TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Geral Da Administração Etapa 1

Exames: ATPS Teoria Geral Da Administração Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Buscamos através deste trabalho, mostrar o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução influenciou e influencia ainda a maneira pela qual a administração é aplicada até hoje. A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes não percebemos, mas podemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer.

Etapa1

Surgimento das teorias da administração.

Em sua origem a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, atualmente administração é a função que faz com que as organizações sejam produtivas e muito mais que eficientes. Uma das vertentes da administração é a habilidade humana, que é a capacidade de saber lidar com as pessoas e “usá-las” para alcançar os objetivos propostos pela organização, na qual estão inseridos. Um bom administrador precisa saber liderar, ter sensibilidade para compreender as necessidades humanas e ao mesmo tempo, motivá-las para que todos os objetivos sejam alcançados.

Muitas das ideias precursoras e pioneiras das teorias e técnicas da administração evoluíram de praticas do passado. Países, exércitos e organizações religiosas vem há muito tempo criando soluções para lidar com recurso e realizar objetivos.

Países como Grécia de que no século V a.C., com um período muito fértil de produção de ideias que veio a influenciar profundamente a pratica da administração e se colocam entre as mais importantes contribuições para a civilização.

Influencias administrativas relacionadas à política como a Democracia, Ética e Qualidade.

As organizações militares que há mais de 3.000 anos com seus exércitos vem criando soluções para administrar grandes contingentes de pessoas envolvidas em operações complexas e arriscadas. As quais influenciam diretamente nos conceitos sobre estratégia, planejamento, logística e hierarquia que são utilizadas até os dias de hoje não só nas forças Armadas, mas também em todos os tipos de corporações.

Roma com a construção de seu império apresentou o primeiro caso no mundo de organização e administração multinacional. Com a conquista de e outras cidades e para cuidar destes impérios os romanos criarão diferentes tipos de executivos: reis, imperadores, cônsules, magistrados e outros. A conquista destas cidades eram uma de suas principais fontes de receitas os coletores de impostos arrendavam o direito de recebê-los e assumiam a obrigação de remunerar o estado.

A igreja Católica com o fim do Império Romano, herdou seu modelo de administração a começar pela administração de território com suas dioceses, províncias e vigários, a igreja copiou não só o tipo de organização geográfica, mas também a linguagem para designar administradores locais.

No século XX com o inicio da revolução industrial Frederick Winslow Taylor diante da visão da necessidade de criar técnicas para o trabalho, pois não havia métodos e sem métodos os trabalhadores faziam o trabalho de acordo com palpites ou suas intuições e os administradores tinham como avaliar seu desempenho.

Partindo desta necessidade Taylor liderou um movimento para a criação da administração cientifica. Os princípios e as técnicas deste movimento era promover a prosperidade entre patrões e empregados. Ou seja, pagar altos salários aos empregados para aumentar a eficiência. Usando o sistema de pagamento por produção que fazia o rendimento do trabalhador aumentar de acordo com seu esforço, com isso Taylor conseguiu aumentar expressivamente a eficiência dos trabalhadores.

O princípio de administração cientifica de Taylor é dividido em quatro etapas.

1-Pagar salários altos e obter baixo custo de produção.

2-Aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de se executar tarefas.

3-Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

4-Deveria haver uma atmosfera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com