TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Ensaios: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

NOME: Maria José Silva Araújo RA: 4300064237

NOME: Carolina Santos Silva RA: 4910894444

NOME: Ana Carolina Barbosa Rosada RA: 6786396805

NOME: Amanda Ribeiro Daniel RA:1299204668

PROFESSOR: DJALMA

TUTORA: JOICE CICILINO

DATA DE ENTRGA: 18 E 19 DE JUNHO 2013

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

RIBEIRÃO PRETO

Junho /2013

Os objetivos específicos de um projeto são mais precisos e detalhados e devem ter coerência com os objetivos gerais. Uma maneira interessante de pensar os objetivos específicos dos projetos é considerá-los soluções a serem buscadas para resolver problemas delimitados. A escolha do tema é muito importante para que o projeto ganhe sentido para os alunos. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola. Ao elaborar um projeto, deve-se considerar como o mesmo irá se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la. Ao optar pela realização do projeto é necessário apresentar uma proposta clara e se perguntar por que é importante realizá-lo, a equipe deve se questionar se vale a pena e quem irá se beneficiar com o mesmo direta ou indiretamente detalhando assim os vários segmentos e concentrando a atenção nos alunos que são razão de ser da escola. Para garantir o sucesso do projeto é necessário adotar uma metodologia na execução do mesmo, em especial é preciso que ela seja colaborativa, ou seja, envolver equipes cujos membros conjuguem esforços com o objetivo de um fim comum, integrativa envolvendo professores, alunos, se possível funcionários e até mesmo membros da comunidade externa como os pais de alunos, abrangente quanto a faixa etária dos participantes, pois deve envolver alunos de séries diferentes numa mesma atividade. Também é importante que o projeto deixe claro como irá contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades. È importante pensar como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, de modo que as atividades envolvendo equipes multidisciplinares e alunos de múltiplas séries possam ser desenvolvidos integralmente no ambiente escolar regular. É importante considerar o currículo obrigatório e não contar com salas criadas especialmente para facilitar o trabalho colaborativo em projetos que ultrapassem a grade curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional. Depois de tudo decidido é preciso especificar as atividades centrais que conduzirá à realização dos objetivos específicos do projeto, que competências serão desenvolvidas, qual será a metodologia aplicada, como esses projetos irão se encaixar dentro do ano letivo e da grade curricular, em que local serão desenvolvidas as atividades: sala de aula, pátio, biblioteca, laboratório ou externamente à escola.

FUNÇÃO DO PROJETO

A função do projeto é a de tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos de forma autoritária. Assim, o aluno busca e consegue informações, lê, conversa, faz investigações, formula hipóteses, anota dados, calcula, reúne o necessário para a solução dos conflitos cognitivos e, por fim, converte para a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento. No processo de inovação curricular, do qual o trabalho por projetos é apenas uma parte, há que se romper com a concepção de neutralidade dos conteúdos escolares, que passam a ganhar significados diversos dos alunos. O acervo de conhecimentos transmitidos, na classe, durante as fases de um projeto, supera em muito os conhecimentos que poderiam ser adquiridos em aulas expositivas e outras atividades, uma vez que os alunos buscam os conhecimentos por necessidade e interesses, como meio e não como fim. Essa função é importante na elaboração do projeto, porque a escola deve colaborar para tornar a aprendizagem significativa para o aluno. Segundo César Cool, projeto é uma metodologia de trabalho que visa organizar os alunos em torno de objetivos previamente definidos coletivamente, por alunos e educadores; apresenta um conjunto de procedimentos metodológicos de média ou longa duração, com tarefas que atendem a um progressivo envolvimento individual e social do aluno nas atividades empreendidas voluntariamente, por ele e pelos colegas sob a coordenação do educador. Portanto, um projeto situa-se como uma proposta de investigação pedagógica que dá à atividade de aprender um sentido novo; permite ao aluno viver experiências positivas de confrontos com os colegas, de decidir e comprometer-se pela escolha, de projetar-se no tempo, mediante o planejamento de suas ações e de seus aprendizados como agente na construção do seu próprio conhecimento, quando as necessidades de aprendizagem afloram na tentativa de resolver situações problemáticas reais e diversificadas. Afirma Souza, que este é um trabalho comprometido com a transformação da instituição de ensino que auxilia na superação do fracasso escolar, pois acreditam na possibilidade de sucesso de todos os alunos. É um processo que leva a turma a organizar-se, a estabelecer as regras de convivência e de funcionamento, a gerir seu espaço, seu tempo, a construir saberes e competências com prazer e significado. Favorece, assim, a construção da autonomia e da autodisciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com