TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO UTILIZADO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Por:   •  2/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO UTILIZADO NA AGRICULTURA FAMILIAR.

Maurilio Palhari Júnior[1], Marcio Antonio Vilas Boas[2], Claudia Facini dos Reis[3], Marcelo Reisdorfer[4], Flavio Szekut5

Área temática 5 - Meio ambiente

Comunicação Oral

RESUMO - Com a grande preocupação do uso consciente da água e a irrigação é uma atividade em que se consome uma quantidade muito grande, começa a se destacar métodos onde esse uso é minimizado. Para ver se realmente esse método esta adequado estudamos alguns parâmetros, uniformidade e eficiência do projeto, com isso, o trabalho tem a finalidade de estudar esses projetos e equipamentos para garantir uma melhor qualidade da irrigação localizada para uma melhoria na agricultura. O emprego da irrigação localizada vem sendo muito aplicado, e um dos objetivos é o de minimizar a quantidade de água aplicada pelo sistema, sem comprometer a produção final. Desta maneira este trabalho teve por objetivo avaliar um sistema de irrigação por gotejamento na cultura de hortaliças no município de Salto do Lontra, o sistema foi avaliado utilizando-se duas metodologias de coleta uma proposta por Keller e Karmeli (1975), e a outra por Deniculi et al. (1980), e três coeficientes de avaliação CUC, CUD e CV. O CUC teve uma variação com relação às duas metodologias de coleta. A avaliação demonstrou que diferentes metodologias podem gerar diferentes resultados de coeficientes.

 

Palavras-chave: Uniformidade, Amostra de Vazões, Pequenas Propriedades

INTRODUÇÃO

        A irrigação tem como objetivo de auxiliar a agricultura, no aumento da produção e também na melhora da qualidade dos produtos, mas para isso devemos ter um sistema de boa qualidade. Hoje temos um aumento significativo na irrigação no Brasil, com isso temos o surgimento de vários novos produtos e, muitas vezes, sem especificações de uniformidade e eficiência, especificações que são de extrema importância para conhecer a qualidade da irrigação. A irrigação localizada tem vários benefícios, como por exemplo, diminuir a quantidade de água sem prejudicar a produtividade e desenvolvimento da planta, segundo Bernardo (1995) esses sistemas caracterizam-se por aplicar água somente na zona radicular das culturas, em pequenas intensidades, porém com alta freqüência. Para SOARES (1993) a uniformidade de aplicação da água influência diretamente na produtividade da cultura, essa uniformidade é expressa por vários coeficientes, sendo os mais importantes o coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC), e coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD), esse recomendado por keller e karmeli (1974) e Mantovani (2007). Neste estudo será avaliado um sistema de irrigação por gotejamento através dos coeficientes CUC e CUD, e do Coeficiente de Variação (CV).

OBJETIVOS

        Gerais: O presente trabalho objetiva avaliar a uniformidade de um sistema de irrigação por gotejamento para validar o uso de um mecanismo simplificado de irrigação por gravidade visando minimizar custos e facilitar a operacionalidade do sistema para o kit de irrigação familiar.

        Específicos: Esse trabalho tem o propósito de incentivar o pequeno agricultor a fazer, cada vez mais, a prática da agricultura familiar devido aos inúmeros benefícios que essa prática trás, na questão ambiental e na questão social.

        Como a agricultura familiar tem um índice de produtividade considerado baixo, o uso da irrigação é importante para que esse índice aumente e se torne mais satisfatório para o pequeno agricultor. O uso da irrigação localizada além de ter o propósito de aumentar a produtividade, ela faz o uso consciente da água, irriga em pequena quantidade, na hora certa e não desperdiça água, tornando-se um sistema de grande eficiência.

MATERIAL E MÉTODOS

        A avaliação do sistema foi realizado em uma propriedade na cidade de Salto do Lontra – PR, na cultura de hortaliças, utilizando um tubo gotejador Micro Drip da marca NETAFIM. O sistema de constituído de 36 tubos emissores de 21 m de comprimento, divididos em 12 canteiros espaçados a 0,9 m entre si e, em cada canteiro, contém 3 tubo gotejadores espaçados a 0,3 m e a distância entre emissores (micro drip vazão nominal de 2 L.h-1, a 200 kPa) é de 0.30 m. O sistema usa a força da gravidade para distribuir água no sistema, ou seja, não é necessário energia elétrica para o funcionamento do sistema e a altura de instalação da caixa é de 2,5m.

        A metodologia de coleta se baseou na proposta de Keller e Karmeli (1975), onde são selecionadas quatro linhas de laterais, sendo a primeira, segunda a 1/3, a terceira a 2/3 e a ultima, e a as vazões amostradas nos gotejadores ao longo da linha lateral, sendo o primeiro, segundo a 1/3, terceiro a 2/3 e o ultimo gotejador, somando 16 valores de vazão. Outra metodologia de coleta aplicada foi de Deniculi (1980), que se assimila ao método anterior modificando nos números de gotejadores ao longo da linha lateral, amostrando as vazões no primeiro, a 1/7, 2/7, 3/7, 4/7, 5/7, 6/7, e o último gotejador, obtendo um montante de 32 vazões.

Coeficiente De Uniformidade De Distribuição

[pic 1]

Em que,

q25%: média do menor quartil da vazões observadas, L.h-1

qm: vazão média dos gotejadores, L.h-1

Tabela 1: Classificação do CUD de acordo com BRALTS e ASAE.

CUD

Classificação

BRALTS(1986)

ASAE (1996)

Excelente

90% ou maior

90% ou maior

Bom

80% a 90%

75% a 90%

Regular

70% a 80%

62% a 75%

Ruim

menor que 70%

50% a 62%

Inaceitável

 

menor que 50%

Coeficiente de Uniformidade de Cristiansen (Cuc)

[pic 2]

Em que,

CUC: coeficiente de uniformidade de Cristiansen, %;

qi: vazão de cada gotejador, L.h-1;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com