TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Por:   •  25/9/2013  •  4.875 Palavras (20 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 20

ETAPA 01

Passo 01

Identificar uma organização que tenha passado por algum processo recente de mudança organizacional e/ou de quebra de paradigmas. Como sugestão, a organização escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Para orientar esta identificação faça a seguinte ação:

Descreva detalhadamente a empresa identificada:

• Nome: Comercial Elétrica São Pedro Ltda.

• Localização: Av. São Pedro, 1211- Bairro São Geraldo – POA /RS

• Segmento em que atua: Varejo construção civil

• Produtos fabricados e/ou comercializados: Materiais Elétricos e Produtos

de Iluminação

• Porte/Tamanho: Empresa de médio porte, aproximadamente 60

funcionários e um faturamento médio anual de 18 milhões (em reais).

• Missão e Valores: Esta em construção

• Justificativa da escolha da empresa: A empresa recentemente passou pelas seguintes mudanças:

IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS-Conferência de materiais através de sistema de código de barras e sistema de endereçamento de materiais, trazendo maior agilidade e segurança nos processos de separação e conferência dos produtos, e conseqüentemente maior satisfação por parte dos clientes.

QUEBRA DE PARADIGMAS- A empresa não tinha um planejamento bem definido, hoje estamos com uma empresa de consultoria para juntos elaborarmos nosso planejamento estratégico.

• Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Suellen Padilha dos Santos,

vendedora

Passo 02

Definir o que você entende por mudança organizacional e quebras de paradigmas. Explique como uma empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário.

Mudança Organizacional

É o processo de transformação resultante da ação de mudar, planejada ou não, decorrentes de fatores internos e/ou externos à empresa, podendo atingir componentes como o comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico onde os resultados levem ao desenvolvimento individual para um maior desempenho da organização.

Tais mudanças não costumam serem bem-vindas, as reações mais frequentes são acompanhadas de resistência pelo fato de requerer transformação e quebra de paradigmas, novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substituir por um estado provisório de tensão. As fontes de resistência individual relacionam-se às características pessoais dos indivíduos e envolvem aspectos como: hábitos, necessidades, características de personalidade, inseguranças, grau de conhecimento, questões econômicas e ameaças advindas da mudança.

Como uma empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário.

Neste tempo da informação, onde grandes pressões são originadas pelo mercado que exige constantes mudanças para se fazer frente a competição o grande requisito para uma mudança sem maiores estresse é o planejamento onde a “pré-mudança” para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos.

“A mudança é um túnel escuro para a gente, é normal temermos o inesperado”, afirma a consultora Alessandra Assad, autora do livro “Atreva-se a mudar – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos”.

É necessário no planejamento reconstruir todo o contexto, mapeando por etapas o que será mudado, mobilizando e informando a equipe toda e realinhando a nova estrutura conforme as necessidades, convencendo e motivando os funcionários a fazer parte do processo e a se transformarem em agentes da mudança, para a mudança ser bem-sucedida.

1–Informação e diálogo – Explicar sobre a necessidade de mudar aos funcionários, que são os agentes de mudança, que precisam sentir-se envolvidos no processo e entender a necessidade, ouvir opiniões dos envolvidos;

2 - Explicar como podem participar e o que terão que fazer para conservar seus empregos. Eles devem compreender que as mudanças trarão benefícios e não cortes. Conscientes que as mudanças serão benéficas se empenharão no processo de transformação;

3 - Mostrar que a sobrevivência da empresa no mercado está ligada à capacidade de inovação juntamente com a capacidade pessoal e profissional de cada funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com