TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria De Sistemas

Exames: Atps Teoria De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

Do latim datum (“aquilo que se dá”), um dado é um documento, uma informação ou um testemunho que permite chegar ao conhecimento de algo ou deduzir as consequências legítimas de um facto, e que serve de apoio. Por exemplo: “Descobrimos o assassino graças aos dados fornecidos por uma testemunha”.

Importa ter em conta que o dado não tem sentido por si só, mas apenas quando usado na tomada de decisões ou na realização de cálculos a partir de um processamento adequado e tendo em linha de conta o respectivo contexto. Em geral, o dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade.

No campo das humanidades, os dados consideram-se como uma expressão mínima de conteúdo relativamente a um tema. O conjunto dos dados relacionados entre si constitui uma informação.

Para a informática, os dados são expressões gerais que descrevem características das entidades sobre as quais operam os algoritmos. Estas expressões devem ser apresentadas de maneira a que possam ser tratadas por um computador. Neste caso, os dados por si só também não constituem informação, a menos que esta surja do adequado processamento dos dados.

Conhece-se como base de dados (ou database, de acordo com o termo inglês) o conjunto dos dados que pertencem a um mesmo contexto e que são armazenados sistematicamente para que possam ser usados no futuro. Estas bases de dados podem ser estáticas (quando os dados armazenados não variam com o passar do tempo) ou dinâmicas (os dados são alterados com o tempo, pelo que requerem actualizações

Leia mais: Conceito de dados - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/dados#ixzz2fMl54c64

A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.

Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.

Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência; a diferença para os seres humanos reside na capacidade de criar códigos e símbolos com significados complexos, que conformam a linguagem comum para o convívio em sociedade.

Os dados são percepcionados através dos sentidos e, uma vez integrados, acabam por gerar a informação necessária para produzir o conhecimento. Considera-se que a sabedoria é a capacidade para julgar correctamente quando, como, onde e com que objetivo se aplica o conhecimento adquirido.

Os especialistas afirmam que existe uma relação indissolúvel entre a informação, os dados, o conhecimento, o pensamento e a linguagem.

Ao longo da história, a forma de armazenamento e o acesso à informação foi variando. Na Idade Média, o principal património encontrava-se nas bibliotecas dos mosteiros. A partir da Idade Moderna, graças ao nascimento da imprensa, os livros começaram a ser fabricados em série e surgiram os jornais.

Já no século XX, apareceram os meios de comunicação de massa (televisão, rádio) bem como as ferramentas digitais resultantes do desenvolvimento da Internet.

Leia mais: Conceito de informação - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/informacao#ixzz2fMlS8XJz

Sistema é um conjunto de elementos que interacionam. A interação entre os elementos é considerada de muita importância, por tanto é vital para que um conjunto de elementos possa ser considerado um sistema, pois um conjunto de elementos sem interação entre eles, de nenhuma maneira pode ser considerado como um sistema. Um sistema, em síntese, nada mais é que a soma simples de duas partes.

Um sistema está dotado de metas para conseguir um objetivo. Além da interação dos elementos devem ter um objetivo, sendo compartilhado ou não.

Os sistemas também estão dotados de entradas e de saídas. Os sistemas tomam entradas, as processam e assim geram uma ou mais saídas.

Um sistema é um conjunto de partes ou elementos organizados e relacionados entre si. Os sistemas recebem entrada de dados, de energia ou material do ambiente e provém a saída, que é a informação, a energia ou matéria.

Podemos classificar um sistema como físico (uma televisão, um computado, um ser humano) ou também pode ser abstrato como, por exemplo, um programa de computador. Cada sistema existe dentro de outro maior e com isso pode estar formado por o que se denomina um subsistema e partes, e ao mesmo tempo ser parte de um supersistema.

Um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com