TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Gestão de Manutenção

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS de Gestão de Manutenção

Etapa 2

Passo 1 - Leitura

Passo 2

  1. Manutenção preventiva sempre será o princípio, através de um bom e amplo planejamento, estipulando prazos e responsabilidades principalmente, introduzir as preventivas, em uma empresa é de fato o que poderá reduzir os altos custos das corretivas, reduzindo a probabilidade de falhas das máquinas ou equipamentos, ou até de serviços prestados.

Para isto deverá ser elaborado um cronograma, que deverá ser seguido, sendo revisado de acordo com índices de funcionamento das máquinas, recomendações dos fabricantes ou histórico.

Quais seriam os desafios da implementação das manutenções corretivas, preditiva, e produtiva total na empresa?

Manutenção Corretiva – Minimizar este tipo de manutenção é sempre um grande desafio, é necessário o cumprimento das preventivas, através de uma boa gestão. Por ser uma manutenção que não muitas vezes não é planejada, gera diversos gastos, incluindo horas extras, desgaste físico e mental, e normalmente são condições totalmente desfavoráveis.

Manutenção Preditivas – Esta manutenção é normalmente realizada por serviços terceirizados, desta forma, exige uma boa pesquisa do gestor para verificar qual mão de obra será mais qualificada para o seu processo. Sendo considerada também uma preventiva, pois seu foco é predizer falhas, com a antecedência necessária para evitar grandes estragos ou perdas. Desta forma, como qualquer preventiva, é necessário um plano para tomada de ações.

Manutenção Produtiva Total ou MPT – Qualquer manutenção, desde uma pequena até grandes investimentos, devem constar em um Plano, claro devidamente descrito em seus níveis de prioridade. Esta manutenção abrangerá também em indicadores, que demonstram o cálculo do índice global de eficiência de um equipamento (OEE), para avaliação e diagnósticos de falhas deste plano.

  1. Após estabelecido um plano de manutenção que abrange toda a empresa, deverá ser monitorado, desta forma será apresentado em dados os resultados, sendo assim os resultados positivos e somente desta forma será possível verificar quais ações foram efetivamente eficazes. Mas no caso de qual manutenção trará mais resultados, a longo prazo, claro que as preventivas e preditivas, pois evitaram as corretivas, que conforme descrevi anteriormente, ocorrem em situações desfavoráveis para a mesma.
  2. Ela tem como foco a redução de impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação, elimina desmontagens e remontagens para inspeção, impede propagação dos danos e pode maximizar a vida útil dos componentes de uma máquina ou equipamento.
  3. Não foi possível abrir artigo inserido na ATPS

Com base do conhecimento adquirido, segue tabela de manutenções preventivas e corretivas:

[pic 1]

Passo 3

Não foi possível acessar o artigo solicitado. Com base do conhecimento adquirido segue exemplo de plano de manutenção:

[pic 2]

Passo 4

Em anexo

Etapa 3

Passo 1 – Leitura

Passo 2

Plano de Custo de manutenção – Relatório

  1. Identificação de problemas

Um item de extrema importância é o cumprimento da manufatura em seus objetivos planejados, mantendo a competitividade da empresa.

Para identificação ou prevenção de problemas deve-se utilizar como base os indicadores de criticidade de processo, desta forma focar nas reais necessidades da manufatura e por sua vez haverá vantagem competitiva no mercado de atuação da empresa.

  1. Objetivo Geral e Específico

Geral – Existe uma função importante da manutenção no contexto produtivo empresarial, portanto deve-se utilizar de estratégias para o cumprimento de metas já pré-estabelecidas, elaboradas pelo meio corporativo.

Específico – Estabelecer quais ferramentas deverão ser utilizadas, quais aspectos da causalidade financeira, identificação de segurança e entre outros itens, são de extrema importância que a gestão mapeie e faça o acompanhamento das atividades para obtenção dos resultados.

  1. Importância

O estudo e gerenciamento das atividades da Manutenção é importante para o desenvolvimento de um sistema de gestão da manutenção, desta forma a engenharia de manutenção é o resultado deste gerenciamento. Que deverão ser desenvolvidas com base nas estratégias de manufatura e deve estar constantemente orientado pelo planejamento estratégico da empresa.

  1. Estratégias de manutenção

O que é tipicamente utilizado pelos gestores são:

  1. Controle de Custos
  2. Controle de Materiais
  3. Sistemáticas de manutenção – Inspeção
  4. Planos periódicos
  5. Controle gerencial integrado
  6. Melhorias
  7. Qualificação e motivação da mão de obra
  8. Racionalização da mão de obra e contratação de terceiros

  1. Gestão de Custos

O aprofundamento deste item deve ser no planejamento em diferentes prazos (Curto, médio e longo), para estabelecer impactos que o descontrole poderá causar.

Foco na lucratividade do negócio, que é o objetivo final de muito empreendedores, lembrando que se entende lucro, como diferença entre preço de venda pelo custo para produzir e vender. Entender a equação quando se busca o aumento de lucratividade, somente assim poderemos trabalhar a capacidade de venda, produção e de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com