TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA3: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Artigo: AULA TEMA3: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

AULA TEMA3: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Análise da oportunidades de Mercado: Entendendo mercados – demanda e ambientes

Passo 1

Leitura realizada dos capítulos 4, 5 e 6 do livro texto PLT 198 e questões respondidas através do PLT 198.

Passo 2

Questões:

a) Quais são e como funcionam as cinco ferramentas que verificam o desempenho do plano anual de marketig?

R:- 1-Análise de vendas; consiste em medir e avaliar as vendas reais em relação às metas. Duas ferramentas são utilizadas: análise de variação das vendas que mede a contribuição relativa de diferentes fatores para um desvio no desempenho da vendas. Microanálise de vendas examina produtos específicos, territórios e outros elementos que não atingiu as vendas esperadas. O objetivo é verificar os fatores de determinação de preço, volume mais baixo, territórios específicos etc.

2-Análise de participação de mercado; a participação total do mercado é dada pelas vendas da empresa expressas como porcentagem de vendas no mercado total. Participação do mercado atendido é dado pelas vendas expressas como porcentagem das vendas totais no mercado atendido. Participação de marketing relativa expressa razão entre a participação de mercado da empresa e a principal concorrente.

3-Análise das despesas de marketing em relação às vendas; é um índice chave, possibilita que a administração assegure que a empresa não está gastando demais para alcançar suas metas de venda. Flutuações menores na razão entre vendas e despesa podem ser ignoradas.

4-Análise financeira, identifica os fatores que afetam a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido da empresa. A análise da taxa de retorno sobre o investimento em marketing( segundo Tim Matanovich) dividindo a contribuição líquida do marketing ( uma vez calculada subtraindo-se os custos variáveis totais da receita total) pelos gastos de marketing.

5-Análise do desempenho em relação ao mercado. As empresa devem preparar duas análises baseados no mercado; análise de desempenho com base nos clientes, como novos clientes, clientes satisfeitos, clientes perdidos, conscientização do mercado alvo, preferência do mercado alvo, qualidade relativa dos produtos e qualidade relativa dos serviços. Análise de desempenho com grupos de interesse, rastreia a satisfação das várias entidades que tem um grande interesse pela empresa e causam um grande impacto sobre o seu desempenho; funcionários, fornecedores, banqueiros, distribuidores, varejistas e acionistas.

b) Cite alguns exemplos em que é possível detectar novas tendências de mercado.

R: Em muitas áreas de mercado e atividades de consumo é consistente com outros indicadores significativos que ocorrem ou surgem ao mesmo tempo. Ex: modismo, é imprevisível, de curta duração. Um novo produto ou programa de marketing será mais bem sucedido sem estiver de acordo com fortes tendências. O profissional de marketing com a capacidade de identificar tendências de modo a transformar uma mudança em oportunidade lucrativa, em vez de uma ameaça perigosa.Ter uma visão geral, examinar o ambiente como um todo. Compreender a verdadeira natureza da tendência e determinar como ela provavelmente influenciará o macro e o microambiente, em particular, os clientes, os participantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com