TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO INTERDISCIPLINAR

Artigo: ATPS PROJETO INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo compreender o conceito do Comportamento Organizacional e o que enfatiza a percepção, motivação e mudança sob o ponto de vista de diversos autores, que venha ampliar os nossos conhecimentos dentro da organização e no espaço onde vivemos.

A organização necessita de pessoas que realizem tarefas e, para a otimização dessa missão, deve buscar suporte nos princípios e estudos sobre motivação humana, quer intrínseca ou extrínseca e nos pressupostos das necessidades que mobilizam o comportamento humano.

Em todo o mundo a expressão comportamento organizacional tem sido utilizada para denominar as habilidades humanas, incluindo motivações, comportamentos, comunicações intra e interpessoal, intra e intergrupal, desenvolvimento de atitudes, poder de liderança, estruturas e processos grupais, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humana do trabalho e a comunicação.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

CAPÍTULO 1

1.1 Definição do C.O.

Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento, sobre como as pessoas agem dentro das organizações.

Segundo ROBBINS, Stephen P: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6). Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Segundo CHIAVENATO, Idalberto: “Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

1.2 DEFINIÇÃO DE SISTEMA

Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito,operando sobre dados/energia/matéria, colhidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com