TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIA

Trabalho Escolar: ATPS TECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA – POLO PRESENCIAL PROMISSÃO/SP

CURSO DE GEOGRAFIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Tecnologias Aplicadas a Educação.

Desafio de Aprendizagem para fins de avaliação parcial da disciplina Tecnologias Aplicadas a Educação, do Curso de Geografia da Universidade Anhanguera-Uniderp, pólo de Promissão - SP, sob orientação das professoras interativas Gilse T. Lazzari Perosa e da professora local Andréia Cristina Serafim.

PROMISSÃO-SP

2014

ALUNOS:

ELIDIO CATARDO RA 8745155445

MÁRCIA PEREIRA MUNHO RA 8745151445

RODRIGO GARGARO GONÇALVES RA 8745107500

CRISTINA HELENA RA 8745130814

DANILO ALVES DA SILVA RA 8745102998

RODRIGO APARECIDO TEIXEIRA RA 8745147376

PROMISSÃO/SP

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o uso da Tecnologia na educação, mas precisamente apresenta pesquisas referentes ao uso favorável das mesmas, através da mediação do professor que por sua vez, necessita de capacitação sobre o tema para que possa dessa maneira, auxiliar o aluno a aproveitar todos os benefícios educativos que os recursos tecnológicos podem trazer.

Afinal vivemos num mundo onde a tecnologia não é apenas necessária mais sim essencial. Além de discutir também as potencialidades do ensino a distancia.

O principal objetivo é compreender e refletir sobre o uso das tecnologias na educação e problematizar o assunto da tecnologia a distância.

O processo de ensino e aprendizagem tem recebido ao longo dos anos uma importante

Contribuição no que se refere à disseminação dos conhecimentos. São as novas tecnologias trabalhando em favor da educação. As diferentes formas de assimilar a educação tem sido alvo das pesquisas constantes de estudiosos e pedagogos, que vislumbram encontrar os caminhos que possam nortear a relação entre professor e alunos, mesmo que sem a sua presença física.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e na internet, e entrevistas que ilustram o tema desenvolvido.

Passo 1

Proporcionar aos alunos uma formação de qualidade, respeitando sua faixa etária biológica de desenvolvimento bem como suas habilidades motoras e cognitivas, os aspectos culturais e econômicos de cada indivíduo, tornando esse espaço educacional útil, eficaz e que desperte o interesses dos educando é nosso maior desafio. Visando alcançar tais objetivos implicamos uma proposta de organização de ambiente e salas temáticas que sejam capazes de atender as necessidades de todos os envolvidos com o projeto, alunos, professores, colaboradores, etc.

Segue abaixo as propostas dos ambientes/ salas temáticas.

Ambiente/ sala temática: Sala de Informática.

Usuários: Alunos e Professores da ONG Esperança e Comunidade.

Recursos tecnológicos Justificativa e estratégias de uso. Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas.

Computadores, Impressoras e Wi-Fi. Disponibilizar a tecnologia para pesquisa dos professores e alunos, inclusive com o uso disponível de senha para os seus dispositivos móveis.

Os professores deverão utilizar essas tecnologias durante o período matutino, as crianças do ensino fundamental de 06 a 11 anos utilizarão no período da tarde na segunda e quartas feira e os alunos com idade de 12 a 17 anos farão uso dessas tecnologias no período noturno nas terças e quintas feira, sendo disponibilizada a sala para a comunidade nas sextas feira no período da tarde e noturno.

Uso das tecnologias modernas no ensino visando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e mais eficaz, entendendo por “educação” transmitir um conjunto organizado e sistematizado de conhecimentos nas diversas áreas e principalmente na disciplina de Geografia.

Esse projeto tem por finalidade disponibilizar recursos, metodologias, estratégias interdisciplinares, que englobam produtos, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

A sala possui rampa de acessibilidade para os deficientes nela ingressarem e mobílias adequadas para utilizarem as tecnologias nela existentes.

Nesse espaço encontram-se disponibilizados 03 computadores adaptados com tela sensível ao toque, sopro, detector de ruídos, e outras facilidades que permitem seu uso por portadores de paralisia cerebral, e outros componentes motores, para o uso dos alunos, professores e da comunidade.

Passo 2

A educação é um componente chave para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Um país cuja a educação seja valorizada, com bases sólidas, terá mais chances de se tornar um país desenvolvido, com profissionais capacitados e cidadãos participativos. Infelizmente somente o conhecimento que essa educação exista não é suficiente para o aprendizado do aluno, e necessário que haja interesse, é nesse contexto que a tecnologia pode auxiliar.

A tecnologia desperta interesses, curiosidades e consente um amplo campo de possibilidades, aguça a criatividade e transforma o modo de realizar as tarefas do cotidiano, oferece e permite acesso as informações praticamente em tempo real, permitindo maiores chances de analisar um fato ou acontecimento a partir de diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com