TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Ensaios: ATPS TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  3.650 Palavras (15 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º Semestre

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

ATPS- ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

MATEMÁTICA

Aurea Tereza de Moura Scapin RA 444892

Emili Diossana Guarda Brum RA 7581662118

Glauciana Bandeira Camargo RA 7931705076

Jacson Douglas Kegler RA 1299774957

Rodrigo Martiny RA 798570889

Prof. Ms.Bruna Carpes Souto

Tutora presencial

Santa Maria, RS

Novembro 2013

RESUMO

No presente trabalho, foi feito um estudo dos conceitos, práticas e desafios do Gestor Organizacional e de algumas Tecnologias e Ferramentas de Gestão, bem como seus objetivos e técnicas propostas, com o intuito de averiguar como as práticas estão realmente sendo utilizadas no gerenciamento das habituais ferramentas de gestão e das inovações dentro da empresa.

Nesse contexto, o grande desafio é levar toda a organização a mover-se de manei-ra veloz, conjunta e acertada, produzindo os resultados necessários para garantir a tal sobrevi-vência e perpetuação.

SUMÁRIO

Capa ..........................................................................................................................................1

Resumo 2

Sumário 3

Introdução 4

O que é Gestão: 6

Mudança Organizacional e Metodologia de Implantação 6

Paradigmas E “Quebra” de Paradigmas 8

Gestor Organizacional 9

Competências de um gestor 9

Papeis do Gestor Organizacional 9

Tecnologias de Gestão 10

Ferramentas de Gestão 14

Análise da Empresa 15

Considerações 17

Bibliografia 18

INTRODUÇÃO

Imagine a companhia perfeita do século XXI: ativa, ágil e atenta.

Seus produtos têm boa qualidade, os clientes estão sempre

satisfeitos e os funcionários são pessoas inteligentes e

bem Informadas. (...) Ela é capaz de mudar rapidamente de rumo

para aproveitar uma oportunidade, reagir a mudanças no mercado

ou criar novos negócios. Sabe como extrair o que há de melhor das

Pessoas e da tecnologia. (Currid, 1995)

Uma empresa que conta com ótimos funcionários, que formam uma equipe coesa e integrada, que trabalha em um ambiente agradável e produz resultados excepcionais, em qualquer parte do mundo, pode ser considerada uma empresa bem administrada. Mas, mesmo em empresas consideradas bem administradas, ou seja, com modelos de gestão administrativos efetivos, faz-se necessário observar constantemente as rápidas mudanças ambientais e transformá-las em ação organizacional, de forma rápida, abrangente e adequada à sua realida-de.

As influências do ambiente externo exercem sobre as organizações profundas pressões; os processos, a tecnologia, o desenho organizacional, os produtos e serviços, os cus-tos, a lucratividade, o clima organizacional, a missão, visão, política e valores organizacionais, as estratégias, as formas de comunicação, os estilos de liderança, os paradigmas, os padrões de qualidade, a cultura organizacional, enfim, todos os fatores que precisam estar har-monicamente funcionando, como uma máquina perfeita, para que os resultados apareçam e possam garantir a sobrevivência e a perpetuação da empresa, são colocados à prova a todo instante, impulsionados pelas tais mudanças ambientais, que têm sido cada vez mais rápidas e mais complexas.

A sobrevivência, crescimento e ordem de toda e qualquer empresa está associada e depende fundamentalmente de um gerenciamento bem estruturado. Quando bem adminis-tradas, as organizações podem se tornar muito mais eficientes e eficazes em todos os processos e recursos utilizados, além de aumentar sua visão para o futuro podendo prever possíveis inovações e assim estar à frente de seus concorrentes.

Inovação é, atualmente, um diferencial importantíssimo para o sucesso das empre-sas, visto ser esta, como o próprio nome diz, algo novo, e acima de tudo que resultará na ne-cessidade de consumo do público alvo ou daqueles envolvidos no processo. A empresa é o detentor e introdutor de inovações, seja em produtos ou em tudo que envolva o processo, po-rém, o desenvolvimento tecnológico e as inovações não estão restritos às empresas, mas são produtos da coletividade (STAUB, 2001).

Como as inovações são a geração de ideias e a implementação das mesmas, o pro-cesso de gerenciar essas ideias é essencial para o sucesso das mesmas. Assim, tecnologia e inovação estão intimamente ligadas. Talvez por isso, atualmente o termo gestão da inovação, seja utilizado na maior parte dos trabalhos. Para administrar essas tecnologias, existem várias práticas, técnicas ou ferramentas propostas, algumas descritas no levantamento teórico, com o objetivo de organizar e sistematizar o processo de Gestão.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com