TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO EM PROCESSO DE SOLDAGEM DE TUBOS COM FLANGE

Por:   •  24/5/2019  •  Artigo  •  3.791 Palavras (16 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 16

(1 espaço)

AUTOMAÇÃO EM PROCESSO DE SOLDAGEM DE TUBOS COM FLANGE

AUTOMATION IN WELDING PROCESS OF TUBES WITH FLANGE

(1 espaço)

Felipe Gaschler Miguel

Victor Henrique Barruci Passos

Nome do orientador2

Universidade São Francisco – Campus Itatiba

felipegmiguel4@gmail.com | victor_henrique09@hotmail.com | amauri.olivio@usf.edu.br

 (1 espaço)

Alunos do Curso de Engenharia Mecânica

2 Professor Orientador

(1 espaço)

RESUMO. Diariamente dentro das industrias são discutidos meios e métodos para aumentar a produção, obter diminuição de custos de fabricação, reduzir acidentes de trabalhos, assim como a diminuição de riscos laborais ao substituir quando possível um humano por uma máquina em locais com altas temperaturas, ambientes tóxicos, que mesmo com a utilização dos equipamentos de proteção individual, acabam trazendo um alto risco para o trabalhador e para a empresa. A automação industrial, mais especificamente a automação de processos de soldagem visa as mesmas melhorias citadas acimas, porém tratada mais cuidadosamente em relação aos benefícios que se tem ao automatizar um processo de soldagem, lembrando sempre que a qualidade do produto final continua sendo algo imprescindível para que o processo seja perfeito, portanto os desafios serão obter um produto com qualidade de fabricação excelente e funcional.

(1 espaço)

PALAVRAS-CHAVE: automação, solda, produção, processo.

(1 espaço)

ABSTRACT. Everyday, within the industries, means and methods are discussed to increase production, reduce manufacturing costs, reduce work accidents, as well as the reduction of occupational hazards when replacing a human by a machine in places with high temperatures, toxic environments, that even with the use of personal protective equipment, end up bringing a high risk for the worker and the company. Industrial automation, more specifically the automation of welding processes, aims at the same improvements mentioned above, but is treated more carefully in relation to the benefits of automating a welding process, always remembering that the quality of the final product remains essential to make the process  perfect, so the challenges will be to obtain a product with excellent manufacturing quality and functional.

(1 espaço)

KEYWORDS: automation, weld, production, process.

 (1 espaço)

INTRODUÇÃO

(1 espaço)

A automação industrial é algo largamente aplicado nas indústrias hoje em dia, pois quando é empregada de maneira correta traz diversos benefícios para a empresa e para seus colaboradores.

A automação consiste em analisar o processo atual para verificar quais melhorias podem ser tomadas para torná-lo mais eficiente, rápido e barato. Cada vez mais as empresas investem tempo e recursos para o estudo da automação industrial.

Além de toda parte relacionada à produtividade, a automação industrial tem o objetivo de retirar profissionais que trabalham em situações de risco, em ambientes tóxicos e insalubres, remanejando esse profissional para outra área ou para efetuar o controle do processo em um ambiente adequado.

Um dos principais problemas em relação a automação industrial é que as pessoas que fazem o trabalho manual imaginam que perderão o emprego. De fato, uma empresa com todo o seu processo automatizado terá menos funcionários do que outra que produza o mesmo item de forma manual, porém, a mão de obra para trabalhar em uma fábrica automatizada deve ser especializada, pois mesmo com as máquinas automáticas, alguns parâmetros dos processos devem sofrer ajustes e podem ter variações.

A automação apresenta um papel muito importante com relação aos acidentes de trabalhos, visando sempre a extinção dos mesmos, de forma a não expor nenhuma pessoa a partes críticas do processo de fabricação.

A automação de soldagem é algo que está crescendo rapidamente na indústria, pois é possível ter uma solda mais uniforme, com mais agilidade e com uma confiabilidade melhor. Quando pensamos em automação temos que entender que pode não se tratar de automatizar todo o processo, mas apenas realizar a melhoria em algumas partes específicas, como é o caso deste estudo.

Para esse estudo, foi levantado na empresa o processo de fabricação atual, que consiste na soldagem de peças de formato cilíndrico em flanges, que são chapas circulares para fixação. O processo de soldagem dessas peças é de extrema importância em relação a qualidade da solda no produto final, que são transformadores, pois não pode ocorrer vazamentos nas juntas pois muitos dos equipamentos são instalados em locais de difícil acesso. O soldador realiza essa solda rotacionando ao redor da peça a ser soldada, realizando de três a quatro pausas no cordão de solda, o que facilita o surgimento de vazamentos na solda.

O processo de soldagem que será empregado será o MIG/MAG (MIG – Metal inert gas e MAG – Metal ative gas). Porém esse projeto não impede o uso com outros tipos de soldagem, como o eletrodo.

A solda MIG/MAG é uma solda efetuada com gás de proteção. Na qual trata-se de um processo que é muito flexível e utilizada na maioria das industrias que trabalham com o processo de soldagem, pois possibilita a soldagem em diversas posições e também uma produtividade elevada se comparada a outros processos, como o TIG. Enquanto a solda MIG utiliza gás inerte, que não tem nenhuma interferência física com formação, a poça de fusão, como por exemplo o argônio, o processo MAG utiliza um gás ativo, que tem uma integração com a poça de fusão, como por exemplo o gás carbônico.

O processo de soldagem é o mesmo, um consumível com alimentação automática e constante, passa pela tocha da máquina e quando está em contato com o metal de base, que são as peças a serem soldadas, ocorre um arco elétrico que causa a fusão do consumível com o metal base, chamada de poça de fusão.

O processo de solda TIG utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. Pode-se usar um metal de adição se for necessário. Trata-se de um dos processos de soldagem mais difíceis de serem realizados de forma manual, exigindo uma destreza do soldador e uma capacidade de coordenação motora maior que a MIG/MAG, pois o soldador necessita utilizar as duas mãos para soldar, porém a qualidade da solda é melhor e pode ser usada em inúmeras ligas metálicas, principalmente na solda de alumínio e aço, também em peças com uma pequena espessura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (477.1 Kb)   docx (441.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com