TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Operações De Terminais E Armazéns Etapa 4

Artigos Científicos: ATPS Operações De Terminais E Armazéns Etapa 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 15

Etapa 4 - Aula-tema: Planejamento da armazenagem. Tecnologias de informações na armazenagem. Portos e armazenagem alfandegada

Passo 1

A logística existe desde os tempos onde se começou a produzir mais do que necessitava e com isso surgiu as necessidades de armazenamento e transporte. A logística moderna visa reduzir o tempo de intervalo entre produção e cliente final agilizando processos que são divididas entre primária que são os transportes, manutenção de estoques e processo de pedidos, e de apoio que são armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, manutenção de informação, etc.

Portanto a logística visa sempre buscar o lucro por meios de armazenagem como possuir espaços físicos para estocar e permitir o transporte de produtos, esses lugares de armazenagem pode ser:

- Armazéns: Uso geral, frigorificados, guarda de materiais inflamáveis, elevados, subterrâneos ou coberto com terra;

- Galpões;

- Abrigos transitórios;

- Áreas de estocagem: a retalho, a grosso, recebimento e expedição, abertas, etc.

Conta-se também com um elaborado processo de distribuição e organização das frotas para maximização do transporte e redução de tempo com qualidade, conforme a demanda de trabalho e tempo de respostas dos fornecedores aumentando a agilidade da distribuição em menor tempo.

A utilização de um planejamento nas questões de logística interna na empresa corresponde a um diferencial na atual competitividade das empresas, visto que, esta atividade está diretamente relacionada com custos. Desta forma, a armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.

A cada dia que passa vem aumentando o número de empresas de pequeno, médio e grande porte fazendo assim movimentar a economia do país com o giro de capital e suas importações e exportações, consequentemente as empresas precisam de serviços como portos ou terminais alfandegários para que possam exportar e importar seus produtos ou matéria-prima de fora para dentro do país ou regiões ou vice e versa.

Conforme vem crescendo ou até mesmo diminuindo essa questão da importação e exportação, as empresas necessitam de um controle de planejamento e armazenamento que muitas vezes é usado pelas mesmas uma ferramenta para esse processo chamada de WMS (Warehouse Management System), que permite agilizar o processo de armazenamento e distribuição de mercadoria otimizando o trabalho da empresa, o controle de estoques e gastos.

A vantagem de usar o sistema WMS ou Gerenciamento de Armazém é que a mesma oferece uma rotação objetiva dos produtos armazenados no estoque, maximiza os espaços do armazém, é monitorado eficientemente o fluxo de produtos através do código de barras do mesmo.

Existe também a transmissão em tempo real do fluxo de produtos e fornece relatórios sobre status das mercadorias armazenadas. Portanto com o uso dos Portos e Terminais Alfandegados Brasileiros e com o uso da ferramenta WMS para o controle e gerenciamento e armazenamento de estoque fica claro que os objetivos são maximizar o espaço para armazenagem, aperfeiçoar o tempo entre a fabricação e o consumidor final, redução de custos e agilidade no processo de transporte, tendo um controle desde a entrada até a saída dos produtos e a produtividade dos funcionários podendo assim controlar mais eficientemente os gastos e lucros que o processo de armazenagem e distribuição da fábrica.

Passo 2

1. Portos e Terminais Alfandegados Brasileiros

“Alfandegar é o ato de tornar uma área delimitada sobre controle aduaneiro.”

A legislação aduaneira por vezes usa três expressões para a área que pode ser alfandegada: locais, recintos ou terminais. O conceito de recinto é genérico, pois abrange os locais alfandegados de zona primária e de zona secundária. Estão divididos entre os que se localizam na zona primária (portos, aeroportos e pontos de fronteira) e os que se localizam na zona secundária, denominados terminais alfandegados.

Os terminais alfandegados são áreas situadas na zona secundária destinadas ao recebimento de carga de importação ou de exportação controladas pela Alfândega. Portanto devem ser dotadas de áreas para armazenagem, pátio de contêineres, perfeito controle de entrada e saída de carga e local para os serviços aduaneiros. O acesso da carga a esses terminais é feito através do regime de trânsito aduaneiro.

Os recintos e os terminais podem ser de uso público, que poderão ser objeto de concessão a pessoas jurídicas de direito privado. Podemos arrolar os seguintes recintos alfandegados de uso público: os portos; aeroportos; pontos de fronteira e o collins posteaux.

Os portos são terminais alfandegados, de zona primária, destinados a navios, cujo alfandegamento está regulado pela Lei nº 8.630/93, também conhecida como Lei dos Portos e Dec. 1.912/96.

- Porto Organizado: o contruído e aparelhado para atender às necessidades da navegação, da movimentação de passageiros ou da movimentação e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob a jurisdição de uma autoridade portuária;

- Operação Portuária: a de movimentação de passageiros ou a de movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquaviário, realizada no porto e organizado por operadores portuários;

- Instalação Portuária de Uso Privado: a explorada por pessoa jurídica de direito público ou privado, dentro ou fora da área do porto, utilizada na movimentação de passageiros ou na movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquaviário.

Os aeroportos são terminais alfandegados, de zona primária, destinados a aviões, cujo alfandegamento depende de prévia autorização do Ministério da Aeronáutica e do Ministério da Fazenda. Os aeroportos alfandegados possuem alguma partes de destaque na organização da Alfândega que o jurisdiciona, entre as quais podemos destacar.

- Pista: setor exterior do aeroporto, para fiscalizar a chegada e saída de aeronaves, orientando o encaminhamento do que é doméstico e o que é internacional, fiscalizando a descarga da mercadoria e seu destino aos armazéns, bem como a chegada de passageiros internacionais, encaminhando-os para o Setor de Bagagem.

- Bagagem: setor que fiscaliza o conteúdo das bagagens que chegam do exterior.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com