TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Propostas sobre a implementação do sistema de informação na organização

Seminário: ATPS: Propostas sobre a implementação do sistema de informação na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. AS DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (ETAPA 01 ATPS) 6

3. VANTAGENS COMPETITIVAS (ETAPA 02 ATPS) 8

4. COMÉRCIO ELETRÔNICO, MERCADO E MERCADORIAS DIGITAIS. 11

O PORQUÊ DE COMPRAR OU NÃO COMPRAR ATRAVÉS DA INTERNET (ETAPA 03 ATPS) 11

5. CONCLUSÃO: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (ETAPA 04 ATPS) 12

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

È de suma importância à implantação de um Sistema de Informações Gerenciais em uma organização, com intuito de destacar a relevância que esses sistemas têm no cenário empresarial atual; identificaremos as consequências trazendo os benefícios e os malefícios para a empresa da não utilização da ferramenta e evidenciando ao gestor a vantagem competitiva do uso desta ferramenta.

Nesta ATPS temos como objetivo apresentar uma Proposta de Implantação de um sistema de Informação.

O Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gestores tomadores de decisão da organização. O SIG normalmente é adotado como diferencial estratégico e como ferramenta fundamental no processo decisório da administração estratégica.

2. AS DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (ETAPA 01 ATPS)

A diferente aplicabilidade dos sistemas de informações dependerá do nível de maturidade da empresa. Geralmente as empresas no nível inicial de maturidade procuram pensando na proposta como uma despesa e não como um investimento. Admitindo o uso para maior controle e melhor produtividade. Já para as empresas que se enquadram no segundo estágio passa a ter importância para a redução de custos e controle de processos. Esse nível de maturidade tem por característica principal a falta de um projeto global do SIG e geralmente a análise de investimentos é realizada por projeto individual. Podemos observar também que já para as empresas do terceiro estágio de maturidade, existe uma dependência maior do SIG, contudo sua participação dentro da organização é menor que o constante crescimento dos negócios. Utiliza-se nesse nível para acompanhamento das necessidades do negócio. No quarto estágio, temos um quadro bem interessante onde tratamos o SIG como um aliado no auxilio do desenvolvimento de novos negócios e melhoria nos processos atuais, que geralmente estão bem dependentes das tecnologias de informação e de sua coerência com os processos. No quinto e ultimo estagio de maturidade, a organização enxerga como um diferencial muito competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão, é enfrentada como uma transformadora de processos e ornamentada dos objetivos organizacionais e apta a cultivar novas oportunidades de negócio. A aplicabilidade do SIG será proporcional ao nível de maturidade da organização, trazendo em todos os níveis de maturidade grandes benefícios, mesmo que as análises dos gestores são vistas de maneira diferenciada.

O S.I.G. surgiu após a Segunda Guerra Mundial, no século XX quando desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade, quando passou-se a utilizar os computadores nas organizações, o qual foi marcado como a era da informática. Essa nova era, trouxe controles eficazes de estoque e no controle administrativo e financeiro, com tempo foram interligando os demais setores. Desde então as empresas cada vez mais tem optado por esta solução e os desenvolvedores de SIG se aprimorando mais para atender as exigências do mercado.

Os sistemas de apoio à decisão é uma forma de modelo de dados para tomada de decisões com qualidade e baseadas no mesmo, ou seja, para tomar a decisão certa se baseia na qualidade dos seus dados e a capacidade de filtrar, analisar e descobrir as tendências nas quais podem ser criadas soluções e estratégias de auxílio na tomada de decisão. O usuário sente a vontade para buscar dados e modelos para a solução dos problemas da organização.

Após a implantação de um sistema de informação dentro da empresa, observa-se a grande eficiência de que, ele contribui diretamente com todos os setores envolvidos através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações que são processadas e geradas quando necessário, atingindo o foco principal de um S.I.G. que é a eficiência operacional no auxilio de todos os departamentos da organização em um processo de tomada de decisões.

Além da eficácia na apresentação de dados, o SIG traz grandes benefícios como:

• Melhoria na estrutura do poder, propiciando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;

• Redução do grau de concentração da decisão na empresa;

• Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;

• Otimização na prestação dos seus serviços aos clientes;

• Melhor interação com seus fornecedores;

• Melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários da empresa;

• Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas;

• Melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários da empresa;

• Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas;

• Redução dos custos operacionais;

• Redução da mão-de-obra burocrática;

• Redução dos níveis hierárquicos.

3. VANTAGENS COMPETITIVAS (ETAPA 02 ATPS)

Segundo CLÁUDIO RAZA (2005), vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa agregar maior valor do que outras empresas no mesmo produto. Uma determinada empresa pode ter vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com