TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS teoria geral de sistemas

Seminário: ATPS teoria geral de sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Seminário  •  4.660 Palavras (19 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE NEGOCIOS DE BH (FNBH)

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Danilo Afonso Romão Lana RA: 9975755198

Elisabete De Almeida Silva RA: 1299530085

Luciano Souza Mendes RA: 7983723790

Marco Antônio Ferreira de Oliveira RA: 7983716585

Taciana Lopes De Deus RA: 1299516284

ATPS TEORIA GERAL DE SISTEMAS

Belo Horizonte 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE NEGOCIOS DE BH (FNBH)

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ATPS TEORIA GERAL DE SISTEMAS

Danilo Afonso Romão Lana RA: 9975755198

Elisabete De Almeida Silva RA: 1299530085

Luciano Souza Mendes RA: 7983723790

Marco Antônio Ferreira de Oliveira RA: 7983716585

Taciana Lopes De Deus RA: 1299516284

Belo Horizonte 2013

Conceito de Dados, Informação, Sistemas, Sistemas de Informação.

Conceito de Dados: Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números de variáveis, informações e registro que identifica alguma coisa, tanto, objetivo ou animal. Os dados podem ser humanos ou processados por uma entrada em um computador, armazenados e tratados lá, ou transmitidos (saída) para outro computador ou humano. A palavra dados é um termo relativo, tratamento de dados comumente ocorre por etapas, e os dados processados a partir de uma etapa podem ser considerados os dados brutos. Os dados apresentam-se como elementos em sua forma bruta, os quais não podem por si só sustentar a estruturação necessária para tomada de ação. Os dados precisam passar por analise e transformação para se tornarem úteis. Dados compreendem a classe mais baixa de informação e incluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estáticas, sons, segmentos de vídeo analógicos ou digitais etc. Em suma, dados são sinais que não foram processados, corretamente, integrados, avaliados ou interpretados de qualquer forma. Esta classe representa a matéria-prima a ser utilizada na produção de informações.

Conceito de Informação: É o recurso mais valioso dentro de uma empresa. Este termo, no entanto , por diversas vezes é confundido com dado. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. O Conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulos, padrão, percepção de conhecimentos. A informação é uma ferramenta valiosa para as organizações tomarem decisões preciosas e corretas. A importância da informação para as organizações é universalmente aceita, construindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento de gestão. Portanto, a gestão efetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação. Informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas. A informação auxilia no processo decisório, pois quando devidamente estrutura é de crucial importância para a empresa, associa os diversos subsistemas e capacita a empresa a impetrar seus objetivos.

Conceito de Sistemas: Os sistemas constituídos de conjuntos de componentes que atuam juntos na execução do objetivo global do todo. A formação de um sistema se dá pela união de diversas partes interdependentes que conjuntamente visam atingir um objetivo comum. Sistema é um grupo de componentes interligados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Os componentes de um sistema são as entradas, o processamento e saídas. Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre, a integração entre componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxos de sangue, fluxo de energia, enfim ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema. A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes, influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência, por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento do sistema, vindo a causar inclusive falha completa, morte, falência pane, queda do sistema, etc.

Conceito de Sistemas de Informação: Necessidades de gerenciar gigantes números de dados simultaneamente, todos os processos são regidos por um sistema onde a necessidade vital de um administrador. Recurso tecnológico que transforma recursos de dados em produtos de informação. Fornecem informações aos interessados. Os sistemas de informação apoiam às operações e a tomada de decisão. Componentes inter-relacionados que funcionam em conjunto para coletar, processar, armazenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com