TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Projeto De Iluminação De Quadra Poliesportiva

Artigo: ATPS Projeto De Iluminação De Quadra Poliesportiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Projeto de Iluminação de Quadra Poliesportiva

ALUNOS:

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Projetos de Engenharia do curso de Engenharia Elétrica - 2014 turma turno Noturno da Anhanguera Educacional. Ministrado pelo professor.

ASSUNTO DO PROJETO

Desenvolver Projeto de iluminação para uma Quadra Poliesportiva

RECONHECIMENTO DAS NECESSIDADES

Uma quadra poliesportiva, por se destinar a diferentes modalidades, deve se adaptar às especificações de cada atividade para garantir a prática adequada e evitar danos à saúde dos atletas. A construção de uma quadra esportiva ou quadra poliesportiva é um projeto que engloba soluções de segurança, conforto e performance, incluindo a escolha do equipamento mais apropriados em termos de demanda e de compatibilidade, como com a rede elétrica, entre outros fatores. Pela complexidade do projeto que leva em conta desde as necessidades e uso das pessoas, até questões estruturais, mecânica, elétrica, civil, de iluminação, acústica, tratamento paisagístico, finanças e administração.

O rendimento dos atletas e desportistas é melhor quando praticados durante o período diurno.

Quando praticado no período noturno e com uma precária iluminação poderá haver uma expressiva perda no ganho e aproveitamento final. Tais ambientes necessitam de mais atenção na elaboração do projeto luminotécnico usando de tecnologia mais avançadas e eficientes, com o intuito de produzir o máximo rendimento, tanto no período noturno quanto diurno.

E com o surgimento de novas tecnologias para lâmpadas, refletores, cabeamentos anti-chamas, dispositivos de segurança como os DRs, disjuntores térmicos, contatores, e as normas técnicas da ABNT.

Desta forma concluímos que há necessidade de uma iluminação precisa. Portanto esta trará inúmeras vantagens, tais como: melhor rendimento físico, eficiência, economia nas instalações e segurança para todos.

PROBLEMA

A iluminação no campo de futebol ou Quadra Poliesportiva possibilita uma melhor visibilidade, a qual é de suma importância para o esportista, caso não seja de boa qualidade alem de ofuscar a visão do atleta, atrapalha a concentração, perda do senso de distancia, pode causar tonturas devido ao sombreamento, sem falar no desperdício de energia por materiais ineficientes; ainda há o custo elevado que inviabiliza qualquer projeto.

ALTERNATIVAS E SOLUÇÕES

O projeto deverá seguir rigorosamente o cronograma proposta, com materiais e esquemas adequados à determinação das cargas de iluminação, aplicadas à ABNT NBR 5413;

A NBR 5410:2004 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão, baseada na norma internacional IEC 60364, é a norma aplicada a todas as instalações cuja tensão nominal é menor ou igual a 1000VCA ou 1500VCC [6].

A Iluminação deve ser bem trabalhada e estudada de forma que se obtenha um máximo de resultados para um melhor rendimento na visualização em uma quadra poliesportiva; Teremos que projetar desde a altura adequada dos postes onde serão instalados os refletores, melhor localização dos mesmos, centralizar o foco dos refletores e ate mesmo a qualidade das lâmpadas, consumo e suas luminosidades tornando o projeto economicamente viável sem riscos ou prejuízos.

AVALIAR AS SOLUÇÕES

Após a finalização do projeto verifica se a diferença no rendimento dos atletas, o rendimento dos materiais e equipamentos de maior tecnologia e a economia dos gastes em geral, sem mencionar o custo de manutenção que será menor.

SELECIONAR AS ALTERNATIVAS PREFERIDAS

O melhor da aplicabilidade do projeto especial é que permite a pratica de diversas modalidades esportivas como: Futebol, Society, Futsal, Volêi, Basquete, Tênis, Handebol, Bocha, Padel, Peteca, Street Ball, Squash, Pista de atletismo, Cooper, Skate, Golfe e Ginástica garantindo uma boa luminotecnica sem prejuízos no rendimento dos atletas.

Alem disso o uso de materiais e equipamentos novos de maior tecnologia, que são ecologicamente menos nocivos ao meio ambiente se tornam muito viáveis e possuem boa aplicações.

CRONOGRAMAS:

Cronograma Previsto e Realizado

Mês Fevereiro Março Abril Maio Junho

Semanas 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

E

T

A

P

A

S

Elaboração do Projeto a ser Apresentado

Reconhecer Necessidades

Definir Problema

Propor Alternativas de Solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com