TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PPCP Etapa 2 - Passo 4

Dissertações: ATPS PPCP Etapa 2 - Passo 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS PPCP

Etapa 2 – Passo 4

O sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo.

É fundamental sua adequação as necessidades estratégicas e objetivos atuais e futuros da empresa, considerando os níveis de investimento, esforços organizacionais exigidos, e uma análise dos sistemas disponíveis no mercado, para escolha do sistema mais adequado as características produtivas da empresa.

Outro fator importante para o sucesso do sistema, é a forma como é implantado, um projeto desta importância deve ter o envolvimento de todos os colaboradores, disponibilizando treinamentos adequados na implantação de todas as suas etapas, e seu gerenciamento deve ser integrado as demais funções da empresa.

Seu objetivo é melhorar a capacidade da empresa em atender a demanda do mercado, as necessidades e expectativas dos clientes; melhorar a qualidade no processo, sem comprometer a habilidade, a velocidade, e a pontualidade na entrega; minimizar custos na utilização de recursos produtivos, fortalecendo as empresas e tornando-as mais preparadas as constantes mudanças nos ambientes internos e externos.

A Programação da Produção engloba as atividades que determinam quais as quantidades a serem produzidas, os volumes disponíveis de materiais a serem empregados e os recursos que serão utilizados para a produção ao longo de um período.

Todos estes sistemas são, basicamente, centrados na utilização de aplicativos informatizados como ferramentas de suporte às decisões em administração da produção e, particularmente, em PPCP.

A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo, e basicamente consiste em decidir quais atividades produtivas devem ser realizadas, quando e que recursos devem ser utilizados para atender à demanda traçada através das decisões do plano mestre de produção ou diretamente da carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decisões é dos mais complexos dentro da área de administração da produção.

Isto se deve principalmente ao volume de diferentes variáveis envolvidas e sua capacidade de influenciar os diferentes e conflitantes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP. Com isto, as decisões decorrentes da Programação da Produção podem virar um problema se as soluções intuitivas forem inadequadas pelas limitações humanas de administrar informações.

O mercado já apresenta varias alternativas de softwares para apoiar a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas, entre eles os aplicativos MRP e o MRP II.

O papel do MRP é de apoiar as decisões sobre o momento e a quantidade do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços.

O MRPII funciona a partir do plano mestre que define os estoques/listas de materiais, a disponibilidade de mão de obra, os equipamentos, para depois gerar a necessidade de compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com