TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS eletronica digital

Por:   •  26/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

CURSO:

Eletrônica Digital

Trabalho de Eletrônica Digital, apresentado a Universidade Faculdade Anhanguera Educacional, para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia de Controle e Automação sob orientação do Prof: Paulo Zambrozi.

Nome

R.A

Curso

Série

Caio César Vieira

Carlos Fernando Rafael

Danilo Sousa de Jesus

Gilmar Candido Junior

6620360993

6271251263

6658417473

6276272487

Eng. de Cont. e Automação

Eng. de Cont. e Automação

Eng. de Cont. e Automação

Eng. de Cont. e Automação

6ºA

6ºA

6ºA

6ºA

_______Paulo Zambrozi Junior_______

Prof. MS.Paulo Zambrozi Junior)

Sumaré, 24 de_Novembro de 2015_

ETAPA 1

Passo 1

  1. Porta Lógica AND

Uma porta lógica AND realiza uma operação lógica “AND” (“E”), que é uma multiplicação. Ela possui pelo menos duas entradas. Por isso, se A e B são suas entradas, na saída teremos o resultado de A x B (também representado como A · B). A porta lógica AND pode ser resumida através da fórmula Y = A x B (ou Y = A · B). Segue a simbologia da porta lógica AND abaixo:

[pic 2]

  1. Porta Lógica OR

A porta lógica OR realiza uma operação lógica “OR” (“OU”), que é uma adição. Ela possui pelo menos duas entradas. Por isso, se A e B são suas entradas, na saída teremos o resultado de A + B. Uma porta lógica OR pode ser resumida através da fórmula Y= A + B. Segue abaixo a simbologia da porta lógica OR:

[pic 3]

  1. Porta Lógica NOT

A porta lógica NOT também conhecida como “inversor”,  irá inverter o número entrado.  Se você entrar com o número “0” em um circuito inversor, você obterá na saída o número “1”, da mesma forma que se você entrar com o número “1” obterá o número “0” na saída, sua saída é Y= [pic 4]. O símbolo do inversor pode ser visto abaixo:

[pic 5]

  1. Porta Lógica XOR

XOR significa OR exclusivo (“ou exclusivo”). A porta lógica XOR conta o número de “1s” em sua entrada. Se esse número for par, a saída será “0”, e se esse número for ímpar, a saída será “1”. Lembre-se que zero é um número par, e assim quando todas as entradas estão em “0”, a saída também será “0”. A operação XOR é representada pelo símbolo ⊕ e sua fórmula pode ser resumida como Y = A  B. Abaixo segue a simbologia da porta lógica XOR:

[pic 6][pic 7]

Passo 2

Neste passo será apresentando a tabela da verdade e as expressões Booleanas das portas lógicas descritas no passo 1.

  • Porta Lógica AND

A

B

Y

0

0

0

0

1

0

1

0

0

1

1

1

                     Y = A . B

  • Porta Lógica OR

A

B

Y

0

0

0

0

1

1

1

0

1

1

1

1

                   Y = A + B

  • Porta Lógica NOT

A

Y

0

1

1

0

                       Y = [pic 8]

  • Porta Lógica XOR

A

B

Y

0

0

0

0

1

1

1

0

1

1

1

0

                  Y = A  B


Passo 3

  1. Porta Lógica NAND

A letra “N” em NAND significa NOT (literalmente “não”, mas representa o circuito inversor) e esta porta nada mais é do que uma porta AND com um inversor acoplado. Por isso, sua saída é o oposto da AND. Seu símbolo é o mesmo do AND, mas com um “o” em sua saída, para dizer que o valor da sua saída é invertido. Você pode construir uma porta NAND conectando uma porta AND a um inversor.

[pic 9]

  1. Porta Lógica NOR

A letra “N” em NOR significa NOT (literalmente “não”, mas representa o circuito inversor), e esta porta nada mais é do que uma porta OR com um inversor acoplado. Por isso, sua saída é o oposto da porta OR. Seu símbolo é o mesmo do OR, mas com um “o” em sua saída, para dizer que o valor da sua saída é invertido. Pode construir uma porta NOR conectando uma porta OR a um inversor.

[pic 10]

  1. Porta Lógica XNOR

XNOR significa NOR exclusivo e é uma porta XOR com sua saída invertida. Dessa forma, sua saída será igual a “1” quando suas entradas possuírem o mesmo valor e “0” quando elas forem diferentes. A operação XNOR é representada pelo símbolo (·) e sua fórmula pode ser resumida através da fórmula Y = A (·) B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (154.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com