TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PLANO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

Dissertações: ATPS - PLANO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  5.568 Palavras (23 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – PLANO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

Disciplina: Gestão de Conhecimento

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Ma. Irma Macário

Aline Nogueira da Silva – 4922910196

Larissa Alves da Silva- 4928929028

Larissa Cristina Silva-– 4561909837

Paula do Nascimento Feitosa – 4974885037

Ribeirão Preto / SP 2013.

Introdução

A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização (NONAKA e TAKEUCHI, 2008).

Ela também pode ser entendida como a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis das organizações (SVEIBY, 1998).

A Gestão do conhecimento se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento (ROSSETTI e MORALES, 2007).

A Gestão do conhecimento “se ocupa dos processos gerenciais e infra-estrutura física e digital que facilitam, favorecem e estimula os processos humanos de criação, compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos” (TERRA, 2005, p.2).

A partir das definições acima, podemos chegar à conclusão que a gestão do conhecimento é responsável pelo fluxo de conhecimento na organização. Os gestores do conhecimento devem garantir que o fluxo de conhecimento aconteça por completo na empresa: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

Conceitos de gestão do conhecimento.

Para Maria Perillo (artigo online publicado em 23 de julho de 2009), a Gestão do conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro das empresas. Devido as grandes mudanças ocorridas, como a globalização da economia e o avanço tecnológico, conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.

Segundo a autora a Tecnologia da informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim para o sucesso de uma estratégia. Hoje ao contrário de antigamente onde as empresas guardavam escondiam seus conhecimentos, na gestão do conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento para que seja distribuída aos interessados, cujo segredo está em divulga-lo em toda a empresa, e não mais detê-lo.

O conhecimento se torna ativo nas organizações, portanto motivar, recompensar e reter pessoas que têm o conhecimento é o foco das empresas bem sucedidas.

É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores às pessoas e a empresa.

A Gestão do conhecimento é um recurso muito valioso e estratégico para as vidas das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherão os frutos do mesmo, com isso a agilidade e rapidez no negócio passam a serem características das empresas que adotam esse recurso. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, é necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades.

Ainda conforme Maria Perillo, cada vez mais a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo empresarial, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva e sim o seu gerenciamento é que faz a diferença. Com Gestão do Conhecimento temos a “venda” do projeto para todos os colaboradores, a importância do treinamento e da educação, todos os participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia, a premiação como forma reconhecimento e a comunicação clara atinge todos os níveis afetados.

A Knowledge Management (GC), vem de encontro com o capital intelectual e a Tecnologia da Informação e é preciso reorganizar esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos. Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor.

Afirma Peter Drucker que o Conhecimento é um dos ativos mais importantes das organizações, muito embora seja de difícil registro nos demonstrativos econômico-financeiro. Apesar disso, o conhecimento pode ser considerado um ativo mais importante do que maquinas, ferramentas e edificações. Segundo Drucker que os ativos mais importantes em uma empresa do século XX eram os equipamentos de produção. Já no século XXI, serão seus trabalhadores do conhecimento e sua produtividade.

De acordo com Peter Drucker, existe um conceito que define a atual sociedade do conhecimento:

“A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O conhecimento difere de todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo e todos começam com a mesma e total ignorância.”

Com base nesse conceito, a sociedade atual é chamada de Sociedade do Conhecimento ou da Informação. Nela inúmeros dados são transformados e manipulados para que a pessoa possa assimilar e utilizá-lo de maneira ágil e prática.

Para compreender a Gestão do Conhecimento, é preciso definir os seguintes conceitos:

Dado: podem ser registros de transações, números, gráficos, a matéria prima para a produção da informação. Ex.: textos, imagens, códigos, documentos, etc.

Informação: São dados interpretados, dotados de relevância e propósito. Ex.: pode ser um conjunto de dados organizados e compreensíveis. Segundo Peter Drucker.

Conhecimento: o conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos. O conhecimento é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com