TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Resistência dos Materiais

Por:   •  7/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação

O ATPS é um método de ensino que faz com que os alunos desenvolvam habilidades em pesquisas e elaboração de relatórios por meios de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas. A pesquisa é feita por meio de livros, sites na internet que possam fornecer informações técnicas em relação ao tema que está sendo estudadas, revistas especializadas no assunto e etc., a esse tipo de pesquisa é muito importante, pois faz com que o aluno se aprofunda em suas pesquisas para poder obter as melhores informações sobre o tema abordado, e é de extrema importância na área da Engenharia Mecânica esses tipos de pesquisa, pois serão muito utilizados no dia-a-dia no desenvolvimento de um projeto ou trabalho.

O objetivo com esse trabalho de estimular os alunos a serem independentes em relação à obtenção de informação, auxiliar no desenvolvimento profissional e promover a aplicação aprendida em sala de aula na prática.

Etapa 1

Conceitos de tensão: cisalhamento e esmagamento; Tensão admissível, tensão última e coeficiente de segurança.

– Como construir uma ponte

Assistimos ao vídeo proposto e vemos o princípio da construção de uma ponte, desde a desmontagem da ponte de madeira, construção de uma ponte provisória ao lado e a final de concreto de viga reta.

- Pesquisar sobre os diversos tipos de pontes e suas características: estruturas, funcionalidades e extensões

Figura 1 -Tipos de Pontes

1. Ponte Viga (Beam Bridge): A sua construção é feita com vigas de aço em baixo, e betão ou então em peças pré-fabricadas. Este é o tipo de ponte tecnicamente é mais simples e consequentemente mais fácil de se construir. Neste tipo de ponte uma viga horizontal é suportada em ambas extremidades por pilares.

Figura 2 - Ponte de Vigas Rio Niterói no Rio de Janeiro

2. Ponte de Treliças (Truss Bridge): Este tipo de pontes é construído juntando elementos retos. São feitas tanto de metal, como de madeira. A madeira é mais usada para compressão, enquanto o metal é usado para suportar a tensão. Este tipo de ponte foi muito popular nos Estados Unidos entre 1870 a 1930.

Figura 3 - Ponte de Treliças

3. Ponte de Arco (Arch Bridge): Tem este nome devido à sua forma. A ponte mais antiga deste tipo ainda existe, e foi construída na Grécia Antiga em 1300 A.C. (Ponte Arkadiko). No entanto quem ficou conhecido por construir pontes deste tipo foram os romanos.

Figura 4 - Ponde de Arco mais Alta do Mundo na China

4. Ponte Suspensa (Suspension Bridge): Este tipo é uma ponte que está segura por cabos de aço que são suportados por torres nas extremidades. Tecnicamente, a carga da ponte é transformada na elasticidade dos cabos. Algumas das pontes suspensas populares incluem a ponte Golden Gate nos Estados Unidos, a Ponte Humber na Inglaterra e a Ponte Tsing Ma na China.

Figura 5 - Ponte suspensa

5. Ponte Estaiada (Cable-stayed Bridge): Estas são quase semelhantes às pontes suspensas na sua estrutura, mas com algumas diferenças. A principal diferença é a quantidade de cabo usada. Na ponte estaiada, as torres de suporte usadas para cabos são relativamente curtas e requerem menos quantidade de cabo em relação à ponte suspensa.

Figura 6 - Ponte estaiada em São Paulo

6. Ponte Balanço (Cantilever Bridge): Estas pontes são suportadas apenas numa das extremidades. Duas das pontes cantilever mais populares incluem a Ponte Quebec do Canadá e Oakland Bay Bridge de San Francisco.

Figura 7 - Ponte Balanço

Escolha do tipo de Macarrão

Escolhemos vários tipos de massas para fazer os testes, dentre elas escolhemos:

Espaguete número 8

Figura 8 – Espaguete

Bavette

Figura 9 – Bavette

Bucatini

Figura 10 – Bucatini

Linguine

Figura 11 – Linguine

Dimensionar a área da seção transversal (em metros quadrados) com o auxílio de um micrômetro. Isto deverá ser feito para cada macarrão escolhido do passo 1. Lembre-se que este passo poderá ser realizado num Laboratório de Metrologia, Materiais ou de Física de sua unidade.

Figura 12 - Vista superior ponte em 3D

A sessão transversal foi dimensionada em 90x500mm, sendo 0,045m2.

Etapa 2

Tensão e deformação para carregamento axial; Diagrama tensão vs. deformação. Lei de Hooke (módulo de elasticidade); Deformações de barras carregadas axialmente.

2.1 Pesquisar sobre tensão última, tensão admissível e tensão de cisalhamento.

2.1.2 Tensão Última:

Tensão Última é levar uma chapa a uma ferramenta de corte e aplicar um

carregamento crescente, até que a carga última PU para cortes simples seja atingida.

2.1.2 Tensão Admissível:

O engenheiro responsável pelo projeto de elementos estruturais ou mecânicos deve restringir a tensão do material a um nível seguro, portanto, deve usar uma tensão segura ou admissível.

2.1.3 Tensão de Cisalhamento:

Tensão de Cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com