TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Administração 2 Etapa 2013

Trabalho Escolar: Atps Teoria Da Administração 2 Etapa 2013. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  7.058 Palavras (29 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 29

Introdução

Objetivo desse trabalho é abordar o tema Processos Gerenciais informando e comparando definições sobre os assuntos Empresa, Administrador, Ambiente empresarial e Estratégia Empresarial utilizando conceitos de diferentes autores, a fim de aprender os conceitos de cada tema e formar uma conclusão. Por fim serão discutidas as implicações éticas de cada tema abordado no trabalho e qual é a influência que ela pode exerce sobre o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. O presente trabalho traz alguns pontos chaves desenvolvido na administração, apresentamos resumidamente alguns pontos básicos: fundamentos da administração e contexto organizacional, planejamento, organização, direção, controle e administração empresarial.

O entendimento dos pontos acima tenta demonstrar como estes influenciam no funcionamento da empresa, e mesmo como destes dependem seu desempenho no mercado.

Iniciando com os fundamentos da administração e seu contexto organizacional, buscamos depreender como esta organizada e como funciona uma empresa.

No planejamento entendemos a importância desta área, e como este departamento atua e sua atuação vital nas diferentes escalas da empresa.

Buscamos entender como os departamentos de organização, direção e controle delimitam a atuação da empresa, bem como, sua estrutura vai desenhar o presente e futuro desta.

O trabalho ressalva estas áreas e sua respectiva importância para que o objetivo final seja alcançado de forma plena e satisfatória pela empresa, proporcionando à empresa e seus colaboradores a realização pessoal e profissional almejada.

SUMÁRIO

2.1 Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

2.2 Processos Administrativos: planejamento

2.3 Processos Administrativos: organização

2.4 Processos Administrativos: Direção

2.5 Processos Administrativos: Controle

2.6 Processos Administrativos: administração da ação empresarial

ETAPA 1:

AMBIENTE EMPRESARIAL

Desde o crescente aumento da globalização, o ambiente empresarial tem demonstrado ser extremamente

Competitivo e instável, tornando cada vez mais difícil tomar decisões vitais para o sucesso da empresa de forma consciente.

O cenário em ambiente empresarial na atualidade passa por mudanças significativas decorrentes de novos valores e percepções, quase sempre voltados exclusivamente à busca da qualidade e da produtividade em níveis de excelência, condições básicas para a sobrevivência num ambiente altamente competitivo. Essas mudanças, traduzidas principalmente por novos métodos e processos de trabalho e de produção, refletem tanto na vida pessoal do profissional, como também nas suas relações em seu ambiente de trabalho dentro das organizações.

O fato é que, muito se menciona sobre qualidade nas empresas. Tem-se exigido “qualidade” em todos os departamentos e setores. Pede-se qualidade na produção, nos processos de atendimento, marca e imagem dos produtos etc. No entanto, para que haja esta tão requerida qualidade, deve haver também equilíbrio no ciclo entre funcionário, ambiente de trabalho e condições de Qualidade de Vida no Trabalho. Todo sistema de uma empresa é algo criado para atingir seus objetivos, funcionando como um todo integrado, tendo aspecto fundamento de todo sistema.

A empresa deve ser capaz de atualizar seus conceitos e manter-se bem informada conquistar seus aliados e seus trabalhadores serem profissionais no trabalho. Ser veloz e manter a excelência no que faz ser ético e alerta às oportunidades. Não deve desperdiçar nada e deve estabelecer metas que sejam: claras, objetivas e motivadoras, precisam acenar com perspectivas de desenvolvimento para as equipes e quanto mais audaciosas e sedutoras melhor.

A empresa campeã é formada por todo um quadro de funcionários campeões, que exercem uma dependência mútua entre si. Onde cada parte contém o todo e o todo contém as partes. Ela trata o aspecto humano como o principal, criando um clima agradável e prazeroso para os funcionários. Fazendo com que todos tenham o mesmo sonho e os mesmos objetivos. Tendo na sua linha de frente, funcionários que tem contato direto com os clientes, profissionais capacitados e com condições de trabalho.

As vitórias são obtidas por seres humanos e não apenas por planos e estratégias. Basta dizer o que se espera deles e eles farão exatamente o que lhes foi pedido.

A motivação em uma empresa campeã é ponto fundamental. Pessoas motivadas brilham. As pessoas são únicas e precisam ser tratadas assim, dispensando a atenção necessária à todos e não a um determinado grupo.

Como citado anteriormente à empresa deve ter um sonho comum e seguir o trajeto para realizar este sonho. Não abandonar seus objetivos e estar ciente que a empresa precisa de você e de todos os outros trabalhadores unidos. A pedagogia empresarial visa sempre no melhoramento à qualidade de prestação de serviço. As empresas têm abrindo muitas portas para profissionais mostrarem seus serviços, assim solucionando problemas da empresa, e melhorando o ambiente empresarial com novos projetos. Muitas empresas têm um sério problema de lidar com seus grupos, assim tendo menor rendimento na empresa.

EMPRESAS

As empresas são organizações com características individuais, que atuam em diversos ramos de atividade e seguimentos comerciais visando lucro. As empresas utilizam variadas estruturas organizacionais, com o objetivo de criar bens ou prestar serviços, atendendo as necessidades diversificadas do mercado para atender variados tipos de clientes. As empresas utilizam recursos humanos e não humanos para alcançar tais objetivos lucrativos, com a comercialização de bens ou serviços produzidos buscando a sustentabilidade . As organizações nascem da necessidade de cooperação, utilizando a interação de mais do que um individuo com objetivos em comum.

Para o sucesso de uma empresa ou qualquer organização é preciso identificar as necessidades da sociedade e supri-las de acordo com seu seguimento. Mesmo sendo uma organização com fins lucrativos, um dos maiores objetivos da empresa é atender às necessidades da sociedade, possuindo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com