão critica e geral entre os três níveis hierárquicos da administração da manufatura, podendo analisar qual será a sequencia das atividades e fatores que vão fornecer suporte para cada uma das etapas e com toda essa estrutura e organização podemos eliminar todos os tipos de avarias e gargalos.

1. INDICADORES DE DESEMPENHO DO ESTOQUE

 Planejamento de contagem por semana é de 350 itens da curva ABC, sendo 70% para itens de classe A, 20% para itens de classe B e 10% para itens de Classe C.

 Acompanhamento de acurácia por depósitos visando uma melhoria contínua nos processos de separação, armazenagem e consumo nas ordens de produção através de baixa por reporte de ordem de produção.

 Acompanhamento nos ajustes referente aos acertos efetuados, para uma melhora nos níveis de estoques para o planejamento de produção e suprimentos. Esse ponto é muito importante para que possamos entender como anda a desempenho de toda a operação do processo logístico.

A cadeia de suprimentos está sempre em mudanças frequentes, pois de acordo com a gestão dos negócios, o modelo de atuação fornece mais rapidez e agilidade na fabricação e nas entregas de seus produtos, visando uma meta no baixo custo de seus produtos com qualidade assegurada tendo uma boa relação com seus fornecedores que estão em amplas mudanças tendo uma visão expandida.

ETAPA 4

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Para a empresa ter um fluxo de caixa saudável é necessário sempre entrar mais receita do que despesas, nem sempre uma empresa lucrativa terá um caixa saudável. Existem algumas ferramentas que ajudará a identificar e tratar as oportunidades que fará com que a empresa elimine as perdas e diminua o custo para produzir. (5w2h, 5 ´por quês, fmea, six sigma entre outros).

É importante também identificar as áreas de risco e monitorar assim ajudou a garantir com que o plano de contingência seja ativado tão logo quanto possível.

Priorizar os ganhos, identificar infraestrutura critica, localizar vulnerabilidades criar cenário modelo, desenvolver pessoas e monitorar o ambiente de risco são pontos chaves para ajudar a gestão e prever gastos evitando surpresas. Dentro de uma empresa não existem apenas controles de dinheiro mais o controle de ativos também é muito importante, pois sem esse controle investimentos inesperados surgiram e poderão comprometer o caixa.

TENDENCIA DE MODELO DE GESTAO

No mercado moderno as empresas precisam inovar constantemente para se manter no mercado, além de Superar as expectativas agradar e conquistar sempre que possível lhe trará bons resultados. O Preço não é o único requisito que o cliente observa, qualidade, vantagens, e atendimento entre outros são requisitos que darão peso para a escolha do produto ou serviço a ser comprado.

Flexibilidade para aceitar novas ideias incluirá uma mudança profunda na cultura organizacional.

Segue algumas tendências de gestão da Schréder Iluminação do Brasil LTDA.

 Velocidade e bom atendimento

1-Eficiência e velocidade na entrega dos produtos em 24 horas após o pedido, superando a expectativa do cliente (Just in time).

 Vantagens e qualidade

Através de uma roteirizarão da equipe de vendas seguindo um planejamento estratégico podemos disponibilizar vantagens para os clientes como datas preferenciais para vencimento do boleto e data de entrega.

INOVAÇÃO

Cadeia de suprimentos está em constante mudança e com uma grande frequência em um curto espaço de tempo. Algumas alternativas podem ajudar a diminuir o custo e aumentar a eficiência e produtividade em um atendimento, por exemplo:

As redes virtuais irá dar para o cliente a opção de fazer um pedido pelo site da Schréder, é uma opção aonde trará benéfico para ambas as partes.

Sistemas e interfaces são requisitos que ajudaram em um controle melhor e a dar visibilidade do negocio.

Além do mais profissional treinado que conheça o mercado, sistemas, indicadores trarão uma resposta mais rápida e assertiva nas tomadas de decisões e diminuirá consequentemente o custo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que uma empresa venha ter o sucesso esperado no mercado, ela precisa ter seus processos logísticos fundamentados em toda a cadeia de logística que fazem estar em sintonia gerando qualidade nos serviços prestados a seus Clientes. A sinergia departamental serve como apoio nos processos produtivos para que andem em sincronia tendo uma visão focada gerando a satisfação de seus colaboradores internos e Clientes satisfeitos com seus produtos recebidos.

A organização continua traçando traçar metas e fazendo com que as mesma seja alcançada de maneira clara e objetiva, com isso ela chega ao ponto em que busca, visando os lucros obtidos.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://docs.google.com/fileview?id=0B7S4Pp3KDYaHY2Q0YjhhOTEtYmNjOS0 0ODEyLWJlY2MtOGIzZDk5NDAyZmQ2&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 set. 2012.

https://docs.google.com/fileview?id=0B7S4Pp3KDYaHZWMyNWQwZDktYjRmNy00MjMxLWE4NjAtOWMyOGM3MjIwMjA2&hl=pt_BR

LIVROS DE PESQUISA:

(PLT-619)

(Livro Martin Christopher e SEBRAE)

(Livro logístico na Cadeia de Suprimentos. Uma perspectiva Gerencial – David A. Taylotr – Editora Pearson.)

INTERNET DE PESQUISA:

https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:IiZ3rMfjv6MJ:www2.videolivraria.com.br/pdfs/14640.pdf+&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiqcnI8EYjZ24_tHHKvPwgWHBuAlNKw7o3ymTYXXVn7CKo0NRyxSp_fearUrh2vBGQoU7roQ6yG6eJlPlDiHjXkvi11PtneL0rWLKhNIhB22bRrrc7SdAh098n4tizHyVJb7Gqs&sig=AHIEtbQdrbdTszJQBP-rcGlse0Hn3NEzhw

Fonte: www.syncreon.com

Fonte:www.aprendersempre.org.br

BURBIDGE, J. L. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1983.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII/ERP: conceitos usos e implantação. São Paulo: Atlas, 1997.

FAÉ, Cristhiano Stefani; ERHART, Alexandre; MENESES, Gustavo. Sistemas avançados de planejamento da produção: uma aplicação na indústria moveleira. Rio de Janeiro: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2007.

...

Baixar como  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »