TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Dissertações: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  4.093 Palavras (17 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 17

Segundo Saviani (2.000) “quanto mais adequado for o nosso conhecimento da realidade, tanto mais adequados serão os meios de que dispomos para agir sobre ela”, assim, compreender a racionalidade do fazer pedagógico no chão da escola significa buscar desvelar as diretrizes que são suporte ao agir pedagógico. Portanto, entende­se que há necessidade de uma reflexão sobre práticas pedagógicas ocorridas dentro das instituições escolares para que se torne mais clara a realidade observada, na busca de uma escola de qualidade.

Pensar em um processo que integre reciprocamente as várias disciplinas e campos de conhecimento, rompendo as estruturas de cada uma delas, é uma tarefa que demanda um enorme esforço. Principalmente porque se está em uma sociedade industrializada caracterizada pela divisão do trabalho, a fragmentação do saber e a predominância das especializações. Sociedade esta que tem predominância reprodutivista, tanto do saber parcelado que tem refletido na profissionalização e nas relações de trabalho quanto nas formas sistematização do conhecimento.

O trabalho interdisciplinar, prevendo pontes entre as diferentes áreas do saber, tornou­se um imperativo no mundo moderno. A produção e veiculação de conhecimentos relacionados à reestruturação produtiva estão atreladas a dois aspectos interligados: a influência das novas tecnologias e com isto, a necessidade de diálogo entre as diversas disciplinas científicas. Os meios tecnológicos estão revolucionando a difusão e o acesso ao saber de modo rápido e abrangente ressaltando a noção de que o conhecimento se torna cada vez mais complexo. Frente a esta complexidade está a demasiada especialização do conhecimento que delimita a área de conhecimento frente às demais. A decorrência disto é a falta de visão integral das problemáticas contemporâneas. Desta forma, fazem­se necessárias abordagens educativas que possibilitem uma comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento, e que supere a dicotomia decorrente da fragmentação da especialização.

Mesmo tendo consciência da dificuldade de se alcançar uma efetivação da prática transdisciplinar no seio das escolas, ela precisa ser permanentemente buscada, para se chegar à autêntica razão de ser da instituição escolar no sentido de preparar cidadãos, cidadãs para compreender, julgar e intervir em sua realidade, de forma responsável, justa, solidária e democrática, pois é necessário perceber que se é parte do funcionamento da sociedade, determinando­a e sendo determinados por ela. Porquanto a consciência somente se forma na ação transformadora, coletiva, consciente e organizada.

A principal proposta dos educadores Fernando Hernández e Montserrat Ventura é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.

2. OBJETIVO

Realizar um trabalho acadêmico para a disciplina de Projeto Multidisciplinar I da FAC através da elaboração de relatório de um projeto educativo transdisciplinar para a Educação Infantil ou Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

3. ETAPA I – ETAPAS DE UM PROJETO EDUCATIVO

Um projeto envolve um montante de atividades voltadas para objetivos bem definidos, e o seu resultado deverá estar encadeado, de maneira que o projeto tenha as fases de início, desenvolvimento e encerramento. Podendo ser multidisciplinar ou transdisciplinar, constituído de atividades articuladas em uma sequencia de fases.

Segundo Hernández (1998), os projetos constituem um "lugar", entendido em sua dimensão simbólica, que pode permitir:

1 - Aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade;

2 - Revisar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de situá-lo no tempo e nos espaços escolares;

3 - Levar em conta o que acontece fora da Escola, nas transformações sociais e nos saberes, a enorme produção de informação que caracteriza a sociedade atual, e aprender a dialogar de uma maneira crítica.

Montar um projeto requer um bom planejamento e muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, e cada professor faz adaptações para adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades.

- Escolha do tema. Que assunto abordar? Quando estiver pensando em um tema para o projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer... Uma boa forma de escolher um tema é conversar com os alunos. Como eles são os maiores interessados, por que não propor uma votação? Você pode até se surpreender com o resultado.

- Estabeleça o objetivo (ou os objetivos). Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os participantes desse projeto) aprendessem com ele?".

- Pesquise. Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.) e certifique-se de que seus alunos poderão encontrar material suficiente na biblioteca da escola (é um dos primeiros lugares em que vão pesquisar). Caso sua escola não tenha uma, verifique qual a mais próxima e peça ajuda à comunidade, solicitando empréstimo de livros, jornais, revistas, etc. A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.

- Planeje o projeto. Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégia vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?

As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com