TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrigo Emergencial

Artigos Científicos: Abrigo Emergencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

A coleta de dados identificou como necessidades básicas da população, que deveriam ser

atendidas pelo objeto em estudo:

_ o abrigo contra as intempéries;

_ local para preparo e consumo das refeições;

_ local para guardar os bens pessoais;

_ local para repousar e;

_ local para realização da higiene pessoal.

O objeto de estudo, sistema construtivo de baixo custo e baixo impacto ambiental para abrigo provisório da população dos moradores, buscou atender ao programa arquitetônico e aos demais requisitos impostos pelos objetivos traçados anteriormente, dentro das possibilidades do grupo que deveria trabalhar com recursos próprios e apoio restrito da UNIP de Santos – Campus Rangel que disponibilizou suas instalações e parte dos equipamentos para execução do projeto. Após todos os dados coletados determinou-se que o projeto deveria:

_ consistir em habitação provisória, já que existe um projeto de construção de habitações

permanentes financiadas pelo estado;

_ ser espacialmente flexível, devido à variedade de composições familiares presentes no grupo de desalojados;

_ ser facilmente desmontado e transportado, para atendimento, no futuro, de outras famílias em outros locais;

_ empregar recursos naturais e renováveis, já que esta era uma preocupação ecológica tanto dos usuários como dos pesquisadores;

_ empregar materiais de baixo custo e com durabilidade adequada às condições impostas;

_ utilizar madeira, considerando a sua aplicação e que este material se enquadra satisfato-riamente às necessidades impostas (principalmente no que se refere à leveza, trabalhabi-lidade e adequação ambiental) e que era possível conseguir a doação do material junto a empresas da região.

Outro aspecto relevante é que, como a construção seria feita pelos próprios moradores, esta experiência deveria ser considerada como um processo pedagógico capaz de qualificar a mão-de-obra envolvida. O que significa que, no futuro, alguns membros do grupo não só póderão atender a demanda por novos abrigos como estarão capacitados para atuar em outras frentes do mercado de trabalho, aumentando suas oportunidades de trabalho e renda.

3.0 O PROJETO DO ABRIGO

O projeto arquitetônico foi concebido como módulos independentes de 244 X 244 cm,defi-nidos a partir da modulação do componente construtivo utilizado no sistema de vedação vertical e horizontal: chapas de compensados “madeirit” com 9mm de espessura e dimensão de 122 X 244cm. Cada um destes módulos permite abrigar diferentes funções da moradia como preparo dos alimentos, tomada das refeições e repouso. A partir da ne-cessidade e do número de indivíduos das diferentes famílias é possível agregar novos módulos. Definiu-se como área mínima uma composição de três módulos (Figura 1), que é indicado para atender uma família de duas pessoas. O espaço único tem os ambientes definidos pela disposição das aberturas. Estas não só atendem às necessidades de ventilação e iluminação como sugerem a circulação e a disposição dos equipamentos domésticos como camas, mesa e bancada para preparo das refeições. Junto ao acesso e próximo da área de higienização, instalou-se o tanque. A posição deste é justificada por sua dupla função, equipamento para limpeza das roupas e utensílios e lavatório..

Em uma estrutura anexa está instalada a caixa d’água sob a qual foi localizado o espaço para banho.

O dimensionamento do espaço interno, da composição com três módulos, é compatível para um espaço de dormir com duas camas de solteiro ou uma cama de casal, mesa pequena com quatro cadeiras e bancada da pia ladeada por um fogão de quatro bocas. Ainda é possível acomodar um pequeno armário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com