TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Plano de aula

Seminário: ATPS – Plano de aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS – Plano de aula

Etapa 2

Passo 1

Leitura do tema: Os objetivos educacionais e seus níveis , contido na página 113 do livro-texto do curso de didática geral.

Passo 2

Quarto relatório parcial

Objetivos:

Entender o processo que levou o Brasil a se tornar independente. Os alunos terão uma breve explicação sobre a independência do Brasil, buscando esclarecer que a independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português , e a conquista da autonomia política .

Compreender a declaração de independência do Brasil, em 1822, como parte de um processo histórico maior.

Esclarecer o que foi a Crise do Sistema Colonial e como se deu a influência dos homens livres pobres e “de cor” nesse processo de independência.

Explicar as intenções políticas de movimentos de contestação da administração colonial e imperial do Brasil

Discorrer o assunto, trazendo importantes tópicos a serem discutidos para melhor compreender o processo de Independência. Os tópicos que irão pautar o desenvolvimento da aula, e melhor compreensão dos alunos são :

- O que foi a Crise do Sistema Colonial?

- 1808: Embrião da Independência.

- Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

conhecer melhor o que foi e como se deu a Independência de nosso país; levando em consideração a falsa ideia de que a população pobre da colônia não tenha participado desse fato histórico e que tenha ocorrido, somente, graças à proclamação de Dom Pedro às margens do Ipiranga.

Compreender a unidade de diferentes acontecimentos associados a uma conjuntura.

Desenvolver a capacidade de absorção dos alunos para o tema proposto, de forma a facilitar o aprendizado dos mesmos. Os tópicos mencionados neste plano de aula, serão divididos em grupos na classe para que cada grupo de alunos, possa discorrer e abrir debates sobre os conteúdos, facilitando a fixação dos mesmos. A leitura e estudo do texto também será feita pelos alunos, como forma de visão geral e ampla do tema antes de entrar em assuntos específicos do mesmo. O uso de lousa e slides com fotos para melhor expor a aula também será aplicado, utilizando-se assim de um computador e data-show para tal apresentação.

Fechar a aula recorrendo a uma reflexão sobre os ideais da Independência, e se realmente houve liberdade, igualdade e fraternidade entre os brasileiros e se realmente existe nos dias de hoje.

Passo 3

Leitura do capítulo 6 do livro-texto curso de didática geral.

Passo 4

Quinto relatório parcial

Tema da aula:

Esta aula tem como embasamento para o seu planejamento, a utilização de diferentes fontes históricas, que compõem o texto “ A independência do Brasil e o território nacional” publicado na Revista Escola. Texto de Gladys Sabrina Ribeiro “O desejo da liberdade e a participação de homens livres pobres e de cor na independência do Brasil. Texto sobre o dia do fico publicado na revista Educar para crescer. Livro A independência do Brasil (1080-1828) de Marcia Berbel, editora Saraiva.

Este tema foi dividido em duas fases para melhor compreensão dos alunos. Num primeiro momento apresentamos uma visão geral e panorâmica sobre o que a história relata a respeito da independência do Brasil.

Em 9 de Janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nessa idéia, pois pretendia recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia essa idéia. Porém , D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: “ Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que eu fico”. Após o dia do fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil. Além dessas medidas, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desorganização social. Durante esta viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que exigia sua imediata volta para a metrópole. Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro, que, ao próximo ao riacho do Ipiranga, levantou sua espada e gritou: “Independência ou morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, e marcou a independência do Brasil. Em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Na outra fase deste plano , passamos a destacar os fatos históricos da independência do Brasil de forma mais específica, para que assim os alunos possam aprofundar conhecimentos sobre o conteúdo.

A Independência do Brasil, proclamada à margem do rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, e que foi reconhecida por Portugal apenas no ano de 1825, se deu em um período conflitante onde a colônia (Brasil) não se via como tal e sua autonomia crescia a ponto de os brasileiros se verem no mesmo patamar da metrópole. Havia uma luta não para desvincular o Brasil de Portugal, mas sim para tornar as terras brasileiras uma extensão das terras lusitanas, ou seja, tornar o Brasil não mais como colônia, explorada, subjugada, mas como unida ao império luso-brasileiro. Portugueses e brasileiros agora irmãos, filhos da mesma mãe. Porém é necessário esclarecer como e por onde a ex-colônia caminhou para chegar a Independência, da mesma forma, entender como os portugueses encaram essa situação.

O que foi a Crise do Sistema Colonial?

O Antigo Regime Colonial é um modelo interpretativo abordado pelo historiador Fernando Novais, em sua obra “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Regime Colonial” ele explica como essa crise influenciou a antiga colônia se tornar independente. A palavra “Antigo” é utilizada para diferenciar esse sistema colonial do neocolonialismo que surge no século XIX. Esse Sistema Colonial se define pro três características básicas: A dominação política, no caso de Portugal sobre as novas terras; A exploração comercial, o monopólio dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com